Quais serviços um profissional de logística presta?

profissional prestando serviços de logística

A riqueza de um país tem relação direta com o PIB (Produto Interno Bruto), mas não adianta investir em capacidade produtiva sem pensar no abastecimento e no escoamento da produção. A cadeia de suprimentos é apenas uma das preocupações de quem presta serviço de Logística, um ramo profissional cada vez mais visado no mercado de trabalho.

Há perspectivas de que o Brasil termine a década entre as 10 maiores potências mundiais. Essa posição demanda ações estratégicas de movimentação de cargas, de aquisição e de armazenamento de matéria-prima e de entrega da produção ao consumidor final, pensando em um país de dimensões continentais — ainda mais em tempos de avanço do comércio eletrônico.

O serviço de Logística continua sendo essencial mesmo em época de recessão econômica e crises como a da pandemia de Covid-19. Inclusive, nesses momentos, é necessário adaptar as ações no ramo e reinventar a forma de operacionalizar as atividades para satisfazer a clientela e otimizar a produtividade nas empresas.

Notou como a área apresenta demandas latentes e com continuidade? Então, que tal investir em um curso superior no assunto para fazer carreira nesse setor que só cresce no mercado de trabalho? A Anhanguera traz informação sobre as funções desse profissional. Confira!

Processamento de pedidos

Quando o cliente adquire um bem ou serviço no e-commerce ou na loja física, mas que não será levado por ele, o profissional de logística recebe uma mensagem para se encarregar da entrega dessa compra. Assim acontece o processamento de pedidos, dividido nas seguintes etapas:

  • preparação: levantamento de informações do produto e/ou serviço adquirido;
  • transmissão: o pedido chega à empresa, sendo passado aos responsáveis no centro de distribuição mais perto do cliente final, por exemplo;
  • entrada do pedido: verificação dos dados inseridos no sistema com preparação da carga, liberação do crédito e faturamento;
  • atendimento: etapa em que ocorre a retenção, o empacotamento e o processamento da documentação de embarque da carga;
  • relatório da situação: disponibilidade de informação ao cliente para acompanhar o pedido com o código de rastreamento, por exemplo.

Transporte

É um dos maiores gastos logísticos da organização, o que demanda o gerenciamento inteligente de recursos para otimizar a movimentação de bens e evitar gastos desnecessários e atrasos, ou que a linha de produção pare por falta de abastecimento, por exemplo.

A graduação Tecnológica em Logística ensina as ferramentas e as habilidades necessárias para o profissional do ramo promover a segurança dos motoristas e da carga. Assim, ele cuida dos documentos do frete registrando a prestação do serviço e recolhendo devidamente obrigações tributárias, o que afasta problemas com a fiscalização.

Gestão de estoque

O curso de Logística aqui da Anhanguera capacita o aluno para processar as informações de produtos armazenados e atuar estrategicamente com os departamentos de marketing e vendas. Trata-se de outra atribuição típica desse profissional, que se torna ainda melhor com a utilização de programas que controlem a entrada e a saída de mercadorias.

A gestão de estoque evita a aquisição em excesso de mercadorias, bem como a falta delas. Assim, fica mais fácil administrar o portfólio, variar o sortimento e conquistar o público com itens de diferentes designes, funções, preços e qualidades. Esse serviço de Logística promove a continuidade das operações e a saúde financeira do negócio.

Planejamento logístico

Toda a rede de abastecimento, armazenamento e transporte precisa ser bem administrada para o uso inteligente dos recursos financeiros da empresa. Portanto, é necessário eleger os melhores meios de trazer produtos do exterior (navio cargueiro ou avião?) e escoar a produção que chega aos portos, por exemplo.

O planejamento logístico elege os melhores modais para movimentar a carga, além de desenhar e de controlar a cadeia de suprimentos realizando cálculos. O objetivo é aplicar com eficácia o dinheiro da organização e promover a satisfação do cliente com a entrega.

Controle financeiro

Adquirir, armazenar e transportar mercadorias demanda um investimento significativo da empresa, aporte essencial à operação. O profissional que lida com essas rotinas exerce tarefas de uma das áreas da Administração, e é óbvio o quanto a boa gestão está ligada à capacidade de controlar ativos e passivos em uma organização.

Quem atua nesse serviço de Logística influencia diretamente na competitividade do negócio, pois cuida da sua saúde financeira controlando custos fixos (impostos, depreciação dos carros e sistemas de gestão) e variáveis (acidentes, pedágio e diária dos motoristas), entre outras aplicações no ramo.

Implementação de novas tecnologias

Que tal otimizar as rotas com um aplicativo? É uma forma efetiva de utilizar o espaço do veículo escolhido (quem sabe, um caminhão) e traçar as entregas evitando gastos desnecessários com combustível. Ainda, o uso de softwares promove uma melhor gestão do tempo, o que diminui o prazo de entrega e aumenta a satisfação do cliente.

A tecnologia admite o controle da frota com extração de informações úteis para otimizar processos logísticos e a tomada de decisão em outros âmbitos. Assim dá para a varejista identificar regiões onde mais vende determinado produto e, por consequência, fazer um abastecimento eficaz dos estoques naquela área.

Armazenamento e embalagem

Se você já visitou zonas portuárias, deve ter visto os contêineres nos portos com mercadoria esperando ser carregada para abastecer indústrias e pessoas dentro e fora do país. É essencial cuidar dos produtos para evitar avarias e depreciações, ainda mais quando falamos de perecíveis, tão comuns na indústria alimentícia.

O armazenamento e a embalagem afastam perdas financeiras ao fornecedor, além de garantirem a qualidade dos produtos que chegam às empresas e ao consumidor final. Quanto melhor esse serviço de Logística for desempenhado, maior a satisfação do cliente.

Gestão da informação

Notou como o processo logístico é complexo e importante para a competitividade da organização? A formação com os diferenciais da Anhanguera ensina o aluno que quer atuar na área a analisar e processar os dados obtidos nas operações a fim de promover melhorias e evitar gargalos no planejamento logístico.

A gestão da informação também serve para a tomada de decisão estratégica dos dirigentes em outros departamentos, permite a avaliação de desempenho com base em indicadores, promove a otimização dos recursos, aumenta a produtividade e implementa operações de forma estratégica, o que aumenta a satisfação do consumidor com a empresa.

Prevenção de perdas

Se a sua organização fornece móveis para uma rede de varejo, os guarda-roupas precisam ser transportados em segurança e com cuidado para os espelhos não quebrarem e a madeira tomar chuva na estrada, por exemplo. Os insumos adquiridos por uma fábrica de café também precisam ser cuidados para manter a qualidade do produto final no mercado.

Prevenção de perdas está ligado ao controle dos processos para evitar avarias e depreciação das mercadorias, tanto das que estão em movimentação quanto das já armazenadas. Assim, é possível atender às expectativas dos clientes, evitar problemas com o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) e atrasos nas entregas.

A formação em uma boa faculdade capacita o profissional para desenvolver amplamente o serviço de Logística no ambiente corporativo. Aqui na Anhanguera, oferecemos o curso Tecnólogo na área na modalidade de ensino a distância, com apoio personalizado ao aluno, metodologia dinâmica e a um ótimo custo-benefício.

Temos ótima infraestrutura e plataforma virtual de aprendizagem de fácil navegação, além do sistema de avaliação continuada, em que cada atividade realizada pelo discente é valorizada. Ainda, aqui nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que coloca você em contato com as melhores empresas.

O serviço de Logística é uma demanda crescente no mercado de trabalho, tendência que deve continuar em longo prazo devido às parcerias comerciais e à circulação cada vez maior de mercadorias. A globalização e as novas tecnologias também fomentam a área, fazendo dela uma ótima opção a quem deseja uma carreira de sucesso.

Entre em contato com a Anhanguera e veja o que a formação em uma das melhores faculdades do país pode fazer pelo seu futuro profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados