Conheça as modalidades disponíveis para Administração

Conheça as modalidades disponíveis para Administração

Escolher uma das modalidades de Administração é um dos primeiros passos para quem decide cursar essa faculdade. Afinal, será necessário planejar os estudos para que se encaixem na rotina. Isso tem uma relação muito estreita com o modo como o curso será disponibilizado.

Atualmente, é possível encontrar várias opções de graduação EAD (Ensino a Distância), semipresencial e presencial. Mas será que todas essas alternativas são oferecidas para a faculdade de Administração?

Continue lendo para saber como você pode fazer a faculdade de Administração e conhecer as características de cada uma das modalidades disponíveis.

Em quais modalidades o curso de Administração está disponível?

A faculdade de Administração está disponível nas modalidades EAD, semipresencial e presencial. Isso porque essa formação tem uma grade curricular que pode ser trabalhada tanto com material didático digital quanto com recursos offline.

Independentemente da modalidade escolhida, o estudante recebe o diploma de Bacharelado em Administração. As oportunidades oferecidas por esses formatos de ensino são as mesmas, já que eles capacitam da mesma forma o profissional para o mercado de trabalho.

Qual a diferença entre EAD, Presencial e Semipresencial para o curso de Administração?

A principal diferença entre as modalidades é a maneira como o conhecimento é transmitido para o estudante. É feita uma adequação na metodologia pedagógica para proporcionar aos alunos o melhor aproveitamento do conteúdo, independentemente do formato de estudo.

Afinal, a dinâmica de uma faculdade 100% online não é a mesma das graduações presenciais, por exemplo. Essas duas modalidades também são diferentes do curso híbrido. Assim, em cada formato de curso, a estratégia é pensada de forma específica.

Modalidade EAD para Administração?

Na modalidade EAD, todo o conteúdo do curso é disponibilizado para o estudante pela internet. Esse é o formato de ensino online, que utiliza a tecnologia como aliada para conectar os alunos, os professores e a instituição de ensino.

O que é e como funciona?

A modalidade EAD também é conhecida como faculdade a distância ou 100% online. É o formato em que o estudante cumpre a carga horária do curso pela internet utilizando a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Nessa modalidade, não é preciso comparecer à faculdade para assistir às aulas. Elas são gravadas ou transmitidas ao vivo por videoconferência. Os demais conteúdos, atividades, exercícios e até mesmo a entrega de trabalhos são realizados pela plataforma AVA. Avaliações e exames também podem ser feitos nesse formato.

Vantagens do curso de Administração EAD

Uma das grandes vantagens do curso de Administração na modalidade a distância é a flexibilidade. O estudante encontra mais facilidade para encaixar os estudos em sua rotina, uma vez que consegue definir os próprios horários conforme a sua disponibilidade. Você estabelece o ritmo de estudo, além de ter mais autonomia e protagonismo em seu aprendizado.

Desvantagens do curso de Administração EAD

Uma das desvantagens do curso de Administração EAD é a falta de interação social. Como você não estará em sala de aula, não terá contato direto com os professores e colegas. Mas saiba que também não vai estudar só, já que poderá conversar com os outros participantes e os professores pelas plataformas da faculdade, contando ainda com o suporte da tutoria online.

Algumas pessoas preferem não estudar no formato EAD por se sentirem sozinhas nessa jornada. Outras encontram dificuldade para se organizar, uma vez que nesse formato o aluno tem muita autonomia, precisando de disciplina para acompanhar o calendário acadêmico e não perder o prazo de atividades e provas.

Para quem é indicado o curso de Administração EAD

A faculdade de Administração EAD é uma excelente alternativa para quem tem uma rotina muito corrida. Afinal, fica mais fácil encaixar os estudos de acordo com a disponibilidade de horários, não sendo preciso comparecer à faculdade todos os dias.

A graduação remota também é indicada para aqueles que moram distante da faculdade, o que dificulta assistir a aulas presenciais. Ainda, se você tiver algum tipo de limitação ou impedimento para sair de casa, ou caso se sinta desconfortável com as interações sociais diretas, o curso de Administração na modalidade a distância é uma boa pedida.

Modalidade Presencial para Administração?

Esse é o formato tradicional de ensino, em que é preciso estar em sala de aula para cumprir a carga horária da graduação. Nessa modalidade, a grade curricular é realizada 100% offline.

O que é e como funciona?

Na modalidade presencial, os alunos precisam ir à faculdade todos os dias. Existe um contato direto com os professores e os colegas de turma.

Pode ser que exista algum material didático digital ou que certas atividades sejam realizadas dentro da plataforma AVA. Porém, o conteúdo básico do curso é passado em sala física. As aulas acontecem em um horário fixo estabelecido pela faculdade.

A presença do estudante é fundamental para cumprir a carga horária. O não comparecimento acarreta faltas, o que pode levar à reprovação em uma disciplina e impedir o recebimento do diploma.

Vantagens do curso de Administração Presencial

A interatividade é uma das grandes vantagens do curso de Administração presencial. Os estudantes conseguem socializar, trocar experiências, ideias e conhecimentos. Além disso, há o contato direto com os professores, o que facilita o esclarecimento de dúvidas em tempo real.

Outra vantagem é que na modalidade presencial o estudante consegue aproveitar um pouco mais a estrutura do campus universitário. Ele tem vivências diferenciadas, que nem sempre são possíveis nos cursos EAD.

Desvantagens do curso de Administração Presencial

A necessidade de estar em sala de aulas todos os dias pode ser uma desvantagem do curso de Administração presencial. Isso porque nem todo mundo consegue comparecer à faculdade diariamente. Além da disponibilidade de horário, é preciso considerar os custos com os deslocamentos.

Outro inconveniente é que faltar a uma aula pode prejudicar o aprendizado, já que não é possível assisti-la depois. Também é importante considerar que as avaliações e exames são realizados presencialmente e com dia marcado.

Para quem é indicado o curso de Administração Presencial

A faculdade de Administração presencial é a melhor alternativa para aqueles que têm mais facilidade para aprender com a interação em sala de aula e precisam do contato humano para ter um melhor desempenho. Nem todo mundo consegue se adaptar à plataforma de ensino online.

É uma ótima alternativa, também, para quem deseja vivenciar ao máximo a experiência no campus universitário. Ainda, na modalidade presencial, você tem a oportunidade de intensificar o networking e participar de diferentes eventos, feiras e projetos.

Modalidade Semipresencial para Administração?

A modalidade semipresencial também é conhecida como ensino híbrido. Isso porque ela reúne as características mais vantajosas do EAD e do ensino presencial. Assim, oferece aos estudantes de Administração uma experiência diferenciada ao longo da graduação.

O que é e como funciona?

Na modalidade semipresencial, a grade curricular da faculdade de Administração se divide entre a plataforma AVA e a interação em sala de aula. Algumas disciplinas são cursadas pela internet, enquanto outras são vistas durante os encontros presenciais, que podem acontecer uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Nessa ocasião, a turma se reúne na faculdade para assistir às aulas, realizar atividades, laboratórios de prática, fazer avaliações, entre outros. A estrutura do curso depende da metodologia pedagógica da instituição e do cronograma estabelecido.

Vantagens do curso de Administração Semipresencial

A grande vantagem do curso de Administração semipresencial é que os estudantes conseguem vivenciar o que há de melhor no EAD e no presencial. É possível ajustar os estudos à rotina, mas sem deixar de vivenciar a interação em sala de aula.

O acesso à plataforma AVA permite ver e rever os materiais de estudo quantas vezes for necessário. Você ainda conta com o suporte da tutoria online, acesso à biblioteca virtual, entre outras facilidades que a tecnologia oferece. Ao mesmo tempo, consegue aproveitar a estrutura física da universidade durante os encontros, assim como as interações sociais do campus da faculdade.

Desvantagens do curso de Administração Semipresencial

Uma das desvantagens do curso de Administração semipresencial é que muitas atividades são cumpridas no formato online. Com isso, o estudante precisa de habilidades para utilizar as tecnologias digitais.

Você também deve ter disciplina e organização para conferir todos os materiais de estudo, realizar trabalhos, atividades, avaliações e exames online conforme estabelecido no calendário acadêmico. Outra desvantagem é a necessidade de ter atenção em relação àquilo que precisa ser feito EAD e o que é presencial.

Para quem é indicado o curso de Administração Semipresencial

A faculdade de Administração semipresencial é muito interessante para aqueles que desejam aproveitar o melhor das modalidades online e offline. Por ser muito flexível, se encaixa na rotina de quem tem outros compromissos.

É uma boa alternativa se você precisa de praticidade e autonomia, mas não abre mão do contato com os demais estudantes de Administração e com a equipe que trabalha na faculdade.

Comparação entre Presencial, Semipresencial e EAD para o curso de Administração

Comparando as modalidades presencial, semipresencial e EAD, vemos que elas atendem às necessidades de perfis diferentes de estudantes. Por isso, suas características podem ser mais ou menos vantajosas, dependendo da rotina de estudo que cada pessoa deseja ter.

Em relação ao diploma, não existem diferenças. Os formados das três modalidades saem da faculdade com o título de bacharel em Administração. Quanto à capacitação para o mercado de trabalho, também não existem diferenças. Não há prejuízos para o aprendizado em nenhuma das modalidades.

“A modalidade não define a qualidade do ensino, mas a maneira como o conhecimento é transmitido. O futuro da educação engloba uma fusão do tradicional e do digital, priorizando as necessidades do aluno.” — Educação e Tecnologia: Desafios e Perspectivas no Século XXI, Revista de Educação Contemporânea, 2020.

Sendo assim, na hora de escolher a modalidade da sua faculdade de Administração, observe as características de cada opção. Vale a pena fazer um paralelo com aquilo que você espera para sua jornada no ensino superior. Reflita sobre as suas próprias necessidades e expectativas para escolher a modalidade mais alinhada ao seu perfil.

Como um curso é liberado para uma modalidade?

A liberação de um curso superior para uma determinada modalidade de ensino é feita pelo Ministério da Educação (MEC) – Brasil. A decisão é tomada com base na necessidade de formação do profissional que vai atuar na área.

Há um cuidado maior com o Ensino a Distância porque, dependendo do tipo de profissão, é preciso que o estudante tenha uma formação muito mais específica e prática. Inclusive, em alguns casos, não é possível oferecer o curso como uma graduação remota. É o que acontece, por exemplo, com as faculdades da área de saúde, como Medicina, Odontologia e Psicologia.

Em relação à modalidade presencial, todos os cursos podem ser ofertados nesse formato, já que é o mais tradicional de todos.

Quem decide se o curso de Administração pode ser EAD, Presencial ou Híbrido?

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão que define se o curso, inclusive de Administração, pode ser EAD, presencial ou híbrido. De toda forma, a decisão do MEC pode ser influenciada pelo posicionamento de órgãos oficiais, como associações e conselhos federais.

No caso da faculdade de Administração, não existe contrariedade em relação à oferta da formação em qualquer uma das três modalidades. Com isso, a instituição de ensino superior pode escolher oferecer essa graduação remota ou presencial, desde que tenha a liberação do MEC.

Quais são os critérios para liberação do curso de Administração em uma modalidade?

Para que a faculdade seja autorizada a oferecer o curso de Administração em uma modalidade, ela deve cumprir as Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, quando há interesse em lançar o curso de Administração a distância, é preciso observar o que está nas diretrizes e bases da educação nacional e no Decreto 9.057, que traz disposições específicas em relação à educação a distância.

As instituições de ensino que desejam oferecer graduações EAD precisam encaminhar a solicitação para o MEC. O processo será analisado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), por uma comissão de especialistas na área do curso em questão e em educação a distância.

Depois, o projeto da instituição de ensino é encaminhado para validação final pelo Conselho Nacional de Educação. Somente então a faculdade será autorizada a liberar o curso de Administração, assim como qualquer outra graduação que pretenda oferecer.

Como conferir se o curso de Administração é autorizado pelo MEC?

O caminho para descobrir se o curso de Administração de uma faculdade é autorizado pelo MEC é bem simples. Basta você acessar o portal e-MEC e fazer a consulta pelo nome da graduação ou da instituição de ensino. Se ela estiver listada no portal, isso significa que tem a liberação do MEC.

Todas as modalidades de Administração trazem uma excelente oportunidade para quem deseja o diploma nessa área. Independentemente do formato escolhido, você vai encontrar a mesma qualidade de ensino e adquirir todos os conhecimentos e competências necessários para atuar no mercado de trabalho.

Deseja trilhar carreira na Administração? Então dê o primeiro passo! Acesse o site da Anhanguera e faça a sua inscrição para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados