Conheça 7 fatos sobre o curso de Gestão de Segurança Privada

profissional de gestão de segurança

A possibilidade de ter mais segurança no dia a dia é um desejo de muitos. Alarmes, câmeras, cercas elétricas e outros produtos como esses são cada vez mais comuns e fazem com que o setor de Segurança Privada cresça no país.

Um profissional da área trabalha com ações de segurança em empresas de qualquer porte, domicílios e eventos grandes ou pequenos. Também pode analisar e mapear riscos, planejar esquemas de proteção e gerenciar equipes de guarda-costas pessoais, por exemplo.

Quem tem interesse na área encontra no curso de Gestão de Segurança Privada uma ótima forma de iniciar uma carreira bem-sucedida ou de aperfeiçoar conhecimentos para se destacar no mercado.

A seguir, confira as principais informações sobre o curso de Gestão de Segurança Privada.

Dois ciclos de aprendizagem

O curso de Gestão de Segurança Privada aqui da Anhanguera é dividido em duas partes. Isso porque é importante que o aluno tenha noções introdutórias sobre a profissão antes de se aprofundar em questões técnicas.

Ciclo de formação básica

Acontece no primeiro ano da faculdade, quando o aluno tem disciplinas gerais sobre a profissão. Os conhecimentos adquiridos nessa fase são essenciais para que o estudante tenha as noções fundamentais do trabalho antes de entender suas especificidades.

Nesse momento, são estudados assuntos como gerenciamento de projetos, métodos quantitativos, matemática e noções de segurança. Cursos de Gestão, no geral, também são muito focados em atualidades, o que é explorado desde o início do curso.

Ciclo de formação específica

São os dois últimos semestres do curso, e é o momento em que o aluno aprende os detalhes das tarefas que vai exercer no dia a dia.

Nesse caso, aprenderá:

  • planejamento de segurança;
  • consultoria;
  • gerenciamento e análise de risco;
  • desenvolvimento de sistemas de proteção;
  • entre outras especificidades.

É normal que muitos considerem essa fase como a mais importante; entretanto, os dois ciclos foram pensados em conjunto para trazer qualidade ao ensino. Sem a primeira parte, entender as tarefas da segunda torna-se muito mais difícil.

Dura quatro semestres

Com duração de dois anos, ou quatro semestres, o curso de Gestão de Segurança Privada é mais rápido, sem perder a qualidade.

Dessa forma, é uma ótima opção para quem quer ter o retorno do investimento logo. Afinal, em apenas dois anos, o profissional já está apto a trabalhar em empresas ou abrir o seu próprio negócio.

A menor duração não quer dizer que o conteúdo de quatro anos tenha sido condensado e perdeu a qualidade. O curso já é pensado e organizado dessa maneira e segue o padrão de tempo desse tipo de ensino que vem ganhando tantos adeptos atualmente: o Tecnólogo. Veja mais a seguir.

Você sabia que o Tecnólogo é um curso de nível superior? Esse tipo de ensino está ganhando cada vez mais popularidade por diversos motivos:

  • menor duração (2 anos);
  • custo de investimento mais baixo;
  • foco na parte prática;
  • rápida aptidão do aluno para o trabalho;
  • atualização constante.

Por ser mais dinâmico e trazer resultados rápidos, é ideal para quem tem pressa em construir uma carreira ou se especializar em um assunto, mas sem abrir mão da qualidade do ensino.

Além disso, é também muito buscado por aqueles que desejam se inserir rapidamente no mercado de trabalho em empregos com maiores salários e valorização, ou estão em transição de carreira.

Com o curso Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada, é possível aproveitar todas essas vantagens sem ter que desembolsar uma mensalidade elevada.

Foco na rápida inserção no mercado

Assim como os outros cursos Tecnólogos, o curso de Gestão de Segurança Privada aqui da Anhanguera também tem como principal foco a inserção do profissional no mercado de trabalho.

Desde o ciclo básico até o especializado, todas as disciplinas são pensadas para que o profissional saia preparado a exercer tarefas e funções esperadas dessa área.

Dentro de uma empresa de segurança, o profissional pode atuar como:

  • analista;
  • coordenador de projetos;
  • desenvolvedor de ações de segurança e proteção;
  • diretor de empresa de proteção;
  • diretor-executivo;
  • especialista em eventos de pequeno ou grande porte;
  • gerente de tecnologia da informação;
  • liderança de equipes, entre outras funções.

O salário pode variar entre as funções, mas a média de pagamento de um gestor de Segurança Privada é de mais de R$ 6 mil* por mês.

Para encontrar vagas em todos esses setores, os alunos da Anhanguera têm uma forcinha exclusiva a mais. O Canal Conecta, parceiro da instituição, é responsável por conectar profissionais e recrutadores de diversas empresas em todo o Brasil.

Foca o desenvolvimento emocional

Esse aspecto nem sempre é muito falado, mas é essencial para o trabalho do gestor de Segurança Privada. Isso porque diversas tarefas exercidas pelo profissional podem ser feitas de maneira muito melhor se ele tiver inteligência emocional.

Como assim? A gente explica: ao lidar com análise de riscos e de perigo, ele precisa conseguir avaliar todas as perspectivas da situação, principalmente no momento em que o trabalho está sendo feito.

A área de segurança, como é de se imaginar, lida diretamente com seu oposto — o perigo. Isso significa que o profissional, muitas vezes, depara-se com situações que exigem grande controle emocional, calma, disciplina, empatia, autoconhecimento e técnica. Tudo ao mesmo tempo.

Reconhecendo essa importância, o curso da Anhanguera foi pensado para desenvolver o lado emocional de seus estudantes, preparando-os para lidar com as fortes emoções que vão desde o planejamento de segurança até as ações propriamente ditas.

Atividades práticas

Ao sair da faculdade de Gestão de Segurança Privada, o aluno precisa estar preparado para colocar a mão na massa. Isso faz com que ele seja valorizado no mercado e aumentem-se as taxas de empregabilidade dos nossos alunos.

Por isso, a Anhanguera valoriza as disciplinas práticas, que desafiam os estudantes a solucionar problemas, ter novas ideias e, claro, exercer suas tarefas básicas com qualidade.

Essa também é uma característica do curso Tecnólogo, já que uma das melhores formas de aprender com qualidade e rapidez é fazendo atividades práticas e que se relacionem com o dia a dia da profissão.

Vantagens do curso na Anhanguera

Além de todas as vantagens do curso e da faculdade que já foram citadas, ainda há outros ótimos motivos para fazer faculdade de Gestão de Segurança Privada aqui na Anhanguera, oferecido na modalidade de ensino presencial:

  • diversidades de formas de ingresso: a instituição aceita notas anteriores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas também tem vestibular próprio, que pode ser feito online, ajudando pessoas que não fizeram a prova do governo nos últimos anos;
  • bolsas, convênios e parcerias: a faculdade tem diversas possibilidades de diminuir os valores das mensalidades. Além das bolsas de estudo da instituição, o aluno também pode aderir a programas governamentais, como Prouni (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil);
  • mensalidades mais baixas: por ser um curso Tecnólogo, o valor pago já é um pouco menor. Entretanto, a Anhanguera também consegue oferecer, além das outras facilidades, valores mais baixos;
  • boa infraestrutura: o investimento menor não significa menos qualidade. Pelo contrário, a faculdade conta com ótima infraestrutura para atender tanto às aulas teóricas quanto práticas;
  • professores experientes na área: os docentes da faculdade têm conhecimento empírico no assunto que estão ensinando, o que faz toda a diferença na hora de preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Esses e outros detalhes colocam a instituição entre as melhores faculdades para quem quer ensino de qualidade focado no mercado.

Deu para notar que a área de Gestão de Segurança Privada tem tudo para crescer no futuro, não é? Além de versátil e atualizado, esse curso Tecnólogo permite uma rápida inserção no mercado.

Não perca a chance de ter uma carreira de sucesso com a Gestão de Segurança Privada, inscreva-se no Vestibular da Anhanguera!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.