Como ingressar na faculdade? Veja as 5 principais formas

como ingressar na faculdade

Se você sonha em conquistar um diploma de nível superior, já está a meio passo de uma vida profissional de sucesso! Mas você já sabe como ingressar na faculdade? Diferentemente do que alguns possam imaginar, existem diferentes formas de ingresso além do tradicional vestibular.

Nos dias de hoje, as faculdades que realmente se preocupam em ampliar o acesso à graduação trabalham com modalidades distintas e facilitadas de ingresso, e é sobre isso que falaremos neste post!

Sendo assim, se você quer dar esse passo importante que é entrar para a faculdade, fique atento às possibilidades e veja qual delas mais se encaixa em seu perfil e necessidades. Vamos conferir?

Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é, hoje, uma das principais formas de ingresso na faculdade. Trata-se da prova do governo aplicada para medir a eficácia do ensino médio brasileiro e para abrir portas ao nível superior. Por isso mesmo, o exame é praticamente uma forma de vestibular — já que grande parte das instituições aceita a nota como critério de seleção.

Quanto às disciplinas cobradas, o Enem aborda as seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Se quiser usar nota do Enem para entrar na faculdade, aqui vai uma dica muito importante. Para participar dos programas do governo que veremos a seguir, é fundamental tirar uma nota boa na prova. Por isso, nada melhor do que uma rotina preparatória com bastante foco e dedicação, combinado?

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni), criado pelo governo federal, tem como objetivo garantir bolsas de estudo integrais e parciais para que estudantes de baixa renda ingressem na faculdade. Ou seja, para conseguir o benefício, é necessário atender comprovadamente aos critérios socioeconômicos do regulamento.

Além disso, como já comentamos, é preciso tirar uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio, já que o programa disponibiliza bolsa na faculdade com a nota do Enem. Outro requisito para participar é ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista em uma escola privada.

Aqui, cabe destacar que as bolsas oferecidas pelo Prouni são para faculdades particulares. Dessa forma, o bolsista tem tudo para concluir o nível superior em uma instituição de qualidade comprovada pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, que tal ingressar na Anhanguera pelo Prouni?

Vestibular

Você já descobriu sua vocação profissional e está pronto para ingressar no nível superior. Uma das formas mais tradicionais de fazer com que isso aconteça é por meio do vestibular. Afinal de contas, ele já existia muito antes das outras modalidades de ingresso que citamos até aqui.

Grande parte das faculdades ainda disponibiliza provas próprias para o ingresso de alunos. Se esse é o caso da instituição de ensino de seu interesse, não se esqueça de acompanhar os prazos, ler o edital e adotar uma rotina de preparação, ok? Aqui, na Anhanguera, oferecemos uma opção ainda mais atrativa e prática para nossos futuros alunos. Trata-se do vestibular online Anhanguera.

O diferencial do vestibular online é que o aluno opta pelo horário e pela data de aplicação da prova, que consiste em uma redação. A opção é perfeita para quem quer prestar o exame, mas não tem tanta disponibilidade de tempo para fazer uma prova presencial, por exemplo.

FIES

Assim como o Prouni, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é igualmente um programa criado pelo governo federal. O objetivo é viabilizar o ingresso no ensino superior e ampliar o acesso à graduação para jovens e adultos que não têm condições de arcar com os custos de uma formação do tipo. Por isso, o programa financia o curso como uma espécie de empréstimo. Em conclui-lo, cabe a você pagar as parcelas financiadas.

Ou seja, embora não se trate de um programa de bolsa ou desconto na faculdade, é uma maneira interessante de conquistar o tão sonhado diploma de graduação. Para participar, é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • no exame, ter obtido nota igual ou maior que 450 e não ter zerado a redação;
  • comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Bolsas de Estudo

As faculdades particulares costumam oferecer programas próprios de bolsas, benefícios e convênios. Uma ótima forma de cursar uma graduação e, ainda por cima, pagando menos, não concorda? O melhor de tudo é que, ao contrário do que muitos ainda possam pensar, conseguir uma bolsa de estudos não é tão complicado.

Aqui, na Anhanguera, uma de nossas missões é tornar o ensino superior mais acessível para o aluno — inclusive financeiramente falando. Por isso, por meio de nossos programas, é possível ajustar a mensalidade para um valor que caiba no bolso.

Por isso, listamos abaixo nossas opções de bolsas de estudo. Quem sabe alguma delas não se encaixa em sua situação? Vale muito a pena dar uma olhada!

  • Bolsa Primeiro Semestre: oferece para calouros descontos de até 20% sobre as mensalidades do primeiro semestre de um curso presencial ou EAD;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares: válida para os servidores e seus cônjuges e/ou filhos de até 24 anos. O valor da bolsa é de até 30%;
  • Bolsa Familiar: as famílias que estudam na Anhanguera podem ganhar até 20% de desconto nos cursos presenciais ou EAD por pessoa;
  • Bolsa Transferência: os alunos que fazem transferência externa para cursos EAD podem ganhar descontos que vão até 30% do preço de incentivo.

Tudo isso sem falar que é possível conseguir um baita desconto na faculdade por meio do convênio empresa. O programa permite que os colaboradores das empresas conveniadas concorram a bolsas e a descontos que se estendem para cônjuges e dependentes de até 24 anos.

Pronto para realizar o seu sonho?

Agora você já sabe como ingressar na faculdade e tem em mãos várias maneiras de tornar o seu desejo realidade. Sendo assim, agora é com você! Escolha o curso ideal, opte pela forma de ingresso mais alinhada ao seu caso e não perca mais tempo. Ah, lembrando que é essencial optar por uma instituição de ensino superior de qualidade. Por isso, vem com a gente ser um aluno Anhanguera!

Aproveite a visita no blog para fazer agora mesmo a sua inscrição no vestibular em nossa página. Esperamos você por lá, hein?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content