Quanto economizar por mês para sua reserva financeira e como fazê-lo?

quantoeconomizarpormesparasuareservafinanceiraecomofazelo

Ter uma reserva financeira é uma ótima estratégia para viver com mais tranquilidade. Afinal, dessa forma, você não passará por tanto aperto financeiro e nem ficará muito exposto aos imprevistos. Mas como guardar dinheiro e quanto economizar por mês para montar sua reserva?

Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas — e podem existir respostas bastante diferentes por aí. Então, nem sempre é fácil responder a essa pergunta. Mas nós preparamos um post completo para ajudar você a analisar suas contas e chegar ao melhor valor para ser poupado. Acompanhe!

O que é e qual a importância da reserva financeira?

Uma reserva financeira nada mais é do que uma quantia de dinheiro que você separa do que é usado mensalmente. Assim, esse valor é poupado e fica disponível para ser aplicado na realização de determinados objetivos — ou para ajudá-lo diante de um imprevisto ou emergência.

Ter uma reserva financeira é relevante por diversos motivos. Um deles é a possibilidade de arcar com gastos não planejados e passar por períodos difíceis sem precisar recorrer a dívidas que desequilibrem seu orçamento.

Outra vantagem de ter um dinheiro sobrando na conta é usufruir de mais liberdade nas suas escolhas. Você tem melhores condições, por exemplo, para decidir algo na sua vida profissional ou aproveitar oportunidades, como uma viagem fora de época.

Além disso, o ato de poupar dinheiro também facilita seu planejamento financeiro e a conquista de objetivos no futuro. Imagine que você deseja concluir o ensino superior: definir um valor a ser reservado todos os meses para isso vai tornar mais fácil a realização desse sonho.

Quanto economizar por mês?

Muitas pessoas já reconhecem a importância de ter uma reserva financeira, mas não sabem ao certo o quanto devem economizar todos os meses. A verdade é que não há uma resposta ideal para essa pergunta. Afinal, ela depende diretamente das condições financeiras de cada um.

Uma meta que pode ser aplicada para a maioria das pessoas é poupar, pelo menos, 10% do salário. Quem não consegue fazer isso de início pode começar com valores menores — como 5% — e ir aumentando aos poucos.

O valor poupado por mês não é o único fator importante quando se monta uma reserva financeira. Os objetivos que você tem para o dinheiro também precisam ser considerados. Nesse sentido, você pode definir diferentes percentuais para cada um deles.

Aqueles que têm maior flexibilidade no uso da renda conseguem aumentar a porcentagem poupada, realizando ainda mais rápido seus planos. Isso depende não só das suas condições financeiras, mas, principalmente, de como seu orçamento pode ser otimizado.

Como fazer economia sem prejudicar a qualidade de vida?

É comum vermos uma relação equivocada entre economia e perda de qualidade de vida. Na verdade, esses conceitos não são excludentes. Pelo contrário, economizar pode ser exatamente o que você precisa para aproveitar a vida — agora e no futuro.

Realizar boas escolhas no seu dia a dia é uma forma de fazer o seu dinheiro render mais e proporcionar maior felicidade. Nesse sentido, a qualidade de vida não tem relação apenas com o quanto se ganha, mas em como se usa a renda. Confira algumas dicas para otimizar seu orçamento mensal!

Eleja prioridades

Você já teve a sensação de ter gastado todo o seu salário e não ter conseguido fazer tudo o que queria no mês? Um dos principais motivos para isso é a falta de prioridades. Com isso, os gastos vão sendo feitos sem que se dê preferência ao mais importante.

A solução para esse problema é definir o que é mais relevante para você. Se fazer um curso é seu maior objetivo, é possível cortar outros gastos menos relevantes para realizar o projeto que você considera como prioridade.

Use aplicativos para controle das finanças

Depois de eleger suas prioridades, é importante montar um planejamento financeiro. O objetivo desse passo é analisar seu orçamento atual e colocar tetos de gastos para permitir que seu dinheiro seja utilizado de maneira mais eficiente.

Um grande aliado nessa tarefa é um aplicativo de controle financeiro. Ele permite que você registre todos os seus gastos diários para acompanhar de perto o orçamento. Assim, fica mais fácil manter tudo sobre controle e focar nas suas metas. Esse registro também pode ser feito em uma planilha no computador, se você preferir.

Faça planos de curto, médio e longo prazo

Para montar uma reserva financeira você precisa de motivação, certo? Cada pessoa tem motivos diferentes para fazer isso — e se lembrar disso frequentemente ajuda a não perder o foco da economia.

Então, a dica é traçar seus planos de médio e longo prazo. Por exemplo, fazer faculdade para mudar de vida, abrir a própria empresa, fazer uma pós-graduação etc. Anote os seus desejos para o futuro e calcule quanto de dinheiro deve ser poupado para cada um deles.

Reveja gastos mensais

É preciso se planejar para que o seu dinheiro seja suficiente para custear seus gastos mensais e também para realizar seus projetos futuros. Por isso, um passo essencial é rever suas contas atuais. Sabia que é possível economizar muito negociando seus planos de celular, internet, conta bancária etc?

Buscar alternativas de lazer gratuitas ou mais baratas é outra estratégia interessante para diminuir gastos e conseguir economizar todo mês. Além disso, pesquise preços e busque sempre o melhor custo-benefício quando for realizar alguma compra.

Invista o dinheiro poupado

Mais uma dica central para quem quer obter mais organização financeira é investir o dinheiro poupado. Afinal, há um grande risco de gastar sua reserva se ela fica junto com o restante da renda na conta-corrente.

O mais indicado é deixá-la em algum investimento onde o dinheiro possa ficar protegido e ainda render juros. A poupança é a aplicação mais utilizada, mas você pode investir também em títulos públicos ou privados.

Agora você sabe que o quanto economizar por mês depende do seu planejamento. Seguindo nossas dicas fica mais fácil se organizar melhor e conseguir poupar um bom valor todos os meses. Depois de definir o quanto será poupado, procure separar a quantia logo no começo do mês — assim, sua reserva fica garantida!

Você sabia que a capacitação profissional é fundamental para quem quer aumentar sua renda ao longo do tempo? Por isso, confira como estar preparado para o mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content