Passo a passo: saiba como se destacar no mercado de trabalho

como se destacar no mercado de trabalho

Saber como se destacar no mercado de trabalho é uma dúvida muito comum entre as pessoas, principalmente aquelas que estão terminando a faculdade. Afinal, a graduação é um momento único, já que existem diversas oportunidades para adquirir experiências e competências profissionais.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não basta apenas ter um curso superior no currículo. Atualmente, as empresas buscam por profissionais que tenham conhecimentos técnicos aprofundados, além de características e competências pessoais e técnicas para o bom exercício da profissão.

Ficou interessado e quer saber como conquistar o mercado de trabalho com algumas habilidades essenciais? Então, acompanhe o nosso post e veja quais precisam ser desenvolvidas!

Ser proativo

A primeira característica muito valorizada pelos gestores e que deve ser desenvolvida por quem quer entrar no mercado de trabalho é ser proativo. Sabe aquela pessoa que toma iniciativa no momento de realizar as coisas e não espera que ninguém dê ordens? Elas são consideradas proativas.

Quem tem essa habilidade se mostra sempre pronto para buscar soluções, seja para melhorar detalhes de produtividade na rotina, seja para um grande projeto. As pequenas atitudes podem se transformar em grandes feitos, com o objetivo de melhorar o sucesso da organização e da própria carreira.

Ter empatia pelo outro

Outra competência fundamental para quem deseja conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho é ter empatia, habilidade psicológica de entender as emoções e os pensamentos de outras pessoas. Não se esqueça de que os indivíduos vêm de diferentes contextos, carregando sua própria experiência.

Os profissionais de sucesso, por meio dessa característica, colocam-se no lugar do próximo para compreender o modo que o outro toma decisões. Com isso, é possível negociar e ter uma conversa em que ambos se sintam à vontade e confortáveis. Contudo, é necessário saber diferenciar empatia de simpatia. A primeira é algo natural, como aquele sentimento que surge instantaneamente de acordo com as situações.

Estar motivado

A motivação é aquele sentimento que faz com que a pessoa encare o seu dia com força de vontade, garra e motivação, mesmo diante das dificuldades e de toda correria. Assim, os profissionais de sucesso estão sempre motivados e sabem exatamente o que querem.

Afinal, quando temos essa direção, é possível traçar as melhores rotas para chegarmos ao objetivo final, não é mesmo? A motivação é algo intrínseco, já que é por meio dela que trabalhamos mais e melhor, aumentando a eficiência e a produtividade.

Por isso, tente se motivar todos os dias a ser uma pessoa melhor que ontem. Isso faz com que você dê um passo a mais para o sucesso, seja pessoal, seja profissionalmente.

Ter resiliência

A resiliência é outra competência que, se for bem trabalhada, vai conduzir os profissionais ao sucesso, atendendo às demandas do mercado de trabalho. Essa característica anda ao lado da persistência, pois se trata da capacidade de adaptação a novos contextos.

Ela também está associada à inteligência emocional. Isso porque conseguir avaliar situações complicadas de modo racional, sem desistir ou se desesperar, é algo que envolve a resiliência e o autocontrole dos sentimentos. Logo, ser um profissional resiliente auxilia a pensar fora da caixa.

Aproveitar as adversidades e os empecilhos que surgem no trabalho, que poderiam destruir um projeto, e usá-los como aprendizado para tomar decisões adequadas e ter novas ideias é um exemplo de como essa competência traz bastante sucesso para a carreira.

Ter sede por conhecimento

Não é novidade que o conhecimento e a atualização constante são fundamentais para qualquer profissional de sucesso, não é mesmo? Seja por meio de uma qualificação, cursos técnicos, pós-graduação ou participação em palestras, o importante é estar atento ao que ocorre no setor da empresa em que você vai trabalhar.

Se tem dúvidas sobre como atuar no mercado de trabalho e ser um destaque, saiba que ter domínio e conhecer as tecnologias utilizadas na área é fundamental. Saber falar outras línguas também é um grande diferencial que abre portas para novas oportunidades dentro da instituição ou em outros empregos.

Desejar inovar

Outra característica de um profissional de sucesso e que deve ser desenvolvida é a capacidade de inovação. Ela faz com que as pessoas consigam visualizar uma situação ou um objeto de várias maneiras e, com isso, novas ideias surgem.

O desejo de inovar e a capacidade de criar são bastante procurados pelas empresas. Como há muita concorrência em diferentes setores, qualquer coisa positiva que se destaque é essencial. Portanto, um profissional inovador facilmente se sobressai em seu ramo de atuação por trazer soluções úteis e ainda não pensadas.

Ter uma formação acadêmica

Um dos principais diferenciais para quem quer ser um verdadeiro destaque é o grau de escolaridade. Portanto, a tendência é: quanto mais você estuda, mais chance tem de atuar em um cargo promissor e com boa remuneração.

Assim, se profissionalizar é o caminho certeiro para quem quer construir uma formação sólida e uma carreira de sucesso. Afinal, as melhores vagas se destinam àqueles que se formam em uma boa faculdade. Portanto, existem oportunidades que profissionais formados têm mais chances de conquistar.

Mas se você já tem um emprego e quer investir na formação de qualidade, provavelmente se perguntou: afinal, como conciliar trabalho e estudo? Nesse caso, organização é a palavra-chave, sendo fundamental para conseguir gerenciar as atividades no dia a dia.

A formação acadêmica em uma faculdade reconhecida e renomada no mercado de trabalho chama bastante atenção dos recrutadores. Aqui na Anhanguera, oferecemos aos nossos estudantes o acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal gratuito de empregabilidade que ajuda você a encontrar excelentes oportunidades profissionais.

Além dos conhecimentos técnicos adquiridos, é possível desenvolver todas essas habilidades, já que contamos com um corpo docente atualizado e preparado para ajudar você nessa jornada! Assim, é possível iniciar em uma posição privilegiada no mercado. Venha já para a Anhanguera!

Desenvolva as competências profissionais!

Saber como se destacar no mercado de trabalho é importante para conquistar uma posição de sucesso. Portanto, faça um plano de carreira e coloque como meta a aquisição dessas habilidades e competências. Com isso, você vai voar longe!

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, que tal baixar o nosso e-book sobre Guia da empregabilidade: capacite-se e conquiste as melhores vagas para descobrir como ter acesso aos melhores postos de trabalho?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content