Como ser fotógrafo e se destacar na área? Veja!

Como ser fotógrafo

Você gostaria de ser fotógrafo profissional? Pois saiba que essa é uma carreira bem interessante e que pode render boas remunerações quando se investe em qualificação. Isso sem falar que a procura por bons especialistas é alta: segundo o CAGED1, o número de contratações aumentou 78% em 2021.

Em cargos CLT ou em serviços autônomos, as oportunidades são diversas. Mas, afinal, como ser um fotógrafo de referência e conquistar uma legião de clientes? Qual o caminho para construir uma boa imagem no mercado? Que tal saber como se destacar na área da Fotografia?

Nós listamos algumas respostas e dicas neste conteúdo e ainda completamos com uma boa sugestão de curso superior de Fotografia. Confira!

Invista em equipamentos de qualidade

Cada atuação na Fotografia demanda certos tipos de equipamentos para você se destacar. Em imagens ao ar livre, por exemplo, às vezes somente uma câmera já é o suficiente, desde que a iluminação esteja favorável. Os acessórios podem ajudar, como lentes, flash e rebatedor de luz, mas não são imprescindíveis.

Já para as fotos em estúdio, é preciso ter um cenário legal, iluminação eficiente, tripé e muito mais. Por isso, entenda quais são as suas expectativas profissionais antes de ir em busca desses investimentos. Em qualquer caso, a câmera será o principal, sendo importante optar pelos modelos profissionais ou semiprofissionais.

Vale lembrar que, se você está em início de carreira e ainda não consegue comprar os melhores equipamentos do mercado, não precisa desanimar. Hoje, há tecnologias a favor do trabalho dos fotógrafos. Um bom celular, por exemplo, é capaz de produzir imagens tão fantásticas quanto as tiradas por câmeras.

As câmeras semiprofissionais são mais em conta e podem ser seu meio de trabalho no início. Com o tempo, dá para investir em acessórios e, por fim, adquirir a máquina mais indicada para sua abordagem fotográfica.

Aprenda técnicas novas

Tão importante quanto a qualidade da imagem é o olhar que a captura, certo? Então, é preciso trabalhar os ângulos, o enquadramento e, principalmente, a sua sensibilidade para encontrar o clique certo. O primeiro passo é dominar o básico: faça testes até que essa prática se torne natural e fluida.

Depois, vale pesquisar novas técnicas, ficar de olho nas tendências da área e se dedicar a sair da zona de conforto. É possível transformar o seu trabalho por meio de luzes, exposição, zoom, posicionamento de câmera, entre tantas outras estratégias. A escolha vai depender também da sua essência com a fotografia.

Reforce o seu network

Criar uma rede de contatos eficiente é mais um bom passo de como ser um fotógrafo de sucesso. É possível aprender bastante ao conviver com profissionais do ramo e entender suas experiências de carreira. Os eventos da área são o principal palco para esse networking, mas também é possível trabalhá-lo pelas redes sociais.

Veja o LinkedIn, por exemplo. Dá para comentar nas publicações de seus contatos, acompanhar de perto o que eles têm feito profissionalmente e fazer recomendações que ficam salvas no perfil da pessoa. Por falar nisso, lembre-se de que network é uma troca. Então, compartilhe valor com a sua rede.

Essa também é uma prática que ajuda você a entrar no mercado de trabalho mais facilmente, por meio de indicações. Quando seus contatos estiverem diante de vagas com o seu perfil, podem encaminhá-las ou recomendar a sua atuação para os contratantes. Que tal começar hoje mesmo seu networking?

Acompanhe fotógrafos para inspirar o seu trabalho

Não há nada de errado em se inspirar com o trabalho de profissionais renomados no mercado. Isso não significa que você só vai reproduzir o que já foi feito: é uma estratégia para aprimorar seu pensamento e imprimir a sua marca nas futuras composições.

Com as redes sociais, ficou mais fácil ter contato com obras de outros fotógrafos. Por isso, acompanhe-as regularmente e, se quiser, vale até trocar experiências e manter um networking por ali mesmo.

Faça um portfólio

Tem um bom equipamento e domina as melhores técnicas de fotografia? Ótimo! Agora, as pessoas precisam conhecer o seu trabalho. O caminho ideal para isso é a criação de um portfólio com as suas melhores produções. Ele pode ser feito em ferramentas ou plataformas online, meio no qual fica mais fácil de compartilhar.

Lembre-se de que o portfólio deve representar que fotógrafo você é e toda a sua experiência profissional. Por isso, além de escolher cuidadosamente as imagens, deixe o documento harmônico, contando histórias sobre a evolução da sua carreira. Aproveite para compartilhar com seus contatos nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn.

Comece uma graduação em Fotografia

A capacitação profissional é, certamente, um dos fatores mais importantes para se destacar em qualquer área. Na Fotografia não é diferente. Há alguns anos, muitas pessoas buscavam graduações de Jornalismo ou Audiovisual para aprender mais sobre o segmento, já que parte delas aborda o tema. Hoje, esse não é mais o caso.

Você pode escolher um curso específico, com foco total na área. E quantos anos dura a faculdade de Fotografia? Essa é a melhor parte: menos de 2 anos. Isso significa que, em pouco tempo, você já estará pronto para ingressar no mercado de trabalho com mais segurança e materiais para agregar no portfólio — ainda mais quando escolhe a instituição ideal.

O curso de Fotografia da Anhanguera é completo. Durante um ano e meio (3 semestres), os alunos têm contato com uma grade curricular atualizada, infraestrutura moderna e professores qualificados. Esse é um dos tipos de graduação com vantagens de ser oferecido na modalidade 100% online.

Isso significa que, mesmo sem terminar a graduação em Fotografia, dá para conciliar os estudos com o trabalho e outras atividades. Veja outros benefícios de escolher a Anhanguera:

  • Canal Conecta, com oportunidades de trabalho e estágio nas melhores empresas do Brasil;
  • Trilhas de Carreira para você conhecer algumas das habilidades mais importantes do mercado e desenvolvê-las para chegar mais preparado ao mercado;
  • Aula Destaque para compreender os desafios profissionais diante das experiências de especialistas em diversas áreas.

Seja o fotógrafo do momento!

Agora que você sabe o caminho de como ser um fotógrafo de sucesso, chegou o momento de colocar as dicas em prática. Mesmo que não possa investir em equipamentos espetaculares no começo, tenha foco na sua qualificação. Aprenda técnicas novas, compartilhe seu trabalho e faça a sua imagem no mercado!

Quer ir em busca de mais aprendizados? Então, venha estudar com a gente na Anhanguera. Aproveite a visita e faça a inscrição para o vestibular online!

1CAGED

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados