4 dicas para trabalhar e pagar a própria faculdade

trabalhar e pagar faculdade

Para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho nos dias atuais, é indispensável ter um curso superior no currículo. Uma das maiores dúvidas dos estudantes, no entanto, é saber como fazer renda extra no período da faculdade.

É interessante pensar em formas de conciliar os estudos com a vida profissional de maneira equilibrada. O ideal é que o aluno consiga dar atenção a ambos os compromissos, tendo em vista sua relevância para o futuro. 

Acompanhe a seguir e confira 4 dicas valiosas para saber como trabalhar e pagar faculdade ao mesmo tempo, sem que uma das áreas seja prejudicada. Boa leitura!

Estabeleça o grau de prioridade de estudo e trabalho

Comece se perguntando qual dos fatores é mais prioritário para você nesse momento. Mesmo que o trabalho seja importante, dar seguimento ao ensino superior é essencial para o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Além disso, grande parte dos recrutadores valorizam candidatos que apresentam ao menos uma graduação no currículo. A titulação é imprescindível para o seu crescimento e para o desenvolvimento de habilidades e de competências.

Determine um cronograma funcional para a rotina

Muitas pessoas atualmente se questionam como ingressar na faculdade e trabalhar simultaneamente. Isso é possível quando você conta com um cronograma funcional e bem planejado para a sua rotina de compromissos.

Você pode até não acreditar, mas estabelecer horários para cada atividade é algo bastante vantajoso e que oferece bons resultados. Assim, é importante deixar de lado, nesse momento, qualquer coisa que tire o seu foco ou que sirva como distração. 

Busque alternativas para ganhar dinheiro extra

Caso você não faça parte do time que conseguiu ingressar na faculdade com bolsa de 100%, será preciso buscar alternativas para ganhar dinheiro extra. Apenas assim será possível custear o valor total das mensalidades da graduação.

Felizmente, existem formas simples de trabalhar e dar continuidade aos estudos. Se não for possível assumir um cargo fixo enquanto estiver no curso superior, você pode prestar monitorias em alguma disciplina que domina, atuar com vendas ou consultoria em educação, e oferecer seus serviços como freelancer. Além de gerar renda extra, você ainda pode agregar as experiências ao seu currículo profissional.

Procure um estágio remunerado na área de estudo

Outra dica é procurar um estágio remunerado em sua área de estudo. É interessante buscar a inserção no setor do seu curso para ganhar experiência durante a graduação pois, ao se formar, você já estará bastante familiarizado com a rotina de trabalho.

Além de ter um currículo mais valorizado, isso ainda será um diferencial para os recrutadores, que geralmente preferem candidatos com diferenciais e alguma trajetória profissional. 

Caso você tenha entrado no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), saiba que um bolsista do Prouni pode trancar a faculdade sob algumas condições e por um prazo previamente estipulado. Mesmo assim, o trancamento deve ser a sua última opção, pois você acabará atrasando a sua formação acadêmica.

Está esperando o que para iniciar a graduação?

Aqui na Anhanguera, oferecemos diversas opções de descontos e bolsas de estudo com mensalidades acessíveis a quem precisa trabalhar e pagar a faculdade ao mesmo tempo. Além disso, oferecemos diferentes modalidades de graduação para que você consiga conciliar os compromissos pessoais e profissionais, sem deixar nenhuma atividade de lado.

Então, aproveite a visita para conhecer agora mesmo os cursos semipresenciais da Anhanguera e como funciona essa vantajosa modalidade de estudo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.