Atuar na área de Negócios Imobiliários pode ser uma excelente oportunidade para quem não gosta de tédio no seu trabalho, além de, também, ser uma área bastante competitiva.
Por exemplo, no ano de 2023, a venda de imóveis atingiu recorde, com um aumento de 24% em comparação a 2021. E a tendência é que continue esse aumento nos próximos anos.
Por isso, se você considera ingressar nessa carreira e quer saber mais sobre tudo que cerca esse universo, vem com a gente! Vamos abordar tudo que você precisa saber a seguir.
Vamos nessa!
- 1 Conheça a carreira de Negócios Imobiliários
- 2 Como está o mercado para Negócios Imobiliários
- 3 Os principais cargos em Negócios Imobiliários
- 3.1 Conheça os principais cargos em Negócios Imobiliários
- 3.2 Possibilidades de progressão na carreira
- 3.3 Caminhos para uma carreira internacional
- 3.4 A carreira de Negócios Imobiliários no setor privado
- 3.5 A carreira de Negócios Imobiliários no setor público
- 3.6 A carreira para quem é empreendedor imobiliário
- 4 Salários e benefícios
- 5 Cultura e desafios da carreira
- 6 Como ingressar na carreira de Negócios Imobiliários
- 7 Caminhos e educação necessária para Negócios Imobiliários
- 8 Como se qualificar
Conheça a carreira de Negócios Imobiliários
Em primeiro lugar, é bacana conhecer mais sobre o que engloba, de fato, o universo da carreira de Negócios Imobiliários. Estamos falando das áreas que estão relacionadas com a compra, venda e locação de imóveis.
Ou seja, a pessoa pode ficar responsável por realizar a intermediação de transações imobiliárias, entre um proprietário e um eventual locador ou comprador. Também pode ser o responsável tanto pela administração dos contratos quanto, também, fazer a avaliação de valores para identificar o quanto uma propriedade vale.
Assim, são profissionais que ajudam essas partes a conquistarem seus objetivos: comprar, vender, locar ou descobrir o valor de um imóvel para poder colocá-lo à venda no futuro.
Por isso, é um campo versátil, que permite aproveitar diversas possibilidades de atuação. É uma excelente opção tanto para quem está terminando o Ensino Médio agora e está em dúvida sobre o que fazer no futuro quanto, também, para quem está pensando em migrar de área.
Como está o mercado para Negócios Imobiliários
O mercado para Negócios Imobiliários está em forte expansão, com um crescimento acima da média em comparação com outras carreiras. Para você ter dimensão, em 2023, a venda de imóveis bateu recorde no Brasil, segundo dados do indicador Abrainc-Fipe. E, segundo o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, 2024 também ser um ano promissor.
Esperamos novas altas em lançamentos e vendas este ano; 2024 será muito positivo [para o mercado imobiliário.
Luiz França, presidente da Abrainc
Algumas tendências também ajudam a explicar como o mercado está favorável. É o caso, por exemplo, a tendência de queda da taxa Selic (a taxa básica de juros). Isso ajuda a deixar os financiamentos com melhores condições e incentiva que mais pessoas se sintam à vontade para comprar seu imóvel próprio.
Além disso, outro diferencial é a chegada de tecnologias que impulsionaram ainda mais o setor e que potencializado as oportunidades na área, principalmente porque ajudam a potencializar a experiência dos clientes. Estão entre as principais delas:
- Softwares de gestão imobiliária (CRM imobiliário): essa é uma ferramenta que ajuda os profissionais a acompanharem todos os estágios do cliente em uma imobiliária (tanto para compra, venda e locação), ajudando a potencializar as chances de sucesso nas atividades do dia a dia;
- Contratos digitais: proporciona maior comodidade para o cliente, que pode fazer o processo de assinatura em uma plataforma online, sem precisar se deslocar para isso, além de proporcionar maior segurança para todas as partes;
- Realidade virtual: permite que os clientes possam ter uma experiência imersiva na hora de fazer visitas virtuais e conhecer mais do espaço com maior facilidade;
- Plataformas de locação e venda: sites como Loft, Quinto Andar, entre outros, também facilitaram para que mais pessoas pudessem começar a atuar no mercado imobiliário, aumentando as possibilidades de boas oportunidades de trabalho.
Os principais cargos em Negócios Imobiliários
Investir em uma carreira em Negócios Imobiliários proporciona uma ótima variedade de possibilidade de cargos. Cada um deles possui responsabilidades e atribuições diferentes.
Ou seja, se você não tem um perfil tão voltado para vendas e, portanto, não se daria bem sendo um corretor, mas é bom em habilidades administrativas, pode optar pela carreira de administrador de propriedades. Ótimo, não é mesmo?
Então, vem com a gente e vamos conhecer mais detalhes sobre as principais funções dessa área!
Conheça os principais cargos em Negócios Imobiliários
Para decidir se, de fato, essa é uma área que vale a pena investir, é fundamental conhecer mais sobre os principais cargos que poderá exercer. Vem com a gente conferir os detalhes!
Corretor de imóveis
Quando falamos em Negócios Imobiliários, a carreira de corretor de imóveis é a primeira a ser imaginada. Isso porque esse é um dos profissionais mais conhecidos na área.
Ele é responsável por fazer a intermediação entre proprietários de imóveis e seus eventuais compradores ou locatários. Assim, o seu papel é ser um facilitador nesse processo, de forma eficiente e legal.
Entre suas atribuições, estão:
- Prospecção de clientes;
- Apresentação dos imóveis para interessados;
- Negociação de preços e condições de venda ou locação;
- Tirar dúvidas sobre a propriedade e a região;
- Orientação sobre processos legais e financeiros envolvidos.
Como você deve estar percebendo, esse é um profissional que tem contato direto constante com diversas pessoas. Então, uma de suas principais habilidades é, justamente, ter excelentes capacidades de comunicação e negociação.
Afinal, muitas vezes, ele precisará ser convincente para fazer com que um potencial comprador ou locatário feche contrato, especialmente em casos de maior resistência. Por isso, jogo de cintura também faz parte da sua rotina.
Alguns corretores optam por se especializarem em alguma área específica. É o caso, por exemplo, daqueles que atuam exclusivamente com imóveis de alto padrão. Inclusive, recentemente, o ator Marcello Antony anunciou que atuaria focado nesse segmento em Portugal.
Administrador de propriedades
Já os administradores de propriedades são aqueles responsáveis pela gestão e manutenção de imóveis que serão locados para clientes. Com isso, eles proporcionam maior tranquilidade para os proprietários, que não precisarão prospectar locatários e nem realizar qualquer tipo de ação em caso de problemas — o administrador é o responsável por isso!
Além disso, ele também ajuda as pessoas que estão alugando o imóvel para que eles estejam satisfeitos e tirem dúvidas que podem surgir no prazo do contrato. Por isso, esse é um profissional com muitas responsabilidades.
Entre suas atribuições, estão:
- Gestão da manutenção dos imóveis enquanto estiver sob sua responsabilidade;
- Cobrança de aluguéis;
- Gestão dos contratos de locação;
- Resolução de problemas do inquilino;
- Intervir em caso de problemas com o inquilino (como descumprimento do contrato ou atraso do aluguel);
- Garantir que as leis vigentes estão sendo cumpridas pelos envolvidos (por exemplo, a Lei do Inquilinato).
Esse também é um profissional que deve ter uma boa capacidade de comunicação e, especialmente, conciliação. Isso porque, muitas vezes, ele será responsável por resolver algum tipo de problema que exista entre as partes e minimizar atritos.
Além disso, também precisa ter uma boa capacidade organizacional, já que vai lidar, constantemente, com repasses financeiros, negociações entre as partes e lidar com documentos importantes, como os contratos de locação.
Avaliadores imobiliários
Outra possibilidade de atuação ao atuar na área de Negócios Imobiliários é ser um avaliador imobiliário. Esse profissional pode ser o responsável por identificar qual o valor de determinadas propriedades.
Geralmente essas avaliações são solicitadas quando a pessoa deseja vender o seu imóvel e quer saber qual o valor a ser pedido. Mas, também, é possível que a pessoa peça em outras situações.
Por exemplo, imagine que uma família esteja fazendo o inventário de uma pessoa falecida, que possuía um imóvel. Para que os valores do bem possam ser divididos entre os herdeiros, é preciso saber o quanto ele realmente vale. Nesse caso, será o avaliador o melhor profissional para tirar essa dúvida!
Eles são responsáveis por fazer uma inspeção detalhada nos imóveis, comparando as características dele (como estado do imóvel, localização, características físicas, tamanho da área construída e do terreno) com as tendências do mercado imobiliário local.
Para ser um bom profissional nessa área, é importante que o profissional tenha boas habilidades analíticas, além de, também, estar atento às tendências do momento no mercado imobiliário. Ele, também, deve saber elaborar relatórios precisos e claros, para deixar claro todas as informações sobre o valor da propriedade.
Possibilidades de progressão na carreira
Essa é uma dúvida comum: quais as possibilidades de progressão na carreira em Negócios Imobiliários? Dentro das empresas, você pode ir subindo de nível a, até mesmo, alcançar cargos de gerência (por exemplo, ser um gerente de uma imobiliária).
Nesse caso, o profissional será o responsável por gerenciar os demais corretores e ajudar na trajetória profissional dessas pessoas. Para alcançar esse ponto, é fundamental ir desenvolvendo habilidades de liderança, para lidar com os desafios deste cargo.
Além disso, também é possível, quando estiver seguro, decidir se tornar o proprietário do seu próprio negócio. Por exemplo, que tal ter sua própria imobiliária?
Caminhos para uma carreira internacional
Hoje ficou muito mais fácil conseguir expandir as possibilidades de uma carreira internacional em diferentes áreas, e no ramo de Negócios Imobiliários, não é diferente. Por isso, se você sonha em conquistar uma vaga fora do país, essa é uma área que pode proporcionar boas chances de sucesso.
Para isso, é importante que você conheça, também, a legislação local, para acompanhar as exigências do mercado local. Por exemplo, no Brasil, para ser corretor, você precisa ser registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) da sua região.
Outros países podem ter exigências semelhantes, então é importante estar de olho nessa questão para evitar problemas. Além disso, claro, ter domínio ou do idioma local, ou do inglês poderá, também, abrir muitas portas.
A carreira de Negócios Imobiliários no setor privado
Essa é a principal área na qual os futuros profissionais são absorvidos, geralmente em imobiliárias e outras empresas do setor (como administradoras de condomínios, incorporadoras e consultorias imobiliárias). Trabalhar no setor privado de Negócios Imobiliários pode proporcionar muitas oportunidades de crescimento.
É uma área na qual as remunerações podem ser muito atrativas, especialmente, porque muitas empresas operam com comissões, baseadas em desempenhos de vendas ou contratações. Além disso, também há a possibilidade de uma ascensão rápida para cargos de gerência e liderança.
Outro diferencial é que essa é uma área que permite construir uma rede de contatos ampla e diversificada, o que também ajuda a conquistar vagas melhores e com maior remuneração.
A carreira de Negócios Imobiliários no setor público
Já no setor público, não há uma carreira específica para Negócios Imobiliários em si. O que pode acontecer é você conseguir prestar concurso, com um diploma válido, para exercer funções que podem estar relacionadas com a administração de imóveis públicos.
Nesse caso, seu conhecimento nessa área poderá fazer a diferença para conseguir realizar as atividades com maior precisão e, até mesmo, facilitar sua aprovação com os conhecimentos específicos.
Essa é uma área interessante para quem está em busca de estabilidade na carreira e benefícios. Também é indicada para quem quer impactar positivamente a sociedade, contribuindo para os cuidados dos bens públicos.
A carreira para quem é empreendedor imobiliário
Outra possibilidade é abrir o seu próprio negócio. Para quem deseja empreender, essa é uma carreira que permite diversas possibilidades e as tecnologias têm ajudado a expandir ainda mais essas questões.
Por exemplo, as startups de tecnologia imobiliária têm crescido bastante e permite que você possa oferecer serviços diferenciados para o público. Muitas startups unicórnio (ou seja, que possuem uma avaliação de valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão) são, justamente, desse setor. É o caso da Loft e Quinto Andar. A próxima pode ser a sua!
Além disso, também é possível investir na abertura do seu próprio negócio em segmentos tradicionais, como imobiliárias e administradoras de imóveis. Se você deseja maior segurança e há mercado disponível para isso na sua região, vale a pena tentar.
Outra possibilidade é atuar como autônomo, se cadastrando, justamente, nessas plataformas ou, então, em portais de vendas de imóveis (ZAP Imóveis, Viva Real, entre outros).
Salários e benefícios
Os salários na área imobiliária tendem a ser bem atrativos, especialmente, porque é uma área na qual a maioria das vagas operam com sistema de comissões. Com isso, você consegue fazer valores extras e ter uma remuneração muito atrativa.
Quando falamos sobre decisão de mudar de carreira, esse é um ponto fundamental para avaliar se realmente vale a pena ou não. Então, pode ser muito importante conhecer as faixas salariais para cada um dos cargos. Veja a seguir:
- Corretor de imóveis: média salarial de R$ 5500;
- Administrador de imóveis: média salarial de R$ 1867;
- Analista de avaliação de imóveis: média salarial de R$ 4011.
Os valores foram fornecidos pelo site Glassdoor em junho de 2024 e podem variar conforme o tempo e a região.
Além disso, é importante, também, considerar que essa remuneração é variável, já que há a possibilidade de poder contar com o extra das comissões. Esses valores, ainda segundo o site Glassdoor, podem variar, em média, entre R$ 417 a R$ 18.000.
Cultura e desafios da carreira
A remuneração é um ponto atrativo, sim, da carreira, mas também pode ser fundamental estar a par de quais são os principais pontos da cultura dessa área e quais são os principais desafios que os profissionais enfrentam em seu dia a dia.
Cultura na carreira de Negócios Imobiliários
A cultura na carreira de Negócios Imobiliários influencia diretamente as dinâmicas de trabalho e, por isso, é importante conhecer bem esse assunto. Isso porque ela está relacionada com como as equipes colaboram entre si, a postura do profissional, bem como a construção de uma carreira mais sólida e tranquila.
Confira a seguir algumas informações importantes sobre a cultura envolvida nessa profissão!
Ambiente de trabalho
Uma palavra que define bem o ambiente de trabalho no setor imobiliário é: dinâmico. As rotinas, geralmente, são bem aceleradas, então você dificilmente encontrará tédio nesse ambiente.
São lugares em que a comunicação constante e a colaboração entre colegas são essenciais. Um ambiente positivo e de suporte pode fazer uma grande diferença na motivação e desempenho dos profissionais.
Trabalho em equipe
Outro ponto é que essa é uma área em que os profissionais trabalham sempre com outras pessoas no espaço. Por isso, é preciso ter um espírito de coletividade para não gerar problemas.
Por exemplo, se um corretor pegar a chave de um imóvel no mesmo horário em que outro já tinha agendado uma visita, pode atrapalhar o trabalho do colega. Portanto, comunicação aberta é fundamental para evitar conflitos nesse ambiente.
Competitividade
Outro ponto é que a competitividade é uma característica muito marcante na carreira de Negócios Imobiliários. Isso porque, afinal, todo mundo quer ter a oportunidade de fechar uma venda ou uma locação e poder ter sua comissão.
Porém, é importante tomar cuidado para que isso também não prejudique tanto suas relações profissionais quanto, também, seu emocional. Afinal, lidar com esse tipo de situação pode ser altamente estressante e é preciso saber contornar para não gerar prejuízos e impactos.
Desafios comuns enfrentados pelos profissionais
A carreira nessa área é repleta de oportunidades, mas, também, pode ser bastante desafiadora. Muitas delas podem, inclusive, interferir no seu sucesso a longo prazo e, por isso, é importante conhecê-las para saber como lidar com elas.
Veja a seguir!
Transformação digital
A transformação digital veio para fazer uma verdadeira revolução nas formas de como atuar na área imobiliária e, sim, facilita as atividades dos profissionais. Mas, ao mesmo tempo, também é muito desafiador para os especialistas, especialmente, para conseguir acompanhar tantas mudanças.
A adaptação à tecnologia pode ser desafiadora, especialmente com a velocidade em que as coisas têm se transformado. Por exemplo, muitos profissionais ainda estão tentando entender o que esperar com a chegada da Inteligência Artificial no setor, quando continuam se adaptando aos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e softwares de realidade aumentada.
Além disso, também gera a necessidade de capacitação contínua, para conseguir utilizar as ferramentas da melhor forma possível e ter maior sucesso. Isso faz com que o profissional precise engajar constantemente em novas certificações e cursos para não perder espaço no mercado.
Influência da economia no setor
O setor imobiliário é um dos mais sensíveis às mudanças econômicas, sabia? Um momento de crise (por exemplo, com juros altos) pode fazer com que o mercado retraia e as oportunidades diminuam.
Em compensação, em tempos de crescimento econômico, as pessoas se sentem mais motivadas para comprarem imóveis e, com isso, a demanda aumenta. Saber lidar com essas sazonalidades sem se desesperar pode ser um verdadeiro desafio.
Além disso, esse ponto exige que os profissionais tenham um planejamento financeiro mais preciso, para conseguir lidar com os momentos de alta e baixa e saber contornar os momentos em que as comissões podem cair.
Acompanhamento das mudanças do comportamento dos clientes
Outro ponto é que, com a transformação digital e as mudanças nas experiências na hora de adquirir, alugar ou avaliar um imóvel, os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes em seus comportamentos. Com isso, pode ser um desafio constante lidar com essas mudanças e conseguir se adaptar.
Atualmente, essas pessoas esperam um atendimento personalizado, com maior agilidade em respostas e que não recorra a tons impessoais. Além disso, a transparência é, cada vez mais, um valor inegociável. Sabendo lidar com isso, fica mais fácil conquistar a lealdade dos clientes.
Aqui, ainda temos uma ligação com o ponto anterior: afinal, as tecnologias podem ser aliadas para uma boa gestão de relação com o cliente. Então, conseguir estar atualizado pode ajudar a minimizar o impacto deste desafio.
Acompanhamento das mudanças de leis e regulamentações imobiliárias
O mercado imobiliário exige que os profissionais estejam atentos para as legislações vigentes. Uma das mais importantes é a Lei do Inquilinato (para quem atua com locações), mas também é essencial acompanhar alterações no Código Civil, que podem mudar as relações de compra e venda, por exemplo.
Além disso, também é essencial acompanhar as mudanças na regulamentação da profissão, emitidas pelos órgãos reguladores. Afinal, são eles os responsáveis pelas regras que os profissionais devem seguir.
Manter-se constantemente atualizado em relação à capacitação
Como você deve ter percebido ao longo dessa lista de desafios, esse é um mercado muito dinâmico, em que os fatos mudam muito rapidamente. Isso demanda dos especialistas que eles invistam em uma formação continuada.
Assim, para quem quer entrar na área, é fundamental fazer cursos de formação, especialização, complementação para se manter relevante na área e sair a frente de concorrentes.
Outra forma de manter-se sempre atualizado é participar de eventos do setor, como feiras e conferências. Isso ajuda a estar atento para o que está sendo discutido atualmente. Também, é uma excelente oportunidade para fortalecer seu networking.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Uma parte importante de estar atento, que é um dos maiores desafios, especialmente de quem atua em profissões com comissão, é conseguir separar a vida pessoal e profissional. Isso é válido, ainda, para os corretores que atuam como freelancer ou de forma autônoma.
A possibilidade de expandir os ganhos a partir das comissões pode levar, em muitos momentos, a um aumento da carga de trabalho, pensando em ganhar mais dinheiro. Com isso, podem aceitar, por exemplo, realizar visitas nos finais de semana ou estender jornadas além do saudável.
Por isso, é importante, dentro do possível, mirar em manter um limite bem-estabelecido entre sua vida pessoal e profissional, caso opte por essa carreira. Caso contrário, o risco de adoecer física e mentalmente é muito alto.
Você sabia, por exemplo, que a Síndrome de Burnout é uma doença que tem alimentado bastante no setor imobiliário? Essa é uma doença profissional, na qual a pessoa chega a uma exaustão crônica por excesso de trabalho e prejudica fortemente a qualidade de vida, além de poder levar a quadros de ansiedade e depressão. Então, atenção a esse ponto!
Sindicatos e associações profissionais
Uma informação interessante de conhecer é de que forma é possível ter suporte profissional com colegas (como os sindicatos) ou, então, quais são os entes reguladores da profissão. Vamos conhecer mais a seguir sobre o assunto.
Sindicatos
Os sindicatos são órgãos formados por profissionais da área, focados em proporcionar suporte e lutar por melhorias para a classe. Eles podem atuar, por exemplo, em casos de demissões injustas, tirar dúvidas sobre questões trabalhistas e, até mesmo, oferecer assistência jurídica em caso de problemas.
Esses entes, geralmente, são regionais. Então, caso você decida entrar nessa área, pode ser interessante buscar se na sua cidade ou estado possuem sindicatos de profissionais do setor imobiliário para se vincular a eles.
CRECI e COFECI
Os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis são um órgão regular de classe, responsável por certificar e supervisionar as atividades dos profissionais que atuam nessa área.
Para poder ser corretor, é preciso ter o registro no órgão, com o seu número CRECI ativo. Caso contrário, você estará exercendo ilegalmente a profissão, sabia disso?
Já o órgão federal é o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), que pode determinar normas e regras que deverão ser seguidas pelos profissionais, regionalmente. Além disso, ele também determina as diretrizes e Código de Ética, que norteia a profissão. Quem não seguir ele, poderá perder o seu registro.
Outro ponto importante é que, para poder fazer a sua solicitação, a pessoa precisa ter realizado um curso de formação que seja certificado pelo COFECI. Caso contrário, o ente pode não reconhecer a pessoa como alguém preparado para exercer a profissão.
Como ingressar na carreira de Negócios Imobiliários
Como você viu até aqui, a carreira de Negócios Imobiliários pode ser emocionante, sem tédios e com a possibilidade de alcançar sucesso rapidamente. Então, se está pensando em como começar essa jornada, separamos alguns dos pontos que ajudarão nessas aproximações iniciais.
Vem com a gente!
Preparação para o mercado de trabalho
Um primeiro ponto é preparar-se para as principais demandas que o mercado de trabalho exige para ser um bom profissional. Isso envolve tanto a sua qualificação quanto, também, o desenvolvimento de habilidades específicas desse setor.
Além da formação específica, também é interessante buscar certificações adicionais, participar de workshops, certificados e estar presente em feiras e eventos da área.
Estratégias de busca de emprego e networking
Após sua qualificação, é o momento de começar a buscar as suas primeiras oportunidades de trabalho. Uma dica interessante para facilitar esse processo é buscar estágios durante a sua formação.
Com isso, você já consegue bons contatos, uma experiência para ser incluída no currículo. Ainda, há chances de ser efetivado e já sair formado com um emprego em vista. Ótimo, não é mesmo?
Para aumentar suas chances de sucesso, é importante ter uma abordagem estratégica e proativa. Além das vagas de estágios, entre em contato com lideranças de empresas do segmento, o que ajudará a melhorar o seu networking.
A presença em feiras, eventos e workshops ajuda, também, que você conheça mais pessoas que podem facilitar sua entrada nesse mercado. Isso ajuda a ser visto e estabelecer relações de confiança com pessoas que podem abrir portas para sua jornada.
Preparando um CV destacado
Ao buscar um emprego, é importante demonstrar que você realmente possui domínio sobre a área imobiliária. Por isso, seu currículo precisa ser atraente e apontar tanto sua formação quanto, também, sua experiência na área, bem como as habilidades que o tornam um candidato ideal.
Nele, é importante trazer, de forma objetiva, as informações de interesse dos recrutadores, entre elas:
- Qualificações (formação e certificações);
- Experiência relevante;
- Cursos realizados;
- Habilidades relacionadas à área (hard skills) e comportamentais (soft skills).
Uma dica interessante é manter um perfil profissional sempre atualizado em plataformas como o LinkedIn. Isso ajuda que você possa ser visto por recrutadores e potenciais empregadores.
Ainda no mundo online, também é possível participar de grupos e fóruns online, o que facilita, também, a ser visto. Isso ajuda, também, a manter-se informado tanto sobre vagas de emprego quanto, também, tendências de mercado.
Caminhos e educação necessária para Negócios Imobiliários
Após essa longa jornada sobre Negócios Imobiliários, você provavelmente deve estar interessado em como começar nessa área, não é mesmo? O primeiro passo e um dos mais importantes é ter uma boa formação.
Isso vai desde as primeiras etapas, com um tecnólogo, por exemplo, a, até mesmo, especializações e certificações que ajudarão na sua jornada. Vem saber mais sobre o assunto a seguir!
Formação requerida
Em relação a uma graduação, não é exigido, em si, que você tenha uma formação específica na área. Por exemplo, para ser corretor de imóveis, você deve ter concluído o Ensino Médio e ter uma formação profissional imobiliária que seja certificada pelo COFECI.
Mas acredite, com um mercado super competitivo, isso pode fazer toda a diferença. Hoje é possível fazer um curso de curta duração, como o Tecnólogo em Negócios Imobiliários e, assim, em poucos semestres (geralmente 4, ou seja, 2 anos), estar preparado com o conhecimento necessário para ingressar na área.
O curso ajudará a trazer toda a base para ser um profissional de sucesso, como lidar com muitos dos desafios que falamos ao longo deste artigo e, inclusive, pode ser uma excelente oportunidade de conhecer eventuais colegas de trabalho.
Isso vale mesmo para os cursos EaD (Ensino à Distância), já que você poderá conversar com eles em fóruns, por exemplo.
Mas o que é ensinado no curso? Algumas das principais disciplinas encontradas são:
- Administração de condomínios;
- Avaliação e perícia de imóveis;
- Condução e documentação de assembleias;
- Direito do consumidor;
- Estratégia empresarial e negociação;
- Ética profissional do corretor;
- Financiamento imobiliário;
- Formação de preços e custos;
- Legislação imobiliária;
- Modelo de gestão;
- Princípios gerais da corretagem;
- Registro de imóveis;
- Registro de títulos e documentos;
- Sistema registral e notarial.
Isso ajuda a evitar que você precise passar por mais uma jornada de capacitação, além, também, de proporcionar salários mais atrativos. Então, invista em uma formação de qualidade para arrasar profissionalmente!
Ainda sobre educação, pode ser interessante realizar cursos de pós-graduação e complementares, que ajudarão a proporcionar uma maior especialização no campo em que deseja trabalhar. Também, destaca seu currículo em processos seletivos!
Uma dica interessante de curso de pós-graduação é o de Gestão de Negócios Imobiliários. Com duração de 10 meses, você sairá preparado para, inclusive, abrir seu próprio negócio na área.
Habilidades necessárias
Além de uma boa qualificação, também é fundamental estar atento para quais são as habilidades que esses profissionais devem ter. Afinal, como você viu, algumas delas são comuns a todas as áreas, como boa capacidade de comunicação.
Se essa é uma dificuldade sua, aproveitar esse momento de formação para olhar para essas questões também poderá ajudá-lo a chegar no mercado de trabalho super preparado.
Estão entre as habilidades que você deve desenvolver, são:
- Saber estabelecer bons contatos e fazer um excelente networking, bem como criar, também, uma rede de apoio;
- Habilidades digitais, ou seja, conseguir lidar com as mudanças tecnológicas que acontecem no mercado atual;
- Saber fazer o marketing pessoal, destacando-se como um profissional de sucesso;
- Estabelecer boas habilidades de comunicação, seja com seus parceiros, seja com os potenciais clientes.
Certificações e licenças específicas
Outro ponto importante é, também, estar atento para as certificações e licenças exigidas para poder atuar na área. Por exemplo, para ser um corretor de imóveis, é preciso também ter um Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) para poder obter o CRECI e ter a licença para atuar na área.
Já para ser um administrador ou um avaliador de imóveis, não há uma exigência específica de licenças ou certificações para atuar nessa área.
Veja também: entenda melhor sobre os cursos técnicos!
Como se qualificar
Na carreira de Negócios Imobiliários, começar com uma boa formação poderá fazer todo o diferencial para arrasar na profissão. Por isso, escolha fazer seu curso com uma instituição experiente na formação de especialistas para diferentes áreas: conte com a Anhanguera.
Faça seu curso de tecnólogo em 4 semestres, com um currículo atualizado e voltado para superar os principais desafios desse mercado e chegar preparado para conquistar seu sonhado sucesso.
Inscreva-se no curso de Tecnólogo em Negócios Imobiliários e dê seu primeiro passo rumo a construir uma carreira incrível!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?