Como usar a bolsa estágio de forma econômica e inteligente?

comousarabolsaestagiodeformaeconomicaeinteligente

Você já conseguiu um estágio ou pretende conquistar um em breve? Então, é hora de começar a pensar em como usar a bolsa estágio de maneira inteligente. Afinal, cuidar das suas finanças e tomar decisões econômicas são as melhores formas de otimizar o que você ganha.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=c99257a6-0863-408b-b5bc-fc45c4f706a3]

Nada melhor do que aproveitar o período como estudante para desenvolver bons hábitos financeiros. Dessa maneira, é possível construir uma boa base para depois da formatura. Lembre que administrar bem o dinheiro sempre será uma necessidade, independentemente do seu salário.

Quer saber mais sobre isso? Confira este conteúdo completo sobre bolsa estágio e planejamento financeiro!

O que é a bolsa-auxílio de estágio?

A bolsa-auxílio de estágio é a remuneração que um estudante recebe quando realiza um estágio não obrigatório. Ela deve ser recebida por todos os estagiários nessa condição, porque, pela Lei do estágio, as experiências que não fizerem parte do currículo da faculdade devem ser remuneradas.

A legislação diferencia os estágios obrigatórios e não obrigatórios: o primeiro caso se refere às experiências que fazem parte do projeto do curso de graduação. Isto é, aquele contato breve que você tem com o mercado de trabalho e que conta como carga horária da sua formação.

Já os não obrigatórios são as experiências individuais do estudante. É aquele estágio que você consegue depois de ser selecionado por uma empresa. Nesse caso, ele é um contrato direto entre o aluno e o empregador — que deve oferecer uma forma de remuneração.

Um estágio desse tipo é uma ótima oportunidade porque, além de receber dinheiro, ele marca o início da sua carreira na área de formação. Para conseguir um desses, é importante construir um bom currículo e ficar de olho nas vagas que são ofertadas frequentemente.

Como usar a bolsa estágio de forma inteligente?

Ganhar seu primeiro dinheiro ainda como estudante é uma grande conquista. Entretanto, vale a pena aproveitar esse momento para aprender a economizar e fazer escolhas mais inteligentes. Do contrário, você pode acabar cometendo o erro de desperdiçar dinheiro. Confira algumas dicas!

Planeje seus gastos

A organização financeira deve ser sua melhor amiga na hora de administrar a bolsa estágio. Isso porque fica fácil se desorganizar, deixar de acompanhar os gastos e, no fim, ficar sem saber para onde foi o seu dinheiro. Acompanhar seu orçamento é a melhor maneira de evitar esse problema.

Comece anotando exatamente o quanto recebe de remuneração — lembre-se de colocar os adicionais, como vale-transporte e outros benefícios que a empresa oferecer. Com isso, o seu orçamento será definido. A partir daí, é hora de organizar os gastos.

O mais indicado é colocar teto de gastos para cada categoria — por exemplo, alimentação, lazer, material de estudo. Às vezes surgem alguns custos imprevistos, mas, de forma geral, é importante se guiar pelo que você planejou.

Baixe um aplicativo de controle financeiro e passe a anotar tudo o que gasta. Essa é uma estratégia muito eficiente para manter o orçamento sobre controle. Assim, será possível checar rapidamente no celular como está sua condição financeira a cada mês.

Invista em cursos de capacitação

Nunca se esqueça de que você está iniciando sua vida profissional. Isso significa que é preciso investir na própria qualificação. Quanto mais isso for feito, melhores serão as condições para conseguir ser efetivado no seu estágio ou conquistar outras oportunidades de emprego no futuro.

Pensando nisso, que tal aproveitar sua bolsa para se matricular em cursos de capacitação? Ir além da faculdade enriquece o seu currículo e permite o desenvolvimento de competências e habilidades que farão muita diferença no mercado de trabalho.

Não tenha dúvidas: investir na própria carreira é uma das melhores escolhas que você pode fazer com o que ganha hoje. Portanto, acompanhe as oportunidades de cursos que surgirem e se organize para estudar sempre mais.

Participe de eventos na sua área

Além dos cursos, os eventos guardam oportunidades muito ricas para os estudantes. Por meio deles é possível se atualizar na área e também conhecer pessoas — ampliando seu networking. Além disso, eles fazem parte das experiências profissionais que enriquecem o seu currículo.

Um estudante ou profissional que participa de eventos na área é mais bem-visto nos processos seletivos, pois isso demonstra iniciativa e busca por novos conhecimentos. Infelizmente, nem sempre é viável participar de tudo o que aparece, principalmente quando se considera que alguns eventos são feitos em outras cidades ou Estados.

Por isso, quem tem uma bolsa estágio geralmente tem maior possibilidade de aproveitar esse diferencial. Seu dinheiro pode ser investido nas inscrições de eventos e nas viagens. Além de se atualizar, aproveite para apresentar trabalhos nos congressos. Isso agrega valor ao seu perfil profissional — especialmente o de quem deseja ser professor ou pesquisador.

Compre materiais de estudo e trabalho

Só quem é universitário sabe o quanto se gasta com impressões, xérox, compra de livros e outros materiais de estudo. Então, certamente uma parcela da sua bolsa estágio será investida nessa categoria.

Aproveite para adquirir livros que são referências no seu campo de estudos preferido. Assim, você aprofunda seus conhecimentos e se torna mais capacitado para o trabalho. Se a sua área exige algum tipo de equipamento, utilize também a oportunidade para planejar a compra dele.

Crie uma reserva financeira

O seu futuro é construído um pouco a cada dia. Então, uma boa opção de destino para parte de sua bolsa estágio é exatamente o planejamento dele. E como fazer isso? Tendo uma reserva financeira.

Ela será fundamental para a saúde do seu bolso nos próximos anos e também para a qualidade das suas decisões. Imagine o quanto ficará mais fácil fazer escolhas para a carreira se você puder contar com uma quantia para prestar suporte?

O dinheiro pode ser usado, por exemplo, para fazer um intercâmbio ou se mudar de cidade, a fim de aproveitar o novo emprego. Ele também será útil em diversos outros sonhos que possam surgir. Por isso, vale a pena poupar um pouco hoje para ter mais segurança e felicidade depois.

Nossas orientações vão ajudar você a utilizar sua bolsa estágio de maneira muito mais inteligente. Economizar e organizar suas finanças desde agora é a melhor opção para fazer o dinheiro render mais e colher bons frutos com ele.

Gostou das dicas? Então, não saia daqui e saiba agora mesmo qual vale mais a pena: emprego ou estágio!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados