Como conciliar trabalho e estudo: os segredos para alcançar o sucesso

comoconciliartrabalhoeestudo

Muitas vezes, saber como conciliar trabalho e estudo é fundamental para conquistar o diploma de nível superior e melhorar de vida. Nesses casos, organização e disciplina devem ser tratados como prioridade e serão as chaves para o seu sucesso profissional.

O primeiro elemento é indispensável para aproveitar o tempo disponível, dividindo as tarefas de forma otimizada. Já o segundo, para se comprometer com uma rotina e não deixar as pendências se acumularem, concluindo as metas estabelecidas.

Neste conteúdo, trouxemos os segredos para trabalhar e estudar. Ao ler até o final, você aprenderá dicas práticas para ser uma pessoa mais eficiente. Não deixe de conferir!

Entenda como conciliar trabalho e estudo

Quem busca o diploma de graduação precisa ter cuidado para que a dupla jornada não prejudique nem o trabalho, nem o estudo. Para tanto, é preciso fazer bom uso do tempo e executar as tarefas de cada momento com eficiência.

Assim, saber como conciliar trabalho e estudo passa por uma série de mudanças na rotina:

  • ter horários bem definidos;
  • planejar os estudos;
  • eliminar distrações durante o dia;
  • fazer bom uso dos intervalos;
  • negociar horários com empregadores;
  • otimizar o tempo e estudar de forma alternativa.

Dessa forma, mesmo quem precisa trabalhar e estudar à noite pode conquistar o diploma. Veja item a item a seguir!

Tenha horários bem definidos

Criar um quadro de horários é um bom começo para ser mais organizado. Pegue uma folha de papel e faça três colunas:

  • primeira — escreva os horários;
  • segunda — relacione as atividades dos dias úteis;
  • terceira — planeje o final de semana.

Ao preencher, inicie pelo que for obrigatório, como cumprir a jornada de trabalho. Posteriormente, insira o que é mais flexível, como realizar exercícios e revisões.

Planeje seus estudos

Criar cronogramas e listas de tarefas semanais ou diárias é fundamental. Uma dica é resumir, escrevendo à mão, o conteúdo da aula ou leitura nas primeiras 24 horas, melhorando a memorização. Assim, você terá uma versão reduzida do material para revisar diversas vezes com agilidade.

Elimine distrações durante o dia

O ideal é definir horários específicos para as distrações, evitando principalmente que elas atrapalhem o trabalho e estudo. Para isso, separe momentos específicos para o lazer e desligue todas as notificações que não forem urgentes do celular.

Faça bom uso dos intervalos

Outra medida é quebrar o conteúdo em pequenos trechos, que possam ser estudados sempre que você tiver um tempo livre. Revisões e exercícios funcionam bem com essa prática, porque mesmo uma pausa de 10 minutos permite adiantar bastante essas tarefas.

O ônibus também é um bom lugar para reaproveitar o tempo ocioso. Você pode gravar as revisões em áudio ou, até mesmo, assistir às aulas online — a depender da quantidade de pessoas no transporte público.

Negocie horários com empregadores

Outra dica é abrir o diálogo com o empregador. Hoje, a legislação autoriza diversas mudanças na jornada de trabalho, como home office, compensação de horas extras com horas de descanso e jornadas de 12 horas trabalho seguidas de 36 de descanso.

Também é importante buscar acordos de convivência com os colegas, como não ser interrompido durante as atividades. Reflita sobre o que pode ser feito para melhorar sua rotina na empresa e converse com as pessoas envolvidas. Ah! E os acordos também podem ser buscados em casa, com familiares.

Otimize seu tempo e estude de forma alternativa

Busque, por fim, metodologias adequadas à sua realidade — na Anhanguera, temos várias opções de cursos a distância, como o 100% online e o semipresencial, capazes de proporcionar a flexibilidade que você precisa, sem abrir mão da qualidade.

Já se você ainda está na fase de estudar para entrar na faculdade, uma boa dica é a Trilha do Enem. A plataforma aplica simulados e identifica quais são as dificuldades, apontando os materiais necessários para melhorar. No modelo, o estudante foca nos pontos mais importantes e tem metas, sendo recompensado a cada etapa e avançando até estar preparado para o exame.

Sendo assim, tanto o acesso a um conteúdo de qualidade como conciliar trabalho e estudo serão facilitados com boas metodologias. Afinal, você terá um plano, pensado para estudantes que precisam enfrentar a dupla jornada para conquistarem o diploma.

Se você gostou deste conteúdo, leia também o nosso texto específico sobre produtividade e conheça outras dicas para ser eficiente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content