Faculdade de Fotografia: afinal, quantos anos ela dura?

Faculdade de Fotografia

Um fotógrafo faz muito mais do que apertar um botão e captar as imagens obtidas através da lente. Ele é responsável por identificar os momentos certos para eternizar em suas fotos, além de precisar conhecer muitas técnicas e estratégias para ajudar as pessoas a guardarem suas memórias de maneira que faça jus à experiência vivida.

Por isso, o curso de Fotografia é indispensável para esse profissional. Com ele, o fotógrafo pode lapidar o seu dom e aprender a teoria e a prática de uma arte que nunca sai de moda!

Mas, afinal, como funciona esse curso? Quantos anos dura a faculdade de Fotografia? Quais são as matérias estudadas nessa graduação? Conheça a resposta para essas e muitas outras perguntas no artigo abaixo, elaborado especialmente para você, que quer seguir carreira nessa área. Boa leitura!

Qual é o tempo de curso da faculdade de Fotografia?

O curso de Fotografia tem duração de 1 ano e meio, ou seja, 3 semestres. É, portanto, um dos cursos superiores de curta duração oferecidos pela Anhanguera.

Isso acontece devido ao tipo de graduação sobre a qual estamos falando. A faculdade de Fotografia é um Tecnólogo, ou seja, uma variedade de curso superior que tem como objetivo tratar de um assunto de maneira focada e objetiva, visando o rápido ingresso do estudante no mercado de trabalho.

Apesar disso, é um curso extremamente valorizado, além de ser uma faculdade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Por isso, não se preocupe: seu currículo valerá ouro no mercado de trabalho!

Quais são as modalidades desse curso?

O curso de Fotografia é oferecido exclusivamente na modalidade 100% online.

O ensino a distância é uma ótima estratégia para quem quer conciliar a vida pessoal ou profissional com os estudos. Por isso, se você não sabe como se destacar no mercado de trabalho, considere o EAD como alternativa!

Assim, você pode dar continuidade ao seu trabalho normalmente e estudar no momento em que achar melhor. Sem contar que, na Anhanguera, você tem acesso a ótimas oportunidades para conquistar novos empregos com a ajuda do Canal Conecta!

Quais são as principais matérias estudadas no curso superior de Fotografia?

Depois da sua aprovação no vestibular, é hora de encarar novas disciplinas para estudar. A grade curricular do curso de Fotografia traz matérias como:

  • Edição e Tratamento de Imagens;
  • Editorial de Moda;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Fotografia;
  • Fotografia Autoral e Retrato;
  • Fotografia Book e Newborn;
  • Fotografia Conceitual e Artística;
  • Fotografia da Natureza, Arquitetura e Interiores;
  • Fotografia Publicitária;
  • Fotojornalismo e Fotografia Documental;
  • História da Arte;
  • Semiótica;
  • Técnica e Equipamento Fotográfico;
  • Técnicas de Iluminação.

Assim, podemos ver que essa é uma graduação que alia teoria à prática, fazendo que o fotógrafo formado seja um profissional completo e atento às principais tendências do setor.

Outro destaque na grade curricular da Anhanguera são as Habilidades Digitais. Com ela, o estudante aprende uma série de conceitos fundamentais para a sua carreira, como dicas de Marketing, Empreendedorismo e várias outras que podem ser aplicadas no futuro!

Como é o mercado de trabalho para o profissional da Fotografia?

O fotógrafo pode trabalhar de várias formas. A primeira é como profissional autônomo, ou seja, oferecendo os seus serviços àqueles que necessitarem.

Outra maneira é ser fotógrafo oficial de alguma empresa, como as Produtoras de Eventos, e trabalhar com a fotografia de casamentos e festas em geral.

Há, ainda, a oportunidade de atuar nos segmentos do Jornalismo ou da Moda, além de vários outros. Há muitos nichos de fotografia, e tudo dependerá do objetivo e gosto pessoal do profissional responsável!

Qual é a média salarial para o profissional de Fotografia?

Levando em consideração os dados acima, é fácil perceber que não há uma média clássica para o salário do profissional da Fotografia. O portal Salário.com.br, por exemplo, nos dá um valor de R$ 1.653,03* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

No entanto, isso dependerá de muitos fatores. Alguns deles são:

  • a empresa contratante;
  • o nicho de trabalho do fotógrafo;
  • se ele atua como autônomo ou não.

E muito mais!

É importante sempre se qualificar, estar de olho nas tendências do mercado e se atualizar com as novidades. Assim, o seu salário será cada vez maior, e você poderá investir ainda mais na própria carreira!

Por que investir em um curso superior em Fotografia?

Tirar fotos nunca sai de moda. Ainda que as tecnologias tenham mudado — hoje, por exemplo, não se utilizam tanto as fotos com filmes para serem revelados —, o hábito de reunir memórias em álbuns ou pastas no computador (ou, quem sabe, na nuvem!) permanece.

Sendo assim, o fotógrafo continua sendo um profissional essencial para a sociedade. Seu trabalho eterniza bons momentos em família, que continuam presentes mesmo após a partida dos entes queridos; faz com que crianças permaneçam sempre pequenas e que sorrisos jamais deixem os nossos rostos.

Sendo assim, há muitas oportunidades para esse profissional!

Como escolher um bom curso para se tornar fotógrafo?

A sua vida profissional começa já na escolha da faculdade. Independentemente de você já trabalhar na área ou ser um iniciante, é fundamental que opte por uma instituição que esteja preocupada em ensiná-lo e qualificá-lo para o mercado.

Alguns pontos de atenção são:

  • grade curricular, que deve estar sempre atualizada;
  • corpo docente, que deve contar com professores qualificados;
  • preocupação com a experiência profissional e a atuação do aluno no mercado, em estágios;
  • infraestrutura adequada para o estudante atingir todo o seu potencial;
  • certificações para que o currículo fique cada vez mais valorizado, como podemos ver com o Trilhas de Carreiras;
  • uso da tecnologia no ensino.

Na Anhanguera, você encontra tudo isso e muito mais! Confira os diferenciais da instituição e fique por dentro!

Agora é com você!

Gostou de saber quantos anos dura a faculdade de Fotografia e muitas outras informações sobre essa graduação? Essa é uma ótima oportunidade para que você possa adentrar nesse universo ou, quem sabe, se qualificar ainda mais e obter uma certificação extra para o seu currículo. Não perca essa chance!

Para obter mais oportunidades profissionais o quanto antes, aproveite e já se inscreva no vestibular de Fotografia da Anhanguera! Assim, seus sonhos estarão a apenas 3 semestres de distância!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content