Veja como conseguir uma bolsa de estudos de Engenharia Civil na Anhanguera!

bolsa de estudos engenharia civil

Você tem o sonho de fazer o curso de Engenharia Civil, mas tem medo de não conseguir arcar com os custos? De fato, essa é uma carreira muito prestigiada e que chama a atenção dos estudantes. Para realizar o seu desejo de ser um profissional de sucesso, saiba que é possível contar com uma bolsa de estudos em Engenharia Civil aqui na Anhanguera.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, ou seja, caso não tenha feito o exame, você ainda consegue pagar menos — é uma baita oportunidade, concorda? Neste post, mostraremos algumas alternativas de bolsas de estudo para Engenharia Civil. Confira!

YouTube video

Quais são as bolsas de estudo para Engenharia Civil na Anhanguera?

Antes de ficar por dentro das opções de bolsas e descontos, é necessário saber o preço da faculdade de Engenharia Civil. Aqui na Anhanguera, você estudará pagando preços bem acessíveis com condições diferenciadas do mercado.

Os descontos podem chegar a 100%, sendo válidos durante toda a graduação. As principais modalidades de bolsas de estudo de Engenharia Civil que você encontra são:

  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Transferência;
  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa para Servidores Públicos e Militares;
  • Bolsa Enem;
  • Desconto Pontualidade.

São diferentes opções de bolsas de estudo porque a Anhanguera oferece oportunidades de várias maneiras para atender um número maior de pessoas.

Assim, você também pode realizar o seu sonho de ter um diploma de Engenharia Civil. Basta conferir como funciona cada uma dessas bolsas para descobrir qual delas se encaixa melhor em seu perfil.

Atenção: *disponibilidade e critérios de elegibilidade às bolsas de estudo podem ser alterados a qualquer momento, sem aviso prévio.

Quais são os detalhes das bolsas de estudo para Engenharia Civil na Anhanguera?

As bolsas de estudo são criadas para oferecer descontos na mensalidade de cursos permitindo o acesso mais fácil a eles. Apesar dessa semelhança, elas não são todas iguais. Cada uma é pensada para atender a uma necessidade diferente, assim, se encaixa em um determinado perfil.

No caso das bolsas de estudos para Engenharia Civil, funciona da mesma forma. A Anhanguera criou diversas opções que oferecem descontos diferentes e também apresentam critérios distintos. Foi por isso que explicamos que é importante você conhecer cada uma delas para entender qual se encaixa melhor em sua realidade.

A seguir, você vai entender como funciona cada uma das bolsas da Anhanguera e conferir seus critérios e características. Veja só!

Bolsa Primeiro Semestre

Se você já decidiu que deseja seguir na área de Engenharia Civil e não quer mais adiar o sonho da faculdade, mas percebeu que necessita de uma ajudinha no início do curso, saiba que a Bolsa Primeiro Semestre é a melhor opção para o seu caso.

Com um percentual de desconto que chega a 20% da mensalidade, seja na modalidade presencial, seja na modalidade EAD, essa bolsa de Engenharia Civil possibilita o ingresso do aluno calouro e/ou candidato a um curso superior de qualidade. Para saber mais, entre em contato com a unidade em que quer estudar.

Bolsa Transferência

Se você já cursa Engenharia Civil em outra instituição, mas quer estudar com a gente, saiba que não é necessário fazer o vestibular tradicional. A Bolsa Transferência é uma opção para o aluno que faz transferência externa, ou seja, para quem vem de outra faculdade e ingressa na Anhanguera.

Para os estudantes que optam pela modalidade presencial, o desconto nas mensalidades é de até 60%. Já se você escolhe o formato EAD, o desconto chega a 30%. Para conseguir essa bolsa de estudo de Engenharia Civil, é necessário levar os documentos solicitados no ato da matrícula.

Bolsa Incentivo

Uma das partes mais difíceis de começar um curso superior está associada ao medo de não conseguir pagar as mensalidades. Essa insegurança tornou-se ainda maior após a pandemia da Covid-19 que assolou a economia do país, afetando várias famílias e aumentando as desigualdades sociais.

Mas isso não pode impedir você de iniciar uma faculdade. Portanto, a Anhanguera oferece também a Bolsa Incentivo, uma opção que facilita o ingresso dos calouros. Para isso, é importante atender a alguns critérios, como a comprovação da dificuldade financeira.

Assim, fique de olho no momento de fazer a matrícula e lembre-se de apresentar a documentação necessária. Após isso, basta definir o campus.

Bolsa para Servidores Públicos e Militares

Essa bolsa de estudos de Engenharia Civil foi criada para profissionais que trabalham no serviço público, como funcionários estaduais, municipais ou federais. Para essas pessoas, a Anhanguera oferece descontos de até 30% no valor da mensalidade, e o melhor de tudo é que o benefício se estende aos filhos de até 24 anos e cônjuges.

Veteranos e candidatos calouros podem conquistar esse desconto, desde que atendam às condições. Para mais informações, lembre-se de entrar em contato com a unidade de ensino.

Bolsa Enem

O seu desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser o incentivo que faltava para estudar na Anhanguera e ainda conquistar uma bolsa de Engenharia Civil de 100%.

Por meio da sua nota, é possível ingressar em uma graduação a distância ou presencial na faculdade, sem ser necessário realizar a prova do vestibular. Para isso, opte pela opção de utilizar a nota do Enem no momento de fazer a inscrição na Anhanguera.

Para conquistar essa bolsa, existem algumas regras: é necessário ter feito alguma edição do Enem desde 2010 e ter alcançado uma pontuação de no mínimo 200 pontos e não ter zerado a redação.

Desconto Pontualidade

Outra alternativa de bolsa de Engenharia Civil que não pode faltar é o Desconto Pontualidade. Isso porque, mesmo que não seja uma bolsa de estudos, essa opção pode ser aproveitada pelo estudante de cursos a distância na faculdade.

Logo, não existem limites de vagas ou seleção para garantir a mensalidade em Engenharia Civil com desconto. Para aproveitar essa bolsa, é essencial pagar o boleto até o quinto dia útil do mês.

É difícil conseguir uma bolsa em Engenharia Civil?

Tem muita gente que acaba desistindo da faculdade mesmo que existam bolsas de estudos porque acreditam que é difícil conseguir esse benefício. É verdade que a concorrência é alta quando se trata desse tipo de desconto, mas foi por isso que Anhanguera criou diferentes tipos de bolsa.

Como são várias as opções, fica mais fácil para você conseguir a sua vaga, já que vai concorrer a esse benefício com um número menor de pessoas que também estão interessadas naquela modalidade. Com isso, as chances de ser contemplado aumentam de forma significativa. Contudo, você também pode aumentar as chances de contemplação.

Dicas para aumentar as chances de conseguir uma bolsa de estudos

Uma das formas de ter um pouco de vantagem na hora de concorrer a uma bolsa de estudos em Engenharia Civil na Anhanguera é escolher a opção certa para você. Perceba que, em alguns casos, como na Bolsa Incentivo, é preciso comprovar dificuldade financeira para conquistar o benefício.

Se você não se encaixar dentro desse critério, pode não conseguir ter a sua vaga, já que as pessoas que conseguiram comprovar as dificuldades financeiras terão preferência nesse caso, pois elas precisam, de fato, desse incentivo para estudar. Escolher a modalidade de bolsa que se encaixa no seu perfil é o melhor a se fazer.

Além disso, tenha atenção a todos os critérios de seleção, aos prazos (se houver) e aos documentos que precisam ser apresentados, para que esteja tudo certo e você não acabe perdendo a sua oportunidade.

Se você escolher a Bolsa Enem, suas chances aumentam conforme a nota alcançada. Por isso, vale a pena se dedicar aos estudos e se preparar bem para o exame para que você alcance uma pontuação mais alta e fique bem distante da nota de corte.

Não se esqueça de que, nesse caso da Bolsa Enem, você pode usar a nota mesmo de exames anteriores. Então, se tiver feito mais de uma vez, procure conferir em qual das edições teve o melhor desempenho para aproveitar essa nota mais alta.

Não se esqueça de que o que conta para conseguir a bolsa é justamente a pontuação obtida, e não o ano em que você realizou o exame. Por isso, não precisa se preocupar em usar apenas a nota da edição mais recente, já que isso não aumenta nem diminui suas chances.

Esse é um curso muito concorrido?

Na hora de escolher um curso de ensino superior, geralmente consideramos diversos detalhes antes de tomar uma decisão final. O salário, o mercado de trabalho, as oportunidades e até mesmo a credibilidade que o profissional tem influenciam muito na escolha.

Cursos como de Engenharia Civil são muito valorizados em todo o território nacional e estão entre as faculdades mais tradicionais disponibilizadas. Além disso, o salário do engenheiro civil é atrativo, e é possível construir uma carreira de sucesso nesse setor.

Por todas essas características, não há como negar que o curso de Engenharia Civil é, de fato, bastante concorrido. Para você ter uma ideia, essa faculdade está entre as mais procuradas e concorridas do nosso país.

Em 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o Censo da Educação Superior 2020, apresentando os principais resultados. Entre os muitos dados e informações publicados nesse censo, ele mostrou quais são os maiores cursos de graduação em nosso país.

Foram considerados aspectos como número de matrículas, de ingressantes e o número de concluintes, considerando o período de 2011 até 2020. Ao longo desses 10 anos estudados pelo INEP, o curso de Engenharia Civil ficou entre as 10 maiores graduações brasileiras.

Em relação ao número de ingressantes, por exemplo, em 2011, o curso de Engenharia Civil teve 67.644 novos estudantes matriculados, fazendo com que ele ficasse na sétima posição do ranking. No ano de 2014, essa graduação saltou para a quinta posição, com um número total de 131.300 novos ingressantes só naquele ano.

Ao longo do período estudado pelo Censo do INEP, o curso de Engenharia Civil teve 883.127 ingressantes. O número de candidatos é alto, mas a quantidade de vagas oferecidas também é. Por isso, você pode conquistar a sua.

Qual é a nota de corte do curso?

A nota de corte de um curso de graduação varia dependendo da instituição de ensino na qual você pretende ingressar. Ela também pode sofrer variações dependendo do tipo de bolsa de estudos ou do programa ao qual deseja aderir.

Quanto ao curso de Engenharia Civil, que é o que interessa aqui, nas faculdades públicas, por exemplo, a nota de corte costuma ficar em média em 700 pontos. Dependendo da instituição são registradas notas menores do que 600 pontos ou maiores do que 800 pontos.

Parece uma média alta, não é? Mas esse não é um motivo para você desanimar, afinal, como explicamos, na Anhanguera, dá para conseguir uma bolsa de estudos com mais facilidade usando a nota do Enem. Com menos de 600 pontos você já consegue obter um bom desconto, e ele é progressivo. Assim, quanto maior for a sua nota, maior também será o desconto oferecido!

Como a Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade?

Sabia que você pode realizar o sonho do ensino superior estudando em uma das melhores faculdades de Engenharia Civil do país? Aqui na Anhanguera, você sai preparado após os 5 anos de graduação para atuar no mercado de trabalho e conquistar as melhores vagas disponíveis.

O estudante conhece a fundo todas as novidades desse setor e realiza as provas de Engenharia Civil, que são elaboradas por um corpo docente experiente. Além disso, a grade curricular do curso é atualizada constantemente para que o aluno aprenda o que há de mais moderno na área.

Pensa que acabou por aí? Ainda oferecemos aos graduandos diferenciais exclusivos que fazem toda a diferença para a formação:

  • infraestrutura de ponta e laboratórios de qualidade, com todo o material necessário para as aulas práticas;
  • acesso ao Canal Conecta, site que oferece vagas de estágio e emprego em todo o Brasil;
  • formas de ingresso facilitadas.

Agora é com você!

Agora que você já conhece as opções de bolsa de Engenharia Civil, não perca mais tempo. Escolha uma faculdade que oferece descontos aos alunos que estão com alguma dificuldade financeira para estudar!

Gostou do post e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e tenha a chance de concorrer a uma bolsa de Engenharia Civil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.