Afinal, qual é a diferença entre Publicidade e Propaganda?

diferença entre Publicidade e Propaganda

Você provavelmente já ouviu os termos Publicidade e Propaganda juntos, não é? Essas duas áreas andam sempre lado a lado, mas você já parou para pensar que se tratam de coisas diferentes? Embora sejam usados de forma indistinta no Brasil, os dois termos não são sinônimos e se referem a áreas com objetivos diferentes.

Assim, se você tem interesse em fazer o curso de Publicidade e Propaganda, é interessante entender desde já as diferenças entre essas duas áreas. Até porque cada uma tem possibilidades de atuação distintas. Então, conhecê-las pode ajudar na hora de escolher um foco para a sua futura carreira.

Continue a leitura e confira em detalhes a diferença entre Publicidade e Propaganda e como elas têm aplicações diferentes no mercado!

O que é Propaganda?

A propaganda é, por definição, uma atividade associada à divulgação de ideias — por isso o nome, que vem do verbo propagar. Por exemplo, você deve conhecer o famoso Tio Sam, figura utilizada em diversos cartazes com o objetivo de divulgar a ideia de que o exército dos Estados Unidos precisava do alistamento de jovens para a defesa da nação.

Outro exemplo está na propaganda eleitoral e nos vídeos, textos e imagens divulgados em datas comemorativas. No Dia das Mães, vemos inúmeros materiais circulando com a ideia de celebração da figura materna. No Natal, as propagandas, muitas vezes, associam a festividade às ideias de confraternização em família, e por aí vai.

O que é Publicidade?

A publicidade, por sua vez, tem por objetivo convencer determinado público a consumir produtos, serviços ou marcas. Como o nome indica, a publicidade serve para tornar algo público: são mensagens veiculadas para que as pessoas conheçam as características de determinado produto e, assim, chamar a atenção e promover a aceitação em torno dele.

São exemplos de publicidade:

  • comerciais no rádio ou na TV;
  • anúncios impressos;
  • publicidade online (nas redes sociais, no YouTube etc.);
  • outdoors, cartazes e outros materiais para publicidade externa;
  • amostras de produtos;
  • distribuição de panfletos.

Também é interessante saber a diferença entre Publicidade e Marketing: enquanto o primeiro é mais específico e se refere aos conteúdos de divulgação comercial, o segundo é bem mais abrangente e engloba toda a estratégia para melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

Como a Propaganda se comunica com o consumidor?

Agora que você viu o que é propaganda, sabe que ela nem sempre está associada a algum produto ou marca específico, mas sim a um assunto. Ela serve para trazer à tona um tema e, assim, educar o público, estimulando algum tipo de comportamento ou a adesão a determinadas ideias e princípios.

Dessa forma, podemos dizer que a propaganda se comunica com o consumidor de forma indireta. Uma empresa interessada em vender produtos veganos, por exemplo, pode utilizar a propaganda para veicular a pauta de veganismo e reforçar os problemas ligados à exploração de animais.

Assim, o público que se alinha às ideias propagadas pode se tornar consumidor potencial dos produtos ou serviços daquela empresa. Além disso, por ser indireta, a propaganda nem sempre identifica o patrocinador: o importante é veicular o assunto para educar o público e promover mudanças de atitude.

Como a Publicidade interage com as escolhas do consumidor?

A publicidade é direta: ela pode até mesmo conter informações sobre como o consumidor pode adquirir o produto ou serviço anunciado. Por exemplo, uma chamada para assinatura ou para visita ao site da empresa. Ela interage com as escolhas do consumidor por meio de estratégias para despertar o desejo de compra.

De acordo com o Artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor, “a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal”. Então, os materiais publicitários geralmente deixam bem claro que o objetivo é promover comercialmente o produto, serviço ou marca anunciado.

Quais são as diferenças nas atuações em Propaganda e Publicidade?

Apesar de terem diferenças conceituais, essas são duas áreas da comunicação que andam juntas. Afinal, as estratégias de divulgação de um produto passam por etapas mais indiretas e diretas. Então, na prática, a atuação de alguém formado no curso de Publicidade e Propaganda engloba tanto atividades relacionadas à difusão de ideias como à comunicação explícita de diferenciais da marca.

Existem também algumas profissões alternativas que se relacionam à Publicidade e à Propaganda, como a de criador de conteúdo nas redes sociais — os conhecidos influencers — e a de estrategista de Marketing Digital.

Veja só algumas das principais possibilidades de atuação nas áreas de Publicidade e Propaganda:

  • atendimento — em agências, os profissionais da publicidade são responsáveis por fazer a ponte entre empresas e clientes, desde a coleta de informações sobre o mercado, a elaboração de briefings de campanha, até a produção de materiais;
  • mídia — os profissionais também podem cuidar dos espaços para a veiculação dos materiais de Propaganda e Publicidade, isto é, ser responsáveis pela seleção e administração dos canais de comunicação;
  • criação de conteúdo — a mais conhecida atuação de um publicitário é a criação de conteúdo, desde a execução de ideias até o desenvolvimento de peças publicitárias;
  • planejamento — mais voltado para a parte da Propaganda, o profissional do planejamento realiza pesquisas de mercado, analisa tendências e identifica oportunidades para criar conexões entre as propostas da marca e o perfil do consumidor;
  • social media — as redes sociais fazem tanto sucesso para as estratégias comerciais que se tornaram uma das ferramentas mais importantes de qualquer empresa. Por isso, o profissional pode atuar exclusivamente com a gestão de conteúdos e posicionamentos da marca nas mídias.

Por estarem ligadas, essas áreas são encontradas no mesmo curso aqui na Anhanguera. Independentemente das suas preferências de atuação, lembre-se de que a alta competitividade do mercado exige cada vez mais dos profissionais. Assim, uma formação de qualidade é um pré-requisito para conquistar seu espaço e trilhar uma carreira de sucesso.

Os cursos da Anhanguera proporcionam uma formação dinâmica e contextualizada, que prepara de verdade o futuro profissional para os desafios da área. Tudo isso por meio de um sistema de ensino inovador, com apoio personalizado em todas as fases da sua trajetória acadêmica e com diferentes modalidades de ensino para que você escolha a ideal para a sua rotina.

O curso de Publicidade e Propaganda é a distância, o que dá total liberdade para você escolher quando e onde estudar. Entre os diferenciais da Anhanguera, podemos citar a Aula Destaque e as Habilidades Digitais, disciplinas para desenvolver competências valiosas para o mercado de trabalho.

Por falar nisso, nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, um portal exclusivo com oportunidades de estágio e emprego em diversas empresas pelo país. Demais, não é?

Comece já sua graduação!

Gostou de conhecer a diferença entre Publicidade e Propaganda? Como você viu, essas duas áreas se comunicam de formas diferentes com o consumidor e têm objetivos distintos. Porém, na atuação do profissional, elas funcionam juntas e são igualmente importantes para as estratégias de promoção de determinada marca, produto ou serviço.

Que tal entrar nessa? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e garanta uma formação de qualidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados