Como encontrar as melhores faculdades de Artes Visuais?

melhores faculdades de Artes Visuais

Tem interesse sobre o âmbito artístico e tudo o que ele engloba — como desenho, pintura, escultura e demais atividades que envolvam formas e cores? Caso a resposta seja “sim”, o curso de Artes Visuais é uma ótima oportunidade de colocar em prática a sua criatividade e iniciar uma carreira na área.

No entanto, você sabe que, tão importante quanto a escolha do curso, é optar por uma faculdade de Artes Visuais de excelência, não é mesmo? Afinal, estamos falando sobre o seu futuro profissional, e uma boa graduação depende diretamente da qualidade da instituição de ensino.

Pensando nisso, fizemos este texto para contar para você como é possível escolher a melhor faculdade de Artes Visuais. Continue com a gente e atente às dicas!

Confira a avaliação do MEC

A avaliação do Ministério da Educação (MEC) é um aspecto muito importante quando o assunto é escolher uma boa faculdade. Isso porque é por meio desse instrumento você pode conferir se a instituição escolhida apresenta boas notas.

Veja, a seguir, quais são as ferramentas de avaliação utilizadas para avaliar as faculdades:

  • Conceito do Curso (CC) — a equipe do MEC vai à instituição para avaliar, presencialmente, a faculdade e seus polos;
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC) — aqui, são avaliados aspectos fundamentais como infraestrutura disponibilizada para os cursos, corpo docente, desempenho dos alunos, recursos pedagógicos, entre outros;
  • Enade — trata-se do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, prova que visa analisar o quão eficiente são as metodologias utilizadas pela faculdade.

Agora, você deve estar se perguntando como é possível verificar essas notas na prática, certo? Saiba que o processo é bastante simples: acesse a o portal eMEC e busque pela instituição do seu interesse.

Aqui, vale destacar que a Anhanguera é uma boa faculdade e conta com excelentes notas segundo os indicadores que mostramos acima. Já fica aí uma dica interessante para ajudá-lo na busca por uma faculdade!

Conheça a tradição da faculdade

Outro fator essencial para decidir onde fazer a sua graduação de Artes Visuais é a tradição e a relevância da faculdade no mercado de trabalho. Lembre-se de que uma graduação é um investimento em tempo e recursos financeiros, por isso, você deve fazer uma escolha bem-fundamentada.

Sendo assim, não deixe de dar aquela pesquisada na internet. Utilize canais de busca, leia depoimentos de alunos e ex-alunos, assista aos vídeos institucionais etc. Ao buscar pela Anhanguera, você verá que a instituição, desde 1994, se dedica a formar profissionais extremamente capacitados por meio de um ensino qualificado.

Descubra mais sobre a grade curricular do curso

Bom, chegou a hora de descobrir mais sobre a graduação dos seus sonhos! Agora, você saberá tudo sobre Artes Visuais: duração, disciplinas e salário para o profissional formado.

Quanto tempo dura a faculdade de Artes Visuais” certamente está entre suas dúvidas, não é? Pois, saiba que a duração da formação é de 4 anos (8 semestres). Na Anhanguera, ela é ofertada em duas ênfases: Licenciatura (para quem quer trabalhar na área da educação e da pesquisa) e Bacharelado (que forma profissionais da Arte para trabalhar em diversos setores).

A grade curricular é composta por disciplinas fundamentais para que o artista (ou artesão) tenha destaque no mercado de trabalho. Nos primeiros semestres, você entrará em contato com matérias mais gerais, como:

  • Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação;
  • Educação e Diversidade;
  • Tecnologias Aplicadas à Educação;
  • Redes Sociais e Educação.

Após passar por essa base ampla, a grade curricular passa a ter matérias mais específicas das Artes Visuais e a futura atuação do profissional no mercado. Alguns exemplos são:

  • História da Arte;
  • Pintura;
  • Desenho;
  • Gravura
  • Escultura;
  • Cerâmica;
  • Estética;
  • Arte e Novas Tecnologias;
  • Arte Brasileira;
  • Artes Cênicas.

Confira os diferenciais da faculdade para os alunos

Ao se decidir entre as melhores faculdades de Artes Visuais, os diferenciais da instituição contam bastante. Afinal, é isso que a fará se destacar entre as demais. Abaixo, veja só alguns pontos interessantes de serem analisados:

Custo × benefício

Estudar Artes Visuais em uma faculdade bem avaliada pelo MEC, com uma mensalidade que cabe no bolso, é certamente o sonho de todo futuro artista, não é? Por isso mesmo, o custo-benefício é um fator necessário no momento de escolher uma instituição.

Aqui, a boa notícia é que a Anhanguera oferece graduações de qualidade por preços que não comprometem o seu orçamento. O melhor de tudo é que, final da formação, você obterá um diploma de nível superior que potencializará suas chances de empregabilidade.

Parcerias com empresas

Um aspecto que faz toda a diferença para o seu futuro profissional é a possibilidade de fazer estágios, ou até mesmo conseguir um emprego, durante a graduação. As faculdades que têm parcerias com empresas se destacam nesse sentido, abrindo portas para a sua inserção no mercado.

Por meio do Canal Conecta, portal de vagas exclusivo para os alunos da Anhanguera, você será conectado a oportunidades em todo o Brasil. As entrevistas podem ser feitas online e a ferramenta ainda oferece conteúdos para ajudá-lo a aumentar suas chances. Um diferencial e tanto!

Modalidades de ensino diversas

Hoje em dia, é impossível pensar que todas as pessoas têm as mesmas rotinas. Alguns alunos precisam conciliar estudo e trabalho, enquanto outros têm mais flexibilidade para frequentar a faculdade. Sendo assim, se certifique de que a instituição ofereça o curso de Artes Visuais na modalidade que mais se enquadra em seu dia a dia.

Se você precisa equilibrar a graduação com outras atividades, mas não quer abrir mão das vantagens do ensino presencial, saiba que um diferencial da Anhanguera para os alunos de Artes Visuais é a modalidade semipresencial — cursos a distância com atividades presenciais nos polos de apoio da faculdade.

Pesquise sobre opções de bolsas e financiamentos

Além de mensalidades mais baratas, caso você precise, é possível encontrar formas para ajustar ainda mais esses valores ao seu orçamento. Outro aspecto em comum às melhores faculdades de Artes Visuais são as bolsas e financiamentos oferecidos.

Além das opções de programas governamentais, que tal dar uma olhada nas bolsas, benefícios e convênios da Anhanguera? As bolsas de incentivo, primeiro semestre, familiares, para servidores públicos e militares, entre outras, podem se encaixar na sua situação.

Não fique de fora dessa!

Neste texto, reunimos dicas imperdíveis para escolher entre as melhores faculdades de Artes Visuais. Como foi possível perceber, a Anhanguera é uma ótima opção por suas vantagens e diferenciais. Sendo assim, o que está esperando para vir estudar com a gente e se tornar um artista de sucesso?

Agora é com você! Faça a sua inscrição para o vestibular online e comece já o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.