Prova EJA na Anhanguera: posso usá-la para me matricular?

prova eja anhanguera

Muitas pessoas têm dúvida se quem faz o supletivo ou a EJA pode fazer faculdade. Na realidade, quando começamos a pensar no ingresso no ensino superior, é preciso ficar por dentro das nossas opções, e a prova EJA Anhanguera é uma alternativa para quem tem o sonho de fazer uma graduação.

Por isso, neste post, resolvemos abordar todas as questões sobre o assunto para que você fique por dentro e descubra como se matricular em um curso superior por meio da prova EJA. Ficou curioso? Então, não pare a sua leitura por aqui. Fique atento e acompanhe até o final!

O que é EJA?

EJA é a sigla utilizada para se referir à Educação de Jovens e Adultos. É uma modalidade de ensino criada pelo governo e que abrange todos os níveis da educação básica, no entanto, é voltada a jovens, adultos e idosos que não concluíram seus estudos na idade apropriada.

Dessa forma, é por meio dela que os alunos retomam sua educação, concluindo a formação básica em menos tempo e estando qualificado para seguir sua jornada no mercado de trabalho. Apesar de muitos fazerem a EJA apenas para concluir os estudos de nível básico, muitos buscam o recurso para poder ingressar no ensino superior.

Hoje, ela é ofertada tanto no ensino presencial quanto na modalidade à distância (EAD). De certa forma, é um modo de democratizar o acesso à rede pública de ensino no país. Para isso, existem duas opções:

  • EJA ensino fundamental — para jovens a partir de 15 anos que não completaram a fase entre o 1.º e 9.º ano, que podem estudar tudo em uma duração média de 2 anos;
  • EJA ensino médio — para alunos com mais de 18 anos que não completaram o ensino médio e podem fazê-lo em até 18 meses.

Comprovando conhecimento suficiente na prova EJA, o aluno é aprovado pelo método de avaliação que apresenta a mesma validade do diploma de ensino médio. Portanto, passa a estar apto para se matricular no ensino superior.

Por que ela é importante?

Você já deve ter percebido que, hoje, para conseguir as melhores vagas de emprego, as empresas pedem pelo menos uma coisa: ensino médio completo. Quando você não preenche esse requisito, acaba perdendo oportunidades.

Ainda que você seja um ótimo profissional, seja muito esforçado ou dê duro para conseguir bons empregos, ter a conclusão do ensino médio é muito útil. Em um primeiro momento, ela vai servir para enriquecer seu currículo, mas você verá que vai bem além disso.

Cursar o ensino fundamental e médio é uma maneira de abrir novas portas para o seu futuro. Isso porque um leque de conhecimentos se abre, despertando novos interesses, desejos e paixões. Algumas delas podem transformar completamente o seu futuro.

Talvez você comece a estudar apenas para retomar um sonho antigo. Talvez seja mesmo em função de uma vaga específica. Mas o que acontece é que, de repente, você pode descobrir uma afinidade imensa com um tipo de conhecimento e se interesse por continuar aprendendo sobre ele, como profissão.

Como a prova da EJA funciona?

Muita gente não sabe que tendo um resultado positivo na prova EJA, ela acaba tendo a mesma validade de um diploma de ensino médio. Com isso, o estudante que conseguir alcançar boa nota já pode fazer a sua inscrição para o vestibular, ainda que não tenha cursado a EJA em si.

Você deve estar se perguntando: mas como assim? Pois é, quem quiser pode estudar por conta própria, sem assistir às aulas da EJA. Conseguir a aprovação na avaliação é o que comprova que aquele aluno está apto, ou seja, que ele conhece e tem domínio sobre o conteúdo aprendido. É o que o qualifica para dar o próximo passo e ingressar em uma graduação.

Há um tempo atrás, a certificação da EJA era conhecida como Exame Supletivo. Sua finalidade era justamente avaliar as competências dos estudantes para determinar se eles podiam receber o certificado de conclusão tanto do ensino fundamental quanto do médio.

Portanto, como a avaliação vale como uma conclusão do ensino médio, se você tem pretensão de cursar o ensino superior, prepare-se para dar os próximos passos. Sugerimos que você já se informe sobre como é a prova do vestibular.

Como se matricular para a prova EJA na Anhanguera?

Em geral, a prova EJA é realizada pelas secretarias de educação municipais ou estaduais. Para tanto, o aluno precisa se informar sobre as datas de inscrição e realização da prova, além dos documentos necessários. Essa inscrição é gratuita e, como você viu, é preciso ter, no mínimo, 15 anos para fazer a prova do ensino fundamental e 18 para a do ensino médio.

Além disso, na Anhanguera, você pode conseguir a bolsa EJA e ENCCEJA, para quem quer fazer o curso economizando nas mensalidades. Por isso, descubra como conseguir bolsa de estudo.

É claro que você precisará estudar bastante e se preparar para a avaliação, e isso exigirá de você foco, determinação e disciplina. A partir disso, já é possível começar a estudar para ter a sua aprovação no vestibular.

Quais são os documentos necessários?

Para efetivar a matrícula na EJA, é preciso apresentar uma série de documentos. Portanto, serão solicitados:

  • o comprovante de inscrição online com o número da matrícula;
  • o RG e o CPF do aluno;
  • o RG e o CPF dos pais ou responsáveis por alunos menores de idade;
  • a certidão de nascimento ou de casamento do aluno;
  • o comprovante do tipo sanguíneo e fator RH;
  • o comprovante de residência atualizado;
  • 2 fotos 3×4 recentes.

Com tudo isso organizado, você já pode começar a providenciar essa etapa tão importante na sua preparação e qualificação para o mercado de trabalho. O estudo abre portas para as mais diversas oportunidades que você pode imaginar, desde empregos melhores até alternativas de graduações, especializações e assim por diante.

Pronto para construir um futuro de sucesso?

À medida que você vai ingressando nesse universo, vai descobrindo novos assuntos, outras opções de profissão e desbravando uma carreira mais alinhada com aquilo que você quer. A prova EJA Anhanguera é apenas o primeiro passo na construção de um futuro brilhante.

Já está convencido de que essa é mesmo a melhor opção para você? Então, chega de conversa e comece agora mesmo a descobrir as melhores formas de ingresso na Anhanguera. Inscreva-se!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content