A Anhanguera é faculdade ou universidade? Entenda a diferença

a anhanguera é faculdade ou universidade

Em dúvida se a Anhanguera é faculdade ou universidade? Fazer-se perguntas relacionadas à instituição de ensino na qual pretendemos estudar é importante, já que ela influencia a nossa base de conhecimentos e o nosso futuro na carreira.

Além disso, é fundamental entender os diferenciais que ela oferece, pois essas condutas refletem o tanto que ela se importa com a formação profissional de cada aluno. Afinal, não adianta ter um diploma que não vale muito no mercado de trabalho, concorda?

No texto, explicamos para você se a Anhanguera é faculdade ou universidade e ajudamos a entender melhor as propostas de cada tipo de instituição. Confira!

Qual é a diferença entre faculdade e universidade?

Bem, antes de tudo, vale a pena saber o que significa universidade ou faculdade e compreender as diferenças desses tipos de instituição de ensino superior.

Abrangência

Uma faculdade é focada em determinada área do conhecimento. Por exemplo: Faculdade de Ciências da Saúde ou Faculdade de Exatas. A universidade é formada por várias áreas do conhecimento e costuma compreender várias faculdades. Por exemplo, pode existir a Universidade do Estado XYZ. Dentro dela, é possível ter a Faculdade de Engenharias, a Faculdade de Letras e a Faculdade de Saúde.

Atividades

Outra característica que ajuda a diferenciar a faculdade da universidade é com relação às atividades oferecidas. A faculdade tem foco no ensino, mas também pode promover atividades de pesquisa ou de extensão.

A universidade tem a obrigação de proporcionar pesquisa e extensão, além do ensino. Assim, ela também precisa produzir conteúdo intelectual significativo e relativo a pesquisas, avanços, estudos e ciência — algo útil para a sociedade.

Corpo docente

A titulação dos professores também muda. Em uma faculdade, é preciso ter, pelo menos, ⅓ do corpo docente formado por especialistas. Além disso, eles não têm a obrigação de se dedicar ao ensino de forma integral.

Na universidade, ⅓ dos professores precisa ter mestrado ou doutorado. Somado a isso, pelo menos ⅓ também precisa dispor de tempo integral à docência. Afinal, se é obrigatório ter pesquisas e extensão, essas titulações são importantes, além de ser necessário ter professores orientando alunos que optam por essas atividades.

Autonomia

Digamos que toda instituição nasce como faculdade. A partir disso, ela pode crescer, oferecer mais serviços e, então, conquistar autonomia.

Faculdades podem nascer pequenas e, com o tempo, criar mais cursos. Mas, cada vez que fazem isso, precisam que o MEC (Ministério da Educação) faça uma avaliação da proposta e autorize o funcionamento.

Universidades já podem criar seus cursos com mais liberdade, não necessitando desse aval inicial do MEC. No entanto, ambas ainda passam por posteriores avaliações e classificações, viu?

Pós-graduação

As faculdades podem funcionar oferecendo somente cursos de graduação. As universidades, por sua vez, têm a obrigação de contar com, no mínimo, 4 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo, pelo menos, 1 de doutorado.

E o centro universitário?

O centro universitário está no meio: entre faculdade e universidade. Ele tem autonomia para criar os cursos sem que o MEC autorize antes. Além disso, ⅓ do corpo docente deve ser formado por mestres e doutores. No entanto, não têm a obrigação de oferecer as atividades de pesquisa e extensão.

Universidade é melhor que faculdade, então?

Não, claro que não. De forma resumida, a grande diferença entre faculdade e universidade está no propósito da instituição, e não na qualidade. Dessa forma, é possível encontrar faculdades melhores que universidades.

Além do mais, tudo depende dos objetivos do próprio estudante. Se a intenção é ter uma formação de ensino superior que valorize mais profissionalmente e abra mais porta no mercado de trabalho, a faculdade pode ser uma ótima escolha. Já quem pretende seguir a carreira dentro da docência e da pesquisa pode encontrar mais facilidades na universidade. Contudo, isso também não é uma regra.

A Anhanguera é faculdade ou universidade?

Bem, a Anhanguera é faculdade ou universidade? Depende. A Anhanguera é mantenedora de várias Instituições de Ensino Superior espalhadas pelo Brasil. Algumas delas são classificadas como Faculdades, outras Centros Universitários ou Universidades.

Por exemplo, em Brasília/DF, a Anhanguera é uma faculdade: Faculdade Anhanguera de Brasília. Em Campo Grande/MS, é um Centro Universitário. Já em São Paulo/SP, Anhanguera é universidade: Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

Vale a pena estudar na Anhanguera?

Você já sabe que a Anhanguera é faculdade e universidade, dependendo da localização. Também já entendeu que essa titulação não interfere na qualidade do ensino. Agora, veja por que vale a pena estudar na Anhanguera!

Aumento na empregabilidade

Preocupar-se com o futuro profissional e a receptividade no mercado de trabalho é importante, concorda? A Anhanguera investe em ações para abrir esse espaço na jornada de cada estudante.

O Canal Conecta, por exemplo, é um grande portal de empregabilidade. Alunos Anhanguera têm acesso a ele desde o início da graduação, assim, podem encontrar oportunidades logo cedo. Para quem precisa trabalhar e pagar faculdade, ou para quem pretende fazer estágios para ter mais experiência, isso é imperdível.

Modalidades de ensino

Na Anhanguera, você encontra cursos nas modalidades presencial, 100% online e semipresencial. Ou seja, há opções para todos os gostos e estilos de vida. É importante considerar isso, viu? O ensino a distância está sendo cada vez mais procurado devido à flexibilidade e à praticidade que proporciona.

Formas de ingresso

Vestibular tradicional ou vestibular online? Aqui, existem os dois. Enem para faculdade EAD e faculdade presencial? Também! Além disso, a Anhanguera aceita o ingresso por transferência externa e pela segunda graduação.

O estudante com dificuldades financeiras ainda pode encontrar oportunidades em bolsas e créditos. Temos parcerias com alguns órgãos, instituições de empréstimo e fazemos premiações que facilitam pagar as mensalidades.

Corpo docente

Contamos com professores que têm mestrado e doutorado, além de estarem totalmente preparados para lecionar tanto na modalidade online quanto na presencial. Os alunos têm à disposição a ajuda necessária para se desenvolverem e adquirirem as habilidades valorizadas em cada carreira.

Reconhecimento do MEC

A Anhanguera é reconhecida pelo MEC. Todos os cursos da instituição passaram pelos critérios do órgão e são autorizados a funcionar. Isso garante mais qualidade e confiança no ensino, o que é importante para a sua formação.

Esperamos por você!

Enfim, agora você já sabe que a Anhanguera é faculdade ou universidade, e isso depende da localização e da organização acadêmica. Além disso, viu que a instituição apresenta muitos diferenciais que podem influenciar de forma positiva o futuro da sua carreira. Assim, ela tem tudo para ser eleita como a melhor opção, concorda?

Gostou de ficar por dentro dessas informações? Aproveite e se inscreva em nosso vestibular para garantir mais sucesso no seu futuro profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.