O que é Engenharia de Produção? Como trabalhar na área?

engenheiro de produção

É natural que os alunos que se identificam com as Ciências Exatas fiquem na dúvida sobre qual engenharia fazer. Muita gente tem curiosidade de saber o que é Engenharia de Produção, afinal, é uma área em alta. Trata-se de uma carreira bem versátil, em que, além dos conhecimentos de Cálculo, envolve técnicas de Administração, Economia e até Gestão de Pessoas. Legal, não é?

[hubspot type=cta portal=8726768 id=61404f36-090d-4981-bb3e-87f9a5457de6]

Quer saber mais informações sobre o curso de Engenharia de Produção? Vem com a gente e fique por dentro das principais informações sobre a profissão, que está com o mercado aquecido!

O que é Engenharia de Produção na prática?

Para que você tome a melhor decisão sobre futuro profissional, é preciso pesquisar sobre as carreiras de seu interesse. Aqui você fica sabendo o que faz o engenheiro de produção na prática. Em linhas gerais, ele atua com a otimização de processos em indústrias e em empresas de diferentes portes e setores.

É um profissional que tem conhecimento para realizar planejamentos de forma a obter redução de custos e aumento da produtividade. Ele domina também técnicas de gestão financeira, de pessoas, projetos e materiais e, com isso, pode atuar em diferentes setores para fazer um negócio crescer.

Por tudo isso essa carreira tem um destaque grande, ou seja, há alta procura pelo engenheiro dessa área. Afinal, as organizações querem melhorar os resultados, mas sem que isso signifique um gasto elevado.

A Engenharia de Produção está diretamente ligada à Automatização da Produção e também à Logística, um departamento estratégico dos negócios.

Salário

Quem faz a faculdade de Engenharia de Produção pode ganhar bons salários; afinal, ela está entre as engenharias mais bem-pagas. De acordo com o site Catho, a remuneração do profissional que trabalha como supervisor de produção é, em média, de R$ 4.212,05*. Já quem direciona a carreira para a gestão de projetos pode ganhar em torno de R$ 6.228,85*.

Como funciona o curso de graduação?

O Bacharelado em Engenharia de Produção dura 5 anos e tem uma matriz curricular bem diversificada, unindo matérias teóricas e muitas aulas práticas, que acontecem nos laboratórios.

Nos primeiros períodos do curso, os assuntos são mais gerais, como os conceitos de Matemática, Física, Cálculo e Economia. No decorrer da graduação, as matérias ficam mais direcionadas para preparar o aluno aos desafios do mercado. Entre elas, estão:

  • Administração;
  • Análise de Custos;
  • Ciência dos Materiais;
  • Comportamento Organizacional;
  • Controle de Produção;
  • Controle e Automação de Processos Industriais;
  • Desenvolvimento de Produto;
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Operações e Serviços;
  • Gestão de Projetos;
  • Logística Empresarial;
  • Processos de Fabricação;
  • Resistência dos Materiais;
  • Segurança do Trabalho.

Além de fazer as disciplinas, para obter o diploma, é preciso passar pelo estágio em Engenharia, uma atividade supervisionada que visa conhecer de perto a rotina da área, e ainda apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Graduação de qualidade

Aqui na Anhanguera, o aluno escolhe a modalidade de ensino para fazer essa graduação: pode ser no formato tradicional, que é o presencial, ou o EAD, no modelo de curso semipresencial.

A segunda opção é bem interessante a quem precisa de flexibilidade para estudar, pois a maior parte das disciplinas são acompanhadas online por uma plataforma de ensino. Você só precisa se deslocar até a faculdade no máximo duas vezes por semana para as aulas práticas. Trata-se de um momento voltado ao aprendizado em laboratório e também de encontro com a turma.

Nós nos destacamos com professores altamente qualificados e uma infraestrutura de primeira para você ter uma formação completa e sucesso nessa área.

Outro diferencial é a possibilidade de fazer um monte de cursos online com certificação, sem pagar nada por isso. São oferecidos em parceria com grandes companhias de tecnologia do mundo, como HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO.

Por último, saiba que a Anhanguera conta com a parceria exclusiva do portal de vagas Canal Conecta, o que vai dar aquela força na hora de buscar estágio e emprego.

Preparamos um vídeo incrível para que você conheça todos os diferenciais do nosso curso. Confira:

Quais são as habilidades do engenheiro de produção?

Agora que você já viu as características da Engenharia de Produção, precisa entender quais habilidades são importantes para se dar bem na área. Vamos lá!

O primeiro ponto é ter uma visão global da organização e de suas necessidades para fazer um planejamento do que deve ser feito, como mudança e melhoria de processos, cadeia de produção, escolha de fornecedores e matérias-primas, entre outros pontos.

Além disso, o profissional vai se destacar na área ao desenvolver as seguintes competências:

  • flexibilidade para trabalhar em diferentes setores e projetos;
  • proatividade, para antecipar cenários;
  • trabalho em equipe;
  • boa comunicação;
  • liderança para realizar a gestão de pessoas com eficiência;
  • pensamento analítico.

Quais tendências há no mercado para essa área?

Gostou de conhecer o que é Engenharia de Produção? Então, precisa saber também quais são as tendências para essa área a fim de não perder nenhuma oportunidade. Veja a seguir.

Setor de Qualidade

Área em que o engenheiro de produção define e projeta o sistema de controle de qualidade de todas as fases da produção, gerenciando o trabalho das equipes e identificando erros nos processos.

Logística

Setor estratégico que tem como objetivo garantir agilidade nas entregas, nos estoques e no recebimento de matérias-primas sem que haja perdas de insumos, extravios ou problemas com prazos. Nesse campo, o profissional realiza a projeção da rede de fornecedores e de distribuição, além de gerenciar equipes.

Engenharia de Produto

Aqui o engenheiro de produção trabalha com pesquisas sobre a viabilidade de um produto, além de ter um papel importante nas etapas de seu desenvolvimento. Dessa maneira, os gestores podem decidir se vale a pena ou não lançá-lo no mercado.

Quer cursar uma área em que a empregabilidade é alta? Agora que você já sabe o que é Engenharia de Produção e as boas perspectivas que oferece, pode se planejar e fazer essa graduação. Para não ter erro, escolha uma instituição de ensino de referência: a Anhanguera.

Dê o primeiro passo para construir uma carreira promissora: inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 97

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados