Quanto tempo dura a faculdade de Agronomia? Confira!

Homem com chapéu em plantação de milho

Se você tem vontade de se tornar especialista no setor agrícola, já deve ter se perguntado qual é a duração de Agronomia, não é? Essa é a formação dedicada a formar profissionais nessa ciência multidisciplinar da produção de alimentos, e saber quanto tempo dura o curso é muito importante.

Afinal, é preciso se preparar para os anos de estudo que vêm pela frente. Pensando nisso, preparamos este post para apresentar a carga horária total da faculdade de Agronomia, além de trazer outras informações relevantes para você se planejar. Continue a leitura e confira!

Quanto tempo dura o curso de Agronomia?

Na Anhanguera, a duração média é de 5 anos (10 semestres), com uma carga horária total de 3.600 horas.

Durante o período de graduação, você entrará em contato com várias matérias teóricas e práticas fundamentais para a sua formação, além de realizar estágios obrigatórios e um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Como são divididos os semestres em Agronomia? 

Em geral, os primeiros semestres do curso são mais introdutórios, trazendo matérias que dão base à Agronomia. Conforme os estudantes avançam no conteúdo, são introduzidas disciplinas mais específicas e práticas.

Nos últimos semestres do curso, você realiza os estágios e desenvolve o TCC.

Veja a grade curricular do curso!

  • Agrometeorologia;
  • Agronomia, Ciência e Tecnologia;
  • Bioquímica Geral;
  • Bovinocultura, Suinocultura e Avicultura;
  • Ciência do Solo: Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas;
  • Ciência do Solo: Física e Conservação do Solo e Água;
  • Ciência do Solo: Gênese, Morfologia e Classificação;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Construções Rurais;
  • Controle de Plantas Daninhas;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Ecologia Agrícola;
  • Economia e Administração Rural;
  • Entomologia Aplicada à Agronomia;
  • Física Geral;
  • Fitopatologia;
  • Fitotecnia: Algodão e Café;
  • Fitotecnia: Arroz, Feijão, Trigo e Mandioca;
  • Forragicultura e Nutrição Animal;
  • Fundamentos do Cálculo Aplicado;
  • Fundamentos da Química Orgânica;
  • Hidráulica e Hidrometria;
  • Manejo e Produção Florestal;
  • Máquinas e Mecanização Agrícola;
  • Microbiologia Agrícola;
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal;
  • Política Agrícola;
  • Química Geral;
  • Topografia e Georreferenciamento;
  • Zoologia Geral.
Vista aérea de construções em fazenda
Construções rurais é uma das matérias do curso

Para construir uma profissão em Agronomia, é preciso fazer um Bacharelado, que é um curso mais amplo e que aborda genericamente todas as áreas de atuação em Agronomia. Esse tipo de formação, como dito, dura 5 anos, mas existem alternativas para quem não quer cursar o Bacharelado em Agronomia que têm durações um pouco menores.

Por exemplo, você pode encontrar no mercado o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias (4 anos, em média) e Tecnólogos em áreas correlatas, como Gestão de Agronegócio (3 anos, em média).

Porém, é importante notar que eles proporcionam áreas de atuação diferentes. A Licenciatura é mais voltada para a preparação de profissionais que desejam atuar como professores. Já os Tecnólogos, caracterizados por serem mais práticos, têm um teor mais técnico, para atuações mais direcionadas no mercado de trabalho.

Existem diferentes durações de acordo com a modalidade?

Não costuma existir muita diferença de duração conforme a modalidade de ensino. Afinal, os cursos a distância (EAD) seguem as mesmas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) em relação à carga horária e aos pressupostos para a formação dos estudantes.

O que acontece é que, por permitir uma flexibilidade maior na organização da rotina, os cursos a distância podem ser mais fáceis de conduzir, sobretudo para quem tem agendas cheias e horários escassos. Isso também vale para os cursos semipresenciais, que também se referem à modalidade EAD, mas com atividades presenciais de duas a três vezes por semana. 

Não é raro que estudantes de cursos presenciais que trabalham, por exemplo, tenham problemas em conciliar as aulas na rotina já apertada, podendo trancar matérias e atrasar a conclusão do curso. Porém, oficialmente, a duração é a mesma.

Moça mexendo em celular com laptop no colo
O curso a distância é mais fácil para quem tem uma rotina apertada

Como conciliar trabalho e estudos em Agronomia?

A graduação em Agronomia é bastante exigente e, por isso, pode ser desafiador conciliá-la com um emprego. Porém, essa não é uma missão impossível: a palavra-chave é organização. Para começar, é fundamental estabelecer uma rotina, com os horários dedicados a cada atividade.

Para organizar e cumprir essa agenda, a dica é usar ferramentas que facilitam a gestão de tempo, como calendários, lembretes, planners e aplicativos de gestão de tarefas. Agora, veja algumas dicas para tornar possível a gestão de tantos compromissos!

Rotina de estudos em Agronomia

Desenvolva um cronograma semanal que inclua períodos regulares de estudo, mesmo que o seu curso seja EAD. Consistência é fundamental para assimilar o extenso conteúdo de Agronomia e não deixar que as tarefas se tornem uma “bola de neve”.

Descubra em quais momentos do dia você tem mais atenção e disposição e reserve esses períodos para atividades acadêmicas mais desafiadoras. Se possível, tente otimizar suas demandas, por exemplo, usando intervalos do trabalho para revisar materiais da faculdade e usando o tempo de deslocamento, se houver, para colocar as leituras em dia.

Carga horária de trabalho ideal

Determine a carga horária de trabalho que permitirá conciliar efetivamente seus estudos. Às vezes, é necessário ajustar a carga horária do emprego durante períodos acadêmicos intensos, mesmo que você tenha uma pequena queda nos seus rendimentos financeiros.

Se possível, busque opções de trabalho remoto para “ganhar” o tempo que seria utilizado no deslocamento e ter mais flexibilidade para organizar suas demandas.

Escolha do turno ideal de estudos em Agronomia

Escolha um turno de estudos que não entre em conflito com seu horário de trabalho. Isso pode envolver a seleção de aulas noturnas, finais de semana ou formatos flexíveis, como a EAD.

Escolha da modalidade ideal em Agronomia

Como dito acima, se a flexibilidade for crucial devido ao trabalho, as modalidades com aulas EAD ou semipresenciais podem ser mais adequadas.

No entanto, dependendo do seu perfil de estudante, a faculdade presencial pode ser mais vantajosa se há muitos compromissos para conciliar. É o caso de quem tem o hábito de procrastinar e pode ter mais dificuldade de manter os estudos em dia se a rotina for muito exaustiva e houver tanta flexibilidade nos estudos.

Moça em laboratório analisando plantas
A faculdade presencial é uma boa opção para quem procrastina

A partir de que momento o TCC é desenvolvido?

O trabalho de conclusão de curso é desenvolvido ao longo dos dois últimos semestres, mas você pode começar a pensar no seu tema antes disso, e até mesmo conversar com professores que poderão orientar o projeto.

Trata-se de uma pesquisa científica, muitas vezes acompanhada de estudos de caso ou experiências de campo, nos quais você pode explorar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação e direcionar seus estudos para um tema de seu interesse.

O fruto desse projeto é apresentado aos docentes por meio de um trabalho escrito (normalmente, uma monografia) e muitas vezes há uma apresentação oral: a defesa de TCC. A aprovação é um requisito para a conclusão do curso.

É possível se formar em Agronomia em menos tempo?

O tempo mínimo de duração de uma graduação é definido pelo MEC, levando em conta o conteúdo programático. Assim, as instituições de ensino precisam seguir essa recomendação para serem válidas, mas o tempo de duração pode variar de acordo com alguns fatores.

Um deles é a existência de DPs, ou dependência de disciplinas, que acontecem quando os alunos não conseguem ser aprovados em determinada matéria. Por isso, é necessário refazê-la em algum dos semestres seguintes, o que pode estender o tempo de formação.

Também vale notar que as matérias são organizadas por créditos estudantis, que equivalem a uma certa quantidade de horas de aula ou de estudo. Essa medida pode variar um pouco de faculdade para faculdade.

Matérias optativas em Agronomia

As matérias optativas em Agronomia oferecem aos estudantes a oportunidade de personalizar parte de sua formação, escolhendo disciplinas que estejam alinhadas aos seus interesses específicos e metas profissionais. 

Normalmente, há uma quantidade mínima de créditos optativos que deve ser cursada para obter o diploma. Muitas faculdades oferecem optativas interessantes para o mercado de trabalho, como empreendedorismo, design thinking e metodologias ágeis. 

Rapaz colando notas autoadesivas em vidro
Design Thinking é uma possibilidade de matéria optativa

Adiantamento de matérias em Agronomia

O adiantamento de matérias em Agronomia refere-se à possibilidade de cursar disciplinas antes do cronograma regular, puxando-as para semestres anteriores. Essa possibilidade nem sempre é possível, visto que o entendimento de matérias mais avançadas muitas vezes exige o cumprimento de outras antes, ou seja, há uma progressão de estudos que deve ser respeitada. 

Além disso, as instituições de ensino seguem as diretrizes programáticas e de carga horária definidas pelo MEC. Por isso, é preciso consultar as políticas de ensino da faculdade.

Em situações em que o adiantamento é permitido, estudantes de Agronomia, especialmente aqueles com conhecimento prévio de áreas relacionadas, podem considerar adiantar disciplinas como Política Agrícola e Ecologia Agrícola.

Essas são geralmente consideradas matérias de base que não requerem pré-requisitos complexos e proporcionam conhecimentos fundamentais que podem ser aplicados em estudos mais avançados sem prejuízo acadêmico.

Eliminação de matérias da grade de Agronomia

Muitos estudantes que cursam uma segunda graduação na mesma área (ou correlata) usam alguns créditos do primeiro curso por meio da eliminação de matérias. 

Para tanto, é preciso solicitar a análise do histórico da graduação anterior, sendo que os coordenadores do curso avaliam se realmente há compatibilidade nos programas das disciplinas já cursadas e, se for o caso, eliminam da grade atual, reconhecendo os créditos correspondentes.

Por exemplo, um estudante que já completou uma graduação em Biologia poderá ter disciplinas como Genética, Biologia Celular, Química e Ecologia reconhecidas e eliminadas da sua nova grade em Agronomia, desde que haja equivalência nos conteúdos e cargas horárias estudadas.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Se você quer estudar em uma das melhores faculdades de Agronomia para ter sucesso no mercado de trabalho, saiba que a Anhanguera está de portas abertas! O nosso foco é na formação de excelência dos alunos e, por isso, você terá aulas com um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores experientes.

Além disso, o valor da faculdade de Agronomia é acessível e cabe no seu bolso. Para conferir os valores atualizados, não deixe de acessar o nosso site. Também temos bolsas de estudos, formas de ingresso facilitadas e infraestrutura de ponta. 

Confira também: no Papo Reto, conheça melhor sobre as matérias de Agronomia!

Play video Play video

Agora é com você!

Como vimos, o Bacharelado em Agronomia dura 5 anos, em que são distribuídas todas as matérias e atividades que você precisa realizar para ter uma excelente formação. Agora que já sabe tudo sobre a duração de Agronomia, invista no seu futuro. Estude na Anhanguera e destaque-se no mercado!

É fácil: inscreva-se no vestibular e dê o primeiro passo ainda hoje!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 43

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados