Conheça a dinâmica das aulas de Engenharia Civil

aula de engenharia civil

O curso de Engenharia Civil é muito associado às disciplinas de Exatas que ocupam parte da grade curricular. E isso tem um motivo, afinal, os estudantes aprendem noções de Matemática e Física durante o curso inteiro, pois são conhecimentos de base. Porém, as aulas de Engenharia Civil não se resumem a essas disciplinas.

Para formar engenheiros civis completos, o curso conta com conhecimentos de diversas áreas, como Geotecnia, Tecnologia de Construções e Transportes. A grade curricular ainda apresenta um equilíbrio entre teoria e prática, o que permite ao profissional em formação entender a execução de conceitos vistos na sala de aula.

Quer conhecer mais sobre a dinâmica das aulas de Engenharia Civil? Então, não vá embora sem conferir o que separamos a seguir.

Como se organizam as aulas teóricas de Engenharia Civil?

Aulas teóricas são atividades expositivas, nas quais os professores introduzem os estudantes a conceitos e suas características apenas a nível teórico. No curso presencial, essas aulas acontecem na unidade da faculdade escolhida pelo estudante. Em Engenharia EAD Semipresencial, elas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As aulas teóricas compõem a principal prática na rotina de um curso superior. Todas as matérias da grade curricular precisam cumprir uma carga horária teórica e prática. No entanto, enquanto algumas matérias oferecem apenas a teórica, por meio de aulas expositivas, outras focam mais atividades práticas.

Como são as aulas práticas de Engenharia Civil?

Muitos estudantes que saem do ensino médio e querem entrar em Engenharia Civil têm dúvidas sobre esse assunto. Afinal, Engenharia Civil apresenta aulas práticas?

Sim! As aulas práticas podem ocorrer, inclusive, fora da sala de aula. De maneira geral, o objetivo dessa aula é complementar os conhecimentos vistos em sala e mostrar, na prática, o que faz um Engenheiro Civil em diversos aspectos.

Elas facilitam a compreensão dos assuntos, o que também acaba ajudando na hora de fazer as provas na faculdade de Engenharia Civil e a utilizar os materiais de Eng. Civil.

No curso de Engenharia Civil, as aulas práticas acontecem geralmente nos formatos de visitas monitoradas a obras em andamento e atividades desenvolvidas no laboratório da faculdade.

Vale ressaltar que as aulas práticas são diferentes dos estágios supervisionados. Nos estágios, os alunos precisam executar atividades da profissão de maneira regular, enquanto as aulas práticas compõem o ponto de vista prático de conceitos vistos em sala.

Quais são as ferramentas utilizadas nas aulas de Engenharia Civil?

Além dos materiais de Engenharia Civil mais comuns, as aulas do curso podem permitir que os alunos tenham contato com materiais comuns usados em obras, além de ferramentas de medição que facilitam a atuação dos engenheiros. No geral, os equipamentos usados vão variar de acordo com a natureza de cada matéria.

O aluno pode ter contato com materiais como a treliça (armadura de aço que garante a organização do canteiro de obras), o arame recozido e o vergalhão (barra de aço que dá firmeza e segurança às estruturas da engenharia, até as mais complexas).

O contato com as ferramentas de medição também é fundamental. Elas permitem que os profissionais identifiquem problemas e executem serviços sem atrasos. Alguns exemplos são o esquadro, trena a laser, taqueômetro, paquímetro e escalímetro.

Quais matérias de Engenharia Civil apresentam aulas práticas?

A quantidade de horas reservadas para aulas práticas pode variar de acordo com a faculdade, a matéria do curso e a metodologia usada pelo docente. Há faculdades que priorizam uma vivência prática desde cedo do aluno na profissão, com matérias que sempre puxam para a execução dos conceitos vistos em sala de aula.

Teste Vocacional Rápido

Em Engenharia Civil, costuma-se ter atividades práticas em matérias diretamente relacionadas à Geotecnia, Topologia e estruturas usadas em obras. Em matérias que tratam de assuntos relacionados à Geotecnia, os alunos aprendem a caracterizar e classificar rochas, diferentes tipos de solo e superfícies.

Sobre Topologia, as aulas de Engenharia Civil se concentram na descrição de acidentes geográficos e terrenos, o que envolve escalas, cartografias, nivelamento e instrumentos topográficos. Para melhorar o aprendizado desses assuntos, os professores podem promover a realização de visitações a terrenos e acidentes geográficos.

Além disso, os alunos podem conhecer na prática como funcionam as diferentes estruturas usadas em construções civis e os métodos utilizados pelos engenheiros. Em todos os casos, a experiência nas aulas teóricas será igualmente usada para responder a questões de prova de Engenharia Civil e em outras formas de avaliação.

Qual é a importância das aulas práticas na formação do engenheiro?

Entenda melhor como as aulas práticas podem contribuir para seu desenvolvimento como engenheiro civil.

Conhecer o comportamento de materiais de trabalho

Parte do trabalho do engenheiro civil é selecionar insumos usados nas obras, o que envolve conhecimento acerca do comportamento de tijolos, pisos, revestimentos, madeiras etc.

Nas aulas práticas, os estudantes podem ver de perto o processo de verificar os materiais de construção para projetos de Engenharia Civil e a força necessária para rompê-los, por exemplo.

Explorar áreas de atuação

Durante o curso, você vai entrar em contato com as práticas e os desafios das principais áreas de atuação do engenheiro civil. A ideia é que você tenha o máximo de oportunidades para conhecer a profissão e, assim, escolher um bom campo de trabalho. As aulas práticas são ótimas chances de adquirir essa bagagem para tomar uma decisão embasada.

Os principais ramos da construção civil são Geotecnia, Cálculo Estrutural, Saneamento, Engenharia Hidráulica, Produção, Estradas e Transportes.

Ter um bom desempenho no mercado de trabalho

Na faculdade, o contato desde cedo com a experiência prática da profissão é fundamental para o bom desempenho no mercado de trabalho. Quem ainda não tem muita experiência profissional para colocar no currículo precisa absorver o máximo durante sua formação.

A familiaridade com as técnicas e as ferramentas do engenheiro civil vai evitar erros e atrasos, o que ajuda a criar uma boa reputação no trabalho dentro das construtoras.

Além de proporcionar aulas práticas na grade curricular, a faculdade pode incentivar a preparação do aluno com iniciativas de ingresso no mercado de trabalho.

Aqui na Anhanguera, nossos calouros e veteranos têm treinamentos especiais no programa Trilhas de Carreira, além de acesso exclusivo às melhores vagas de trabalho e de estágio no Canal Conecta!

Faça sua inscrição no vestibular!

E aí, o que achou das aulas de Engenharia Civil? Era o que você esperava? Como vimos, a dinâmica do curso pode ser bem diversificada dependendo da instituição de ensino (aulas em laboratório, visitações a terrenos, instalações hidráulicas etc.). Então, estude em uma faculdade que apoia a sua formação profissional em todos os aspectos.

A Anhanguera está de portas abertas para receber os futuros novos engenheiros civis. Se você ainda vai prestar o vestibular, faça agora sua inscrição online e venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content