Entenda o que se estuda na Faculdade de Administração! 

bolsa Administração

Se você tem dúvidas sobre o que se estuda em Administração e acha que as disciplinas servem apenas para quem deseja abrir um negócio, está enganado! Essa é uma das graduações mais abrangentes e forma profissionais que podem atuar gerindo processos e pessoas.

Quem escolhe o curso de Administração tem seu espaço garantido em vários setores, em organizações públicas, privadas e até ONGs. Assim, para ser um profissional de destaque, é importante escolher uma instituição que ofereça grade curricular completa.

Neste post, mostraremos o que você estudará em Administração. Fique ligado

O que se estuda em Administração?

O curso de Administração pode ser dividido em diversas áreas do conhecimento, em que as instituições de ensino devem levar em consideração no momento de criar o currículo da graduação.

Durante a faculdade, você estudará vários conteúdos que fazem parte das Ciências Exatas, mas a graduação em si faz parte do campo das Humanas, já que o foco principal é formar profissionais aptos para gerenciar as finanças, os recursos e, principalmente, as pessoas que executam as tarefas nas empresas.

Veja, a seguir, as áreas de estudo que fazem parte da graduação em Administração!

Negócios

Nessa área, a faculdade de Administração traz assuntos e conceitos de gestão integrada, ou seja, que engloba vários campos e recursos da empresa. Como uma orquestra, cada um precisa de orientações específicas: as partituras. Contudo, no geral, todas elas devem convergir para a perfeita harmonia.

É uma área essencial da graduação e, não por acaso, várias especializações são direcionadas com esse foco. Elas ressaltam as abordagens de marketing, os modelos financeiros e econômicos, a gestão de recursos, o posicionamento estratégico etc.

Veja o que se estuda em Administração nessa área do conhecimento:

  • Comportamento Organizacional e Negociação;
  • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Mercado de Capitais;
  • Pesquisa e Inteligência de Marketing;
  • Diagnóstico e Intervenção Empresarial;
  • Planejamento Estratégico.

Logística

O campo da Logística também é muito expressivo na faculdade de Administração. De modo geral, é associado à gestão de estoque e, juntos, trazem conhecimentos para:

  • gestão de modais de transporte e toda a cadeia de suprimentos;
  • administração de estoque;
  • planejamento de compras.

Ao planejar as compras, os profissionais garantem matérias-primas de qualidade, melhores preços nas cotações e condições de pagamento compatíveis com o financeiro do negócio. Na administração de estoque, certificam que não exista falta de produtos ou insumos da corporação — afinal, isso causa impactos na venda e na produção.

Por fim, a gestão da cadeia de transporte e suprimentos possibilita que as empresas reduzam seus custos com deslocamento e armazenamento, gerenciem os trâmites alfandegários, atendam as regras de acondicionamento de produtos, entre outros.

Veja algumas matérias estudadas nessa área:

  • Gestão da Produção;
  • Processos Logísticos;
  • Pesquisa Operacional.

Gestão de Projetos

Além da rotina comum do negócio, também existem os projetos que as corporações precisam realizar, como abertura de uma nova filial, mudanças de um sistema gerencial e outros pontos que, apesar de não serem frequentes, são fundamentais para a boa gestão.

A gestão de projetos cria um cronograma de custos, execução, lista as pessoas envolvidas, mitigação de impactos no andamento do negócio, mapeia o risco que envolve os processos e as medidas adequadas para evitá-los.

Essa é uma técnica bastante eficaz, e várias companhias gerenciam seus clientes levando em conta que cada um deles é um projeto — ou seja, é uma área do conhecimento com muita aplicabilidade.

Confira o que se estuda em Administração nesse ramo:

  • Legislação Empresarial Aplicada;
  • Matemática Financeira;
  • Modelos de Gestão;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão de Projetos;
  • Planejamento Estratégico.

Gestão de Pessoas

A área de pessoas é uma das mais interessantes da graduação e, também, uma maneira de avaliar se a instituição de ensino está alinhada às tendências do mercado. Isso porque, além de conteúdos tradicionais como benefícios, salários, cargos e outros trâmites burocráticos, esse campo envolve processos estratégicos.

Alguns exemplos incluem cultura organizacional, motivação, políticas de retensão para evitar a rotatividade de colaboradores, recrutamento de talentos humanos e outros temas relacionados à dinâmica entre as pessoas da empresa, a inteligência artificial e a automação.

Principais disciplinas estudadas nesse campo do conhecimento?

  • Gestão de Pessoas;
  • Desenvolvimento de Pessoas;
  • Desenvolvimento de Carreira.

Como a Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Se você tinha dúvidas sobre o que se estuda em Administração, percebeu como as disciplinas abordam conteúdos das Ciências Humanas e Exatas que são essenciais para a boa formação? 

Para ter um aprendizado completo e de qualidade, o primeiro passo é investir na formação superior.

Então, que tal estudar em uma instituição de ensino conceituada, renomada, com corpo docente formado por mestres e doutores experientes nas áreas da Administração e que tenha boa reputação no mercado? Sabe de quem estamos falando? Da Anhanguera, é claro!

Aqui, além desses diferenciais, você poderá cursar Administração EAD, nas modalidades semipresencial e 100% online. Essas opções são ideais para quem não tem muito tempo de comparecer ao polo de ensino todos os dias e precisa conciliar os estudos com outros afazeres.

Além disso, a duração da faculdade de Administração é de 4 anos e, ao longo dos 8 semestres, os nossos alunos são preparados para desenvolver competências e exercer funções como gestor, administrador, gerente, analista administração, entre outros. 

Pensa que acabou por aí? Ainda oferecemos vantagens exclusivas. Dá só uma olhada:

  • bolsas de estudos que dão aquela força para quem está com alguma dificuldade financeira.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que se estuda em Administração, não perca mais tempo. Venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Estude em uma das melhores faculdades do país. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados