Encontre as melhores vagas do LinkedIn em 7 passos

linkedin

As redes sociais estão por toda parte. Pode reparar que, muitas vezes, são pauta de várias rodas de conversas entre amigos e familiares. Além da diversão e da distração, saiba que seus benefícios alcançam até mesmo o mercado de trabalho, com oportunidades de conexão entre profissionais, por exemplo — tudo isso, é claro, graças ao LinkedIn.

Se está procurando um emprego ou estágio, essa rede social ajuda bastante. Durante o contato com profissionais já empregados, você pode conquistar indicações e recomendações de seus atributos. Isso sem falar das vagas do LinkedIn que são publicadas todos os dias, esperando apenas um bom candidato para serem preenchidas.

Quer saber como encontrar vagas no LinkedIn? Então, continue acompanhando este post que preparamos aqui na Anhanguera!

Explore a aba “Vagas”

Se você tem um perfil no LinkedIn e já explorou algumas de suas funcionalidades, sabe que existe uma aba específica para a busca de oportunidades de trabalho. Por lá, é possível salvar as vagas de que gostou, acompanhar as suas candidaturas e, inclusive, criar alertas para que a rede social avise quando aquela empresa dos seus sonhos estiver contratando.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=3e2ec26e-2423-4903-abaa-c476b49d96a0]

Além de pesquisar pelas vagas em si ou pela localidade, o LinkedIn ainda indica oportunidades que têm tudo a ver com o seu perfil profissional. Sabe o que é preciso fazer para isso? Somente preencher corretamente as suas informações.

Use os filtros avançados

Ainda que a aba “Vagas” seja de grande utilidade, nada melhor que filtrar bem o que você procura. Por isso, invista nessa estratégia. Classifique-as por mais recente ou relevante, a depender do que procura, veja a data do anúncio e o nível de experiência exigido pela emprega contratante.

Outros filtros avançados são:

  • tipos de vagas, entre tempo integral, estágio, contrato, meio período etc.;
  • localidade;
  • empresa;
  • setor;
  • função;
  • cargo.

Aproveite também para procurar as vagas que oferecem a candidatura simplificada. Com isso, você pode sinalizar o seu interesse pela própria rede social, que envia o comunicado à empresa em questão. Dessa forma, o caminho até a formalização do contrato fica bem mais curto.

Monitore as empresas de interesse

Quando você começa a seguir uma empresa no LinkedIn, recebe as atualizações em primeira mão em seu feed. Só a partir daí, já consegue ter contato com as vagas disponibilizadas por ela antes de muitos outros candidatos. Mas há também outra forma de obter essa informação, sabia?

Na página de cada instituição, existe um campo específico em que ela pode divulgar as vagas em aberto. Se você monitorar constantemente esse link, também fica sabendo quando sua organização ou startup dos sonhos abrir oportunidades na sua área.

Solicite recomendações a conhecidos

Quando você tem recomendações em seu perfil, as chances de o recrutador confiar no seu bom trabalho ampliam bastante. Sendo assim, peça ajuda aos seus conhecidos para esses depoimentos. Nesse caso, vale recorrer aos colegas de faculdade ou de escola, que conhecem algumas de suas habilidades comportamentais, e pessoas que trabalharam com você de alguma forma.

Essas mesmas pessoas ainda podem indicar você a um emprego no LinkedIn quando estiverem diante de algum anúncio. Muitas vezes, profissionais de Recursos Humanos ou mesmo líderes de diferentes setores compartilham vagas abertas em sua equipe, em busca dessas recomendações. É nesse momento que seus conhecidos mais podem ajudar!

Interaja com seus contatos

Outro local em que é possível se destacar por meio de interações é nas publicações de seus contatos. Sempre que notar algum texto para o qual possa contribuir com algum comentário, não perca a chance! Divida suas opiniões, com bom senso e respeito, troque experiências e utilize o LinkedIn em todas as suas funcionalidades!

Da mesma forma, se seus contatos fizerem comentários nas suas publicações, não deixe de responder cordialmente. Ainda que a opinião seja contrária à sua ou que o tom da pessoa não esteja dos mais agradáveis, evite quaisquer discussões. Coloque em prática a tolerância e a paciência para expor seu ponto de vista, habilidade e competência bastante requisitadas pelo mercado.

Participe de grupos de discussão

Já vimos que estudar e conquistar objetivos tem tudo a ver, não é? A notícia que você pode não saber é que dá para usar grupos de discussão da faculdade para se destacar nessa rede social e conquistar a atenção de outros profissionais. Os alunos de diversas unidades da Anhanguera, por exemplo, reúnem-se nesses locais com o objetivo de compartilhar vivências.

Assim como na interação com seus conhecidos para conquistar as melhores vagas no LinkedIn, seja verdadeiro e coloque o respeito em primeiro lugar. O que mais vale é demonstrar que todos os atributos informados no perfil condizem com você tanto pessoal quanto profissionalmente.

Mantenha o perfil atualizado

Vamos combinar que de nada adianta todo seu esforço com os passos anteriores se o seu perfil no LinkedIn não estiver atualizado, certo? Por isso, é muito importante revisitá-lo de tempos em tempos para inserir novas certificações ou qualificações recentes — como uma especialização ou segunda graduação, por exemplo.

Aproveite também para publicar conteúdos relevantes para seus contatos. Mesmo um currículo sem tantas experiências é potencializado quando o recrutador nota seus diferenciais por meio de posicionamentos compartilhados. Para isso, escreva sobre suas experiências, tendências de áreas de seu interesse e dicas de produtividade — o que se sentir confortável para explanar.

Por fim, lembre-se de aliar a pesquisa no LinkedIn com outras estratégias, para garantir boas vagas de emprego ou estágio. O Canal Conecta, exclusivo para alunos da Anhanguera, reúne oportunidades nas melhores empresas do Brasil.

As vagas do LinkedIn estão lá só esperando por candidatos qualificados. É claro que você não vai perder a chance de ocupar alguma delas, não é mesmo? Então, siga as dicas deste post e invista em sua formação para potencializar o seu currículo. Lembre-se de ser verdadeiro e mostrar seus diferenciais, tanto nas abordagens nessa rede social quanto nas entrevistas de emprego.

E por falar nisso, temos sugestões para a conquista de boas oportunidades no mercado de trabalho. Continue por aqui e leia sobre as melhores estratégias para conseguir o primeiro emprego!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados