Quanto tempo dura Publicidade e propaganda? Confira!

Publicidade e Propaganda quantos anos

Você sabe quantos anos dura a faculdade de Publicidade e Propaganda? Além de pesquisar sobre as características da graduação, a grade curricular e a modalidade de ensino, também é fundamental ficar atento sobre quantos semestres têm o curso.

Isso porque, dependendo da duração, muitos estudantes podem deixar de lado o sonho de ingressar no ensino superior. Por isso, ficar de olho nesse detalhe é muito importante. Neste post, mostraremos quanto tempo dura a faculdade de Publicidade e Propaganda. Confira!

Quanto tempo dura o curso de Publicidade e Propaganda?

Afinal, qual a duração do curso de Publicidade e Propaganda? Na Anhanguera, o tempo médio é de 04 anos, com um total de 08 semestres (2.700 horas). Nesse período, você estudará diversas disciplinas teóricas, além de ter a oportunidade de fazer estágios obrigatórios e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A carga horário está dividida entre os semestres da seguinte maneira:

  • 1º semestre: 310 horas;
  • 2º semestre: 310 horas;
  • 3º semestre: 310 horas;
  • 4º semestre: 360 horas;
  • 5º semestre: 310 horas;
  • 6º semestre: 310 horas;
  • 7º semestre: 260 horas;
  • 8º semestre: 300 horas.
Moça fazendo apresentação em sala de faculdade
O TCC faz parte dos 4 anos de Publicidade e Propaganda

Como são divididos os semestres em Publicidade e Propaganda? 

Um curso de nível superior é dividido em períodos (ou semestres) e, em cada semestre, são ministrados conteúdos de matérias da matriz curricular correspondente. As cargas horárias das disciplinas correspondem aos créditos.

Cada uma contabiliza uma quantidade específica de créditos, já que depende das horas que devem ser cursadas. Apesar de a matriz curricular ser dividida por período, o tempo de curso pode variar entre os alunos.

Os motivos para isso são: dependência de disciplinas (DPs), trancamento de alguma matéria, aproveitamento de créditos, entre outros. Abaixo, você vai conhecer alguns conteúdos estudados no curso de Publicidade e Propaganda separadas por período!

1.º semestre

  • Estética e História da Arte;
  • Sistemas Brasileiros de Comunicação.

2.º semestre

  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Legislação e Ética na Comunicação.

3.º semestre

  • Criação Publicitária;
  • Metodologia Científica.

4.º semestre

  • Análise do Discurso;
  • Propaganda Política.

5.º semestre

  • Criação Publicitária para TV e Cinema;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação.

6.º semestre

  • Direção de Arte;
  • Gerenciamento de Marcas.

7.º semestre

  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais;
  • Trabalho de Conclusão de Curso I.

8.º semestre

  • Comunicação Integrada Organizacional;
  • Gestão e Planejamento de Mídia.
Moça com claquete em estúdio
“Criação Publicitária para TV e Cinema” é uma disciplina do curso

Os cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológo em Publicidade e Propaganda abrangem uma mesma área de formação por perspectivas diferentes. Por isso, podem, sim, ter um tempo de duração distinto. O que va determinar a duração desses cursos é, na verdade, a quantidade de conteúdo que o estudante aprenderá ao longo de cada um deles.

No bacharelado, que é uma formação mais abrangente, por exemplo, o estudante tem acesso a uma gama muito mais ampla de conteúdos. Com isso, o curso pode ter uma duração de, aproximadamente, 04 anos — variando conforme o número de disciplinas cursadas pelo estudante em cada semestre.

No caso da licenciatura, a lógica é a mesma. A diferença, nesse caso, é o enfoque dado em sala de aula, ou seja, os conteúdos mudam, mas a duração da grade curricular não. Logo, os cursos de licenciatura também costumam ter uma média de duração de 04 anos.

Já os tecnólogos são cursos mais enxutos e especificamente voltados para a parte prática da profissão de Publicidade e Propaganda. Em função disso, sua duração também acaba sendo menor. Por dispensar algumas disciplinas mais teóricas, o tecnológo em Publicidade e Propaganda pode durar em torno de 02 ou 03 anos.

Existem diferentes durações de acordo com a modalidade?

As durações do curso de Publicidade e Propaganda em relação à modalidade de ensino não sofrem nenhuma alteração entre elas. Tanto o EaD, quanto o semipresencial e o presencial, têm a mesma duração. No entanto, cada uma delas tem especificidades que devem ser consideradas.

EaD

Os cursos EaD costumam ser os mais flexíveis quando se trata de encaixar as aulas na rotina do estudante. Por isso, é possível que o aluno se comprometa com mais disciplinas por semestre — o que pode, sim, diminuir o tempo total da sua formação em relação às demais modalidades.

Semi

Em cursos semipresenciais, existe uma certa flexibilidade para encaixar disciplinas online, mas outras ainda precisam ser cursadas presencialmente. Com isso, há uma demanda de encaixe de agendas, o que pode fazer com que o estudante demore um pouco mais para concluir sua graduação.

rapaz estudando com computador em biblioteca
No curso semi é preciso encaixar matérias online com presenciais

Presencial

Já o curso de Publicidade e Propaganda Presencial é o menos flexível entre todos. É preciso que a instituição de ensino oferte as disciplinas com base no número mínimo de alunos e que tenha estudantes suficientes interessados em cursá-las no semestre. Em geral, isso pode retardar a conclusão do curso em função de algumas indisponibilidades de agenda.

Como conciliar trabalho e estudos em Publicidade e Propaganda?

Para conciliar o trabalho e os estudos em Publicidade e Propaganda, o ideal é entender como montar uma rotina de estudos, definir uma carga de trabalho ideal, escolher o melhor turno de estudos e a modalidade de ensino que melhor se encaixa na sua rotina. Saiba mais!

Rotina de estudos em Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Progranda exige que você esteja sempre praticando seus conhecimentos. Por isso, é importante reservar um tempo para assistir as aulas, revisar os conteúdos e exercitar seus aprendizados. Isso exige que seus turnos sejam bem distribuídos. Uma dica bacana é dividir sua rotina em 3 turnos (ou momentos) diferentes, um para cada finalidade.

Carga horária de trabalho ideal

Para conseguir estudar, revisar e praticar tudo o que você aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda, o ideal é uma carga horária de trabalho que proporcione tempo livre para o estudos. Por isso, o mais indicado é que você foque em estágios de 06 diárias, por exemplo, em detrimento de empregos que exigem 08 horas de disponibilidade.

Escolha do turno ideal de estudos em Publicidade e Propaganda

A escolha do turno ideal de estudos em Publicidade e Propaganda vai depender, sobretudo: do turno em que você trabalha e dos horários que a faculdade disponibiliza as aulas. Se for presencial, por exemplo, você terá que encaixar seus horários de aula de acordo com o cronograma da instituição.

Escolha da modalidade ideal em Publicidade e Propaganda

A escolha da modalidade ideal em Publicidade e Propagando tem muito a ver com a carga horária de trabalho que você cumpre diariamente, o local onde você mora e o tempo que você tem livre. Quanto mais flexível for sua rotina, mais fácil será se adaptar ao presencial. Quanto menos flexível, mais necessário se faz o EaD.

Rapaz descansando com computador no colo e sentado em sofá
Para rotinas flexíveis é mais fácil adotar o curso com aulas presenciais

A partir de que momento o TCC é desenvolvido?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda é desenvolvido na reta final do curso. Ele está misturado às discplinas finais, justamente para possibilitar que o estudante tenha mais acesso aos aspectos práticos da sua profissão enquanto conclui a graduação.

É possível se formar em Publicidade e Propaganda em menos tempo?

Se você quiser, é possível se formar em Publicidade e Propagando em menos tempo. A seguir, elencamos algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Acompanhe!

Matérias optativas no Publicidade e Propaganda

As matérias optativas do curso de Publicidade e Propaganda servem justamente para complementar seus conhecimentos e enriquecer sua formação acadêmica. No entanto, se a intenção for diminuir o tempo do curso, você pode escolher não cursá-las.

Adiantamento de matérias Publicidade e Propaganda

Também é possível adiantar algumas disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda. Nesse caso, é preciso cursá-las de forma virtual, no EaD, avançando pelos conhecimentos no seu próprio ritmo e concluindo as matérias conforme o seu tempo.

Eliminação de matérias da grade no curso de Publicidade e Propaganda

Ainda é possível eliminar algumas matérias da grade do curso de Publicidade e Propaganda. Para isso, é necessário que você já tenha cursado essas disciplinas dentro de algum outro curso e que esse aprendizado seja equivalente aos conteúdos que você aprenderia nas matérias regulares.

A Anhanguera é uma instituição de ensino que tem o objetivo de oferecer a melhor formação aos alunos por meio de uma metodologia moderna, infraestrutura completa e matriz curricular atualizada. O nosso corpo docente é formado por mestres e doutores especialistas, prontos e à disposição para tirar as suas dúvidas e apresentar as principais áreas da Publicidade e Propaganda.

Além disso, oferecemos mensalidades com preços especiais e diferenciados, além de bolsas de estudo que dão aquela ajudinha a mais no valor da faculdade de Publicidade e Propaganda. Por fim, você encontrará formas de ingresso facilitadas e acesso ao Canal Conecta, portal que incentiva a sua entrada no ensino superior.

Saiba também: entenda melhor como funciona Publicidade e Propaganda na Anhanguera!

Play video Play video

Estude na Anhanguera!

Agora que já sabe quantos anos dura a faculdade de Publicidade e Propaganda, a hora é agora. Escolha a Anhanguera para estudar e tenha acesso a um ótimo ensino!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Publicidade e Propaganda na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados