Como funciona a gestão de uma cooperativa? Como se capacitar?

Como funciona a gestão de uma cooperativa

Você sabe o que é uma cooperativa e qual é o perfil do profissional que atua nessa área? Em geral, as cooperativas são organizadas por uma associação de pessoas com interesses comuns, que se reúnem de forma democrática para prestar serviços sem fins lucrativos.

Quem deseja atuar nessa ocupação deve fazer o curso de Gestão de Cooperativas, que apresenta todos os conhecimentos necessários para o mercado de trabalho. A formação acadêmica é voltada para temas de inovação, gestão, tecnologia, marketing e finanças para o bom funcionamento de cooperativas.

Quer entender como funciona a gestão de uma cooperativa e como se capacitar nesse ramo? Confira a seguir!

Como funciona a gestão de uma cooperativa?

O cooperativismo representa, hoje, uma das maiores tendências no mercado de trabalho. O setor busca o lucro social, prestando serviços e viabilizando o desenvolvimento econômico de seus cooperados. Enquanto uma empresa tradicional apresenta interesses de lucro de capital, as cooperativas priorizam o compromisso social e educativo.

Quem pretende se especializar nessa interessante área de atuação, deve fazer uma graduação em Gestão de Cooperativas para se profissionalizar. Até mesmo porque o curso é bastante específico e destinado às pessoas que gostam de temas de gestão e análise de mercado. Na faculdade, o estudante conta com uma formação alinhada com as expectativas do mundo do trabalho.

Em geral, a faculdade de Gestão de Cooperativas tem como foco o desenvolvimento de gestores para atuar especificamente em organizações cooperativistas. A matriz curricular conta com disciplinas que promovem o atendimento aos interesses específicos dos cooperados, estimulando ambientes éticos, participativos, justos e democráticos.

Atualmente, um gestor de cooperativas ganha, em média, R$ 4.957,22*, considerando uma jornada de 42 horas semanais. Os rendimentos podem aumentar com alguns adicionais salariais, como o de periculosidade e insalubridade, além de bônus e comissões.

Para entender se essa área é a ideal para o seu perfil profissional, é muito importante conhecer como funciona a gestão de uma cooperativa e como é o trabalho na prática. Pensando nisso, separamos a seguir algumas responsabilidades e diferenciais desse tipo de administração.

As decisões tomadas

Nas cooperativas, o processo de tomada de decisão está presente em todos os níveis organizacionais e nas áreas funcionais, como produção, finanças, marketing e recursos humanos. Assim, as decisões sempre devem levar em consideração as opiniões dos cooperados, administradores e gestores.

Para evitar o conflito e a competição, é fundamental ter equilíbrio e adotar metodologias participativas eficientes para que a cooperativa tome decisões da melhor forma possível. É justamente nesse contexto que o gestor pode contribuir, oferecendo meios para criar um ambiente de maior participação e gerenciamento horizontal.

O cargo de administração

As organizações cooperativistas são administradas por uma diretoria ou conselho de administração, composto exclusivamente de pessoas associadas e eleitas pela Assembleia Geral. O mandato dos administradores não pode passar de 4 anos, mas os cargos podem ter reeleição.

O conselho de administração conta com um vice-presidente, um presidente e um secretário. Para serem eleitos, os cooperados devem apresentar capacidade gerencial, ter conhecimentos e habilidades profissionais para exercer as funções do trabalho técnico e operacional da cooperativa.

A gestão democrática

Um dos princípios das cooperativas é, justamente, a adoção de uma gestão democrática. Com isso, os membros têm igual direito de voto e envolvimento nas atividades do empreendimento. Assim, essas organizações são controladas por seus associados, que participam da formulação de políticas e da tomada de decisões de forma ativa.

Dessa forma, as cooperativas devem se guiar pelos próprios fundamentos democráticos, que também priorizam a atuação responsável de todos os cooperados. Participar da vida e dos trabalhos da cooperativa, portanto, é essencial para assegurar seu pleno funcionamento.

A importância da transparência

As cooperativas são organizações autônomas e totalmente controladas por seus membros. Quando os associados realizam acordos e parcerias com outras instituições, é importante agir com transparência e de modo que se assegure o controle democrático, mantendo, assim, o princípio da autonomia.

Basicamente, qualquer negociação ou iniciativa que envolva a participação das pessoas, entidades ou órgãos externos, deve ser feita com a máxima transparência para não afetar o controle democrático da cooperativa. Isso quer dizer que nenhum dos associados pode ter privilégios ou tratamentos diferenciados.

Os diferenciais da Gestão de Cooperativas

O curso voltado para a Gestão de Cooperativas tem duração de 3 semestres, sendo ideal para quem quer se aperfeiçoar em menos tempo e entrar mais rapidamente no mercado de trabalho. A graduação é destinada para a supervisão das atividades desenvolvidas por cooperativas, com temas atuais e pertinentes para a rotina profissional.

Contar com uma formação acadêmica de qualidade é fundamental para quem deseja obter diferencial na área. Além disso, com os conhecimentos do curso, o aluno ainda estará apto a abrir o seu próprio negócio, podendo empreender no setor.

Se você quer descobrir como se destacar no mercado de trabalho e se tornar um gestor requisitado, é muito importante escolher uma boa instituição de ensino superior para adquirir uma colocação mais valorizada diante dos empregadores.

Aqui na Anhanguera, oferecemos o curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas na modalidade a distância, visando uma formação completa e estratégica para os futuros profissionais. A graduação conta com professores reconhecidos e com amplo conhecimento sobre os temas técnicos e específicos do setor.

Além disso, aqui na Anhanguera oferecemos as Trilhas de Carreira, que são atividades extracurriculares que complementam e potencializam o crescimento acadêmico de nossos alunos. Os estudantes também têm acesso ao Canal Conecta, um portal exclusivo e gratuito de vagas de estágio e emprego, que permite o contato com empresas em todo o Brasil.

Torne-se um gestor de cooperativas valorizado e diferenciado no mercado!

Agora que você já sabe como funciona a gestão de uma cooperativa e o que é preciso para se tornar um profissional requisitado entre os empregadores, lembre-se da importância de escolher uma faculdade de qualidade para iniciar os estudos acadêmicos. Na graduação, você terá acesso a todos os conhecimentos necessários para se tornar um gestor valorizado e com bagagem competitiva.

Gostou do conteúdo? Não perca mais tempo e se inscreva no vestibular online da Anhanguera para garantir a sua vaga no ensino superior!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content