6 ideias criativas de renda extra na faculdade

6ideiascriativasderendaextranafaculdade

Cursar o ensino superior traz desafios que impactam vários aspectos da rotina. Nessa fase tão importante da vida, muitas pessoas precisam buscar alternativas para fazer uma renda extra na faculdade. Afinal, é preciso arcar com os gastos relacionados a materiais didáticos, transporte, alimentação e mensalidade.

Sabemos que assumir uma nova função para complementar o orçamento nem sempre é fácil, principalmente para quem trabalha e estuda de forma simultânea. Nesses casos, vale a pena focar serviços criativos e atividades que permitam explorar diferentes habilidades.

Que tal ver alguns exemplos para você apostar enquanto estiver na graduação? Prossiga com a leitura e confira as opções que preparamos!

1. Trabalhe com a revenda de produtos

Essa é, talvez, uma das formas mais conhecidas e utilizadas por pessoas que pretendem obter uma renda extra. A popularidade se dá por conta da flexibilidade que a atividade proporciona, já que não exige o cumprimento de metas ou de horários específicos.

Há uma série de produtos para escolher, como cosméticos, vestimentas e acessórios. É importante avaliar as opções e selecionar itens com os quais você se identifica. Dessa forma, terá grandes chances de fazer uma boa apresentação das mercadorias para atrair o interesse da clientela.

A vantagem é que muitas marcas trabalham com venda em catálogos, por isso, não demandam nenhum tipo de investimento. Trata-se de uma condição excelente para estudantes que estão com o orçamento apertado e não querem perder a oportunidade de fazer um bom dinheirinho.

Aos poucos, você ganhará experiência na arte de divulgar e vender seus produtos. O destino do lucro dependerá de seus objetivos. Ele pode ser aplicado no desenvolvimento de um projeto pessoal, na quitação de possíveis dívidas e até no pagamento da faculdade, por exemplo.

2. Procure um programa de estágio remunerado

Que tal saber como ganhar renda extra na faculdade e, de quebra, se preparar para o mercado de trabalho? Isso é possível para quem investe em um programa de estágio com remuneração. Hoje, muitas instituições de ensino, inclusive a Anhanguera, fecham parcerias com empresas para receber estudantes das mais diversas áreas.

Comparado a um emprego normal, o estágio tem uma carga horária mais curta, e suas atividades costumam ser mais leves. Tal condição proporciona tranquilidade para o estudante dar conta de exercer suas funções dentro da organização escolhida, sem comprometer o desempenho na faculdade.

Outro ponto a favor dessa opção está na obtenção de conhecimentos e de experiência. Você poderá fixar o que aprendeu em sala de aula e terá contato com a rotina típica da sua área de interesse. Se organizar a agenda certinho, será fácil manter as obrigações do emprego e estágio em dia.

3. Dê monitorias aos alunos de outros períodos

Para um graduando que deseja dar o melhor de si nas aulas, toda ajuda é bem-vinda. De fato, para muitos estudantes, a revisão de um conteúdo específico pode ser reforçada se for conduzida por alguém que já enfrentou todas as etapas da disciplina.

Você, inclusive, deve conhecer colegas ou já ouviu falar de pessoas que atuam em monitorias dentro do ambiente de ensino — dando aulas ou administrando espaços. Então, por que não se candidatar às vagas disponíveis e se tornar o próximo tutor das turmas de outros períodos?

Além de testar suas habilidades para a docência, receberá dinheiro pelo tempo dedicado aos alunos que têm dúvidas sobre determinada matéria. Perceba, também, que estamos falando de uma excelente forma de conciliar trabalho e estudo em uma única atividade.

Cabe destacar que o valor pago pelas monitorias varia de uma instituição para outra. Logo, o ideal é entrar em contato com a pessoa que organiza o processo seletivo para se informar sobre a remuneração e outros detalhes relevantes.

4. Ofereça aulas particulares

O ensino de conceitos, fórmulas e outras informações é uma das principais formas de renda extra na faculdade. Parecida com uma proposta de monitoria, essa atividade deve considerar o perfil e as necessidades do público que terá contato com os conteúdos abordados.

Assim, considerando que você está na graduação, uma boa estratégia é focar aulas particulares para estudantes do ensino médio. Aproveite o domínio de alguma disciplina, como matemática ou geografia, e cobre pelo reforço oferecido aos seus clientes.

Se você vai muito bem em alguma matéria da faculdade, nada impede que comece a oferecer aulas para seus próprios colegas. Em todo caso, é importante divulgar a proposta aos amigos e aos familiares para que todos repassem seu anúncio de serviço, garantindo que ele tenha um bom alcance.

5. Prepare e comercialize lanches

Ainda não sabe como ter renda extra para pagar a faculdade ou investir em seus sonhos? Pois saiba que a solução pode estar em suas mãos, se elas forem habilidosas para preparar alguns quitutes. Opções como sanduíche, brigadeiro, cupcake, empada e bombom são muito procuradas pelas pessoas.

Mesmo que você não tenha o segredo das melhores receitas de doces e salgados, nunca é tarde para aprender e testar novos pratos. Com a ajuda da internet, então, qualquer pessoa consegue aprimorar a forma de cozinhar e transformar simples ingredientes em produtos deliciosos!

A parte boa é que comida agrada todo mundo. Então, pode ter certeza de que conseguirá vender seus lanches em praticamente todos os lugares: faculdade, rua, vizinhança, local de trabalho etc. Dependendo da demanda, compensa até pensar em oferecer encomendas para ganhar dinheiro em longo prazo.

6. Seja um freelancer

Está aí mais uma opção que merecia aparecer entre as ideias criativas para renda extra na faculdade. Afinal de contas, ser freelancer é executar trabalhos e serviços para pessoas ou empresas sem a necessidade de estabelecer um vínculo empregatício.

Você pode atuar em diversas áreas, mas priorize aquelas nas quais terá condições de dar o seu melhor. É possível, por exemplo, trabalhar como redator, designer, tradutor, editor, fotógrafo, e muito mais. Além disso, boa parte de seus anúncios pode ser feita na internet, em plataformas específicas para freelas.

Perceba que opções não faltam quando a finalidade é buscar novas formas de fazer dinheiro. Com o montante obtido, você poderá criar uma reserva financeira, pagar contas atrasadas, adquirir bens e serviços, investir em sua carreira e viver com mais tranquilidade.

Lembre-se de que não há uma ideia melhor ou mais atrativa para garantir renda extra na faculdade. A opção certa virá após uma análise cuidadosa de sua rotina, preferências, habilidades e objetivos. Então, reflita sobre as sugestões apresentadas e tome a decisão que mudará sua condição para melhor.

E já que o assunto envolve dinheiro, que tal aprender mais sobre planejamento financeiro? Acesse o próximo post e descubra como conquistar a estabilidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.