Por que investir na carreira de Gastronomia em 2020?

porqueinvestirnacarreiradegastronomiaem2020

Está pensando em cursar Gastronomia em 2020? Apesar de ser considerada uma arte, a área envolve muito estudo e técnica. Além de estar relacionada aos alimentos e às bebidas, a culinária também se relaciona com os fatores culturais da alimentação.

O profissional da área pode atuar em diferentes setores culinários, como cozinha mediterrânea, contemporânea ou de fusão asiática. O mercado é muito extenso, e quem se forma no curso pode empreender, atuar em bares, hotéis, eventos, hospitais, treinamento, consultorias, entre outros.

Quer conhecer os motivos para fazer vestibular de Gastronomia em 2020? Continue a leitura e saiba mais!

Alta exigência do mercado para contratação

O mercado gastronômico é exigente, afinal, na cozinha são preparados alimentos. Sem a certeza da qualidade dos ingredientes e dos processos de preparação, a saúde dos consumidores pode estar em risco.

Nesse sentido, o gastrônomo deve zelar pela higiene da cozinha e garantir que toda a equipe siga os procedimentos corretos. Manter a rapidez dos serviços sem que a qualidade seja prejudicada também é fundamental. Por isso, o mercado não contrata qualquer profissional.

Esse profissional também deve estar sempre atento ao público que vai atender. Se o restaurante for indiano, por exemplo, é importante saber que tipo de alimento eles podem ou não comer, para evitar ofender algum aspecto da cultura local.

Ser criativo e caprichoso na apresentação dos pratos também são responsabilidades que cabem ao gastrônomo. É por isso que, para seguir carreira em Gastronomia, é fundamental fazer um curso e se profissionalizar.

Aumento da procura por profissionais graduados

Se você deseja comandar uma cozinha, o diploma é fundamental. A Gastronomia é uma área que tem se desenvolvido e precisa de profissionais capacitados. Dificilmente um restaurante, uma empresa ou um hotel vai contratar alguém para ser responsável pela cozinha se essa pessoa não tiver os conhecimentos teóricos e práticos necessários para isso.

Outro ponto importante é que a faculdade de Gastronomia oferece a oportunidade de fazer estágios. Eles contam muito para a sua experiência e são considerados pelos empregadores no momento da seleção. Encarar a área com seriedade e entender a necessidade do diploma é o primeiro passo para se destacar nesse mercado de trabalho.

Mercado de culinária a todo vapor no Brasil

O mercado de Gastronomia vem crescendo no Brasil, mesmo em épocas de recessão econômica, gerando oportunidades de empregos e negócios e movimentando a economia. Outro fator que mostra que o setor de culinária está em alta é o aumento da procura por cursos.

É muito provável que os programas exibidos frequentemente na mídia tenham alguma influência nesse cenário. Além disso, outro fator importante é o fato de o Brasil ter uma forte atividade turística — e a Gastronomia é essencial para o desenvolvimento desse ramo.

Oportunidade de trabalhar com o que mais ama

Gastronomia é uma verdadeira paixão para muitas pessoas. Por isso, se você gosta de cozinhar para os amigos e a família, pode se especializar para se tornar um profissional gastronômico e trabalhar com o que mais ama.

A área mexe muito com a criatividade e a inovação. O profissional deve criar o tempo todo, tanto nos pratos e nas apresentações quanto na forma de oferecer o serviço. É possível encontrar pessoas de todas as idades e classes com expectativas, sonhos e visões diferentes.

Ideal para quem tem uma rotina flexível

Se você decidir fazer o vestibular de Gastronomia, precisa ter disponibilidade para ir às aulas durante a semana. O curso é do tipo presencial e Tecnólogo e tem o suporte de professores especializados e com experiência acadêmica e de mercado.

É importante que a faculdade tenha toda infraestrutura necessária para realizar as atividades teóricas e práticas, como bibliotecas, salas multimídia e laboratórios equipados. Na Anhanguera, os alunos também cumprem uma parte da grade por meio de disciplinas interativas.

Elas são importantes para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, já que muitas empresas exigem o domínio de tecnologias. Essas disciplinas online são aplicadas por meio de uma plataforma simples e completa, videoaulas e material didático digital.

Isso torna a aprendizagem dinâmica e acessível, ideal para quem busca flexibilidade para organizar seus próprios horários e precisa conciliar estudo com outras atividades.

Possibilidade de seguir diferentes carreiras

A carreira em Gastronomia é ampla e oferece muitas possibilidades para quem se forma na área. A faculdade oferece formação completa e conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas necessárias para manusear e preparar alimentos. Confira algumas possibilidades de atuação:

  • chef de cozinha: profissional responsável pela cozinha de restaurantes e outros estabelecimentos. É ele quem conduz a equipe e gerencia todo o processo de preparação dos pratos, usando técnicas e ingredientes diferenciados. É possível se especializar em diferentes tipos de áreas, como confeitaria e panificação;
  • consultor de vendas: esse profissional atua na indústria alimentícia e precisa ter boa capacidade de comunicação e de gerar vendas. Para isso, é importante ter conhecimentos técnicos que permitam identificar problemas e propor soluções;
  • professor: o gastrônomo pode lecionar em cursos técnicos e workshops, além de atuar em faculdades. Nesses casos, é fundamental ter boa capacidade de transmitir conhecimentos aos alunos.

Permite ter o próprio restaurante

Embora o mercado de trabalho ofereça muitas oportunidades, alguns profissionais preferem ter o próprio restaurante. A boa notícia é que essa é uma das melhores áreas para empreender. No entanto, para ter o próprio negócio, não basta saber cozinhar bem.

É importante ter conhecimentos de gestão de negócios. Por isso, muitas faculdades oferecem disciplinas relacionadas à Administração nas suas grades curriculares. Para ter sucesso na área, o profissional deve:

  • elaborar um plano de negócio;
  • pesquisar muito para definir o melhor ponto comercial;
  • definir e conhecer seu público-alvo;
  • lidar com o fluxo de caixa e demais aspectos gerenciais;
  • liderar a equipe que trabalha na cozinha.

Ao fazer uma faculdade de Gastronomia em 2020, você vai conhecer a história dos alimentos, a ciência dos ingredientes e a cultura de diversos países. Ao final do curso, estará apto a preparar desde pratos simples até os de alta Gastronomia, além de dominar os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios.

Ficou convencido a entrar na área gastronômica? Então, entre em contato conosco e conheça o curso de Gastronomia da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.