Meu primeiro emprego: 9 passos essenciais para conquistar

meninas rindo trabalhando em seu primeiro emprego

Você terminou ou está terminando a faculdade e anda se perguntando: “Como vou conseguir meu primeiro emprego?”. Essa é uma dúvida comum na vida dos recém-formados, especialmente daqueles que não têm muita experiência profissional.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, buscando profissionais capacitados e prontos para agir em diversas situações. Nesse contexto, é preciso destacar-se dos concorrentes e mostrar como suas habilidades são essenciais para a vaga.

Conseguir o primeiro emprego não é tarefa simples, mas existem técnicas para sair na frente nessa busca. Quer saber quais são? Continue a leitura e descubra mais detalhes das nossas dicas:

  • escolha um nicho no qual focar sua busca;
  • crie um bom currículo;
  • faça networking;
  • interaja no LinkedIn;
  • participe de eventos da sua área;
  • prepare-se para as entrevistas;
  • seja transparente e não minta;
  • fique por dentro das atualizações do mercado;
  • procure por programas de emprego na sua faculdade.

1. Escolha um nicho no qual focar sua busca

Em geral, durante a faculdade, já temos alguma ideia de qual área nos encanta mais. Ao longo da graduação, a tendência é desenvolvermos projetos, trabalhos e estudos em determinado nicho, o que pode facilitar o momento de conseguir o primeiro emprego.

Aproveite toda e qualquer experiência que você tiver nessa área para focar as suas buscas, pois é fundamental encontrar um emprego que tenha a ver com o seu perfil. Além disso, você pode ir se capacitando enquanto não consegue uma vaga, de forma que seus conhecimentos fiquem ainda maiores.

2. Crie um bom currículo

Além de colocar suas habilidades profissionais no currículo, ele deve ser completo, claro e objetivo. Ele deve apresentar um conteúdo de qualidade e valorizar suas competências profissionais. Quando bem estruturado, o documento é uma excelente forma de chamar a atenção dos avaliadores.

Por ser o primeiro contato que o recrutador tem com você, o currículo é a porta de entrada para entrevistas e futuras contratações. Em alguns casos, o documento é avaliado em apenas alguns segundos. Por isso, é essencial apresentar informações claras e objetivas. Também é importante ter cuidado com erros de português.

1. Dicas para ter um ótimo currículo!

https://www.youtube.com/watch?v=D69AfKSPKIo&

3. Faça networking

Emprego e estágio são difíceis de conseguir sem uma boa rede de contatos profissionais, pois as indicações podem ter um papel relevante nesse momento. Dessa forma, comece a montar o seu networking de acordo com os seus objetivos futuros.

O ideal é iniciar a rede de contatos ainda na faculdade. Para isso, converse com seus professores e participe de encontros e de eventos acadêmicos. Sempre que tiver a oportunidade, troque experiências e mostre o seu interesse pela área.

4. Interaja no LinkedIn

O LinkedIn é uma importante rede social voltada para os negócios, que pode ser usada para pesquisar vagas e fazer novos contatos profissionais. Para isso, é importante interagir com outros usuários, pois não basta ter muitas conexões — é preciso produzir engajamento.

Você pode fazer publicações para incentivar a interação com outros usuários, além de curtir, compartilhar e comentar postagens do seu interesse. Manter o perfil completo e atualizado também aumenta as chances de o próprio LinkedIn recomendar a sua página pessoal, atraindo o interesse dos recrutadores.

5. Participe de eventos da sua área

Eventos acadêmicos e profissionais, como palestras, workshops, congressos, simpósios, entre outros, são essenciais para manter-se atualizado, conhecer pessoas e aumentar as suas chances de conseguir um emprego.

Nesses eventos, é possível encontrar conteúdos relevantes e atualizados, como artigos científicos e trabalhos acadêmicos. Além disso, a oportunidade possibilita o contato com pesquisadores de diversas áreas, profissionais que já atuam no mercado de trabalho e em empresas, o que gera uma grande troca de experiência, ideias, conhecimento e, quem sabe, permite uma futura parceria para um novo negócio.

6. Prepare-se para as entrevistas

A entrevista de emprego é uma grande oportunidade para o recrutador conhecer o seu perfil, entender se você atende aos requisitos da vaga e se, realmente, deseja estruturar uma relação de longo prazo com a empresa.

Uma entrevista de poucos minutos é capaz de definir completamente o seu futuro profissional. Por isso, é importante não desperdiçar a oportunidade e chegar preparado para responder às perguntas de forma honesta e profissional.

A preparação ajuda o candidato a minimizar a insegurança, a ter mais controle sobre sua comunicação e a evitar erros que podem ocasionar a eliminação instantânea do processo seletivo.

2. Como se vestir em uma entrevista de emprego

https://www.youtube.com/watch?v=E47Jx1HfQE4&

7. Seja transparente e não minta

Esse ponto é muito importante, pois uma mentira pode prejudicar a sua vida profissional. Mesmo as mais simples, como mentir sobre experiências profissionais, sobre habilidades técnicas ou sobre o domínio de outro idioma, não são recomendadas.

Lembre-se de que os recrutadores são treinados para identificar mentiras e podem exigir certificados ou testes que comprovem as informações do seu currículo. Por isso, ao tentar o primeiro emprego, não tenha receio de admitir que tem pouca experiência. Basta deixar claro quais são suas principais habilidades e seus planos.

3. Como se sair bem em uma entrevista

https://www.youtube.com/watch?v=Imzwq_nAK5Y&

8. Fique por dentro das atualizações do mercado

Um bom profissional deve saber reconhecer as tendências do mercado. Por isso, esteja por dentro dos movimentos e das transformações que o mundo dos negócios sofre e que são causados por práticas, ideias e teorias provenientes das mais diversas áreas do conhecimento.

O desenvolvimento da tecnologia, as teorias comportamentais, a questão da sustentabilidade, tudo isso influencia na postura das empresas. Por isso, é fundamental manter-se atualizado, tanto por meio de portais de notícia quanto de cursos de especialização.

9. Procure por programas de emprego na sua faculdade

Aqui na Anhanguera, os graduandos contam com o suporte do Canal Conecta no momento de procurar diferentes tipos de emprego. A plataforma indica os candidatos ideais para cada vaga publicada, de acordo com as exigências de perfil e qualificação.

O processo para concorrer a uma das vagas é simples. Basta preencher o currículo e fazer a candidatura quando receber a vaga ideal. Esse tipo de programa é fundamental para aumentar a empregabilidade de alunos e de profissionais.

Além disso, o portal é interativo e inovador, contando com testes comportamentais, geolocalização que indica vagas próximas à casa do candidato, entrevistas virtuais e ligações automáticas.

Conseguir o primeiro emprego exige a sua proatividade, pois, para se dar bem no mercado de trabalho, você não pode desistir. Ao buscar uma oportunidade, é normal receber algumas respostas negativas, mas não se deixe abater por isso. Seguindo nossas dicas, tudo será mais fácil!

Quer mostrar aos seus amigos como eles também podem conquistar o primeiro emprego? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados