Disciplina online: como funciona e quais são as vantagens?

disciplinaonlinecomofuncionaequaissaoasvantagens

O ingresso no ensino superior é um investimento de alto retorno, pois, potencializa a empregabilidade e as chances de trilhar uma carreira de sucesso. No entanto, entrar na faculdade também implica em dedicar boa parte do seu tempo — que, sabemos, é bem corrido — às aulas e às atividades propostas na formação. É justamente aqui que a disciplina online entra como grande aliada.

Cursar uma matéria virtualmente é um alívio e tanto para quem precisa conciliar trabalho e estudo, facilitando a vida do aluno com vantagens bastante interessantes. Quer entender melhor sobre o assunto e, quem sabe, optar por uma formação que ofereça disciplinas online? Então, continue com a gente na leitura do post!

O que é uma disciplina online?

Agora, você deve estar se perguntando como funciona e o que é disciplina online, certo? Bom, como o próprio nome já indica, trata-se de uma matéria que faz parte da grade curricular da formação escolhida, mas que pode ser realizada em uma plataforma de ensino virtual — na qual estarão centralizados todos os conteúdos como videoaulas, apostilas, listas de exercícios, atividades avaliativas e demais materiais de apoio.

Como é fazer uma matéria à distância?

A atualidade impõe rotinas cada vez mais atarefadas às pessoas. Há aquelas que trabalham fora ou ganham dinheiro como autônomas e, consequentemente, precisam dedicar uma fatia significativa de tempo às atividades exercidas. Até mesmo os indivíduos que ainda não ingressaram no mercado têm cotidianos cheios. Em um primeiro momento, parece até mesmo impossível equilibrar trabalho, estudos e vida social. Mas não é!

Isso porque, em meio a esse cenário, cresceram no Brasil duas modalidades de ensino que proporcionam mais flexibilidade a essas pessoas que querem obter um diploma de nível superior — o EAD e o semipresencial. Na primeira, o curso é ofertado inteiramente na plataforma online que, conforme comentamos, centraliza todos os conteúdos referentes à formação. Já na segunda, o aluno mescla encontros em sala de aula com disciplina online.

Já deu para ter uma ideia do quanto as matérias online vêm facilitando a vida do estudante moderno, não é mesmo? Para fazer uma disciplina a distância, basta ter um computador com acesso à internet, assistir às videoaulas e prestar atenção nos prazos para entrega dos exercícios e avaliações — afinal, a lógica é a mesma do ensino presencial: o aluno que não cumprir com o que é proposto está sob o risco de reprovação.

A Anhanguera oferece essa opção de aulas online aos alunos, pois sabe que, assim, consegue atendê-los ainda com toda a qualidade e, ao mesmo tempo, ajuda-os a conquistar o diploma dos sonhos sem ter que abrir mão das demais atividades. São vários cursos nas modalidades 100% EAD e semipresencial para você escolher o que mais tem a ver com o seu perfil!

Quais são as vantagens de fazer disciplinas online?

A possibilidade de fazer uma disciplina online (ou até várias, a depender do curso e da faculdade) é um benefício que deve ser considerado pelo estudante antes de prestar vestibular para a formação de interesse. A seguir, listamos os principais motivos para essa afirmação. Acompanhe!

Flexibilidade para montar horários

Ao ingressar em um curso estritamente presencial, o estudante se vê “preso” aos horários impostos pela faculdade. Afinal, a divisão de matérias é previamente organizada pela instituição de acordo com as turmas, disponibilidade da infraestrutura, entre outros fatores. Em outras palavras, o aluno precisa estar ali, naquela hora definida, para assistir às aulas e fazer as atividades propostas.

Por outro lado, quando a faculdade oferece a disciplina online, o aluno assume um papel de protagonista. Ele pode montar seus próprios horários e estudar de acordo com o tempo que tem disponível. O melhor de tudo é que, caso sinta a necessidade de consultar a aula mais de uma vez para absorver o conteúdo, ele pode acessar os vídeos da plataforma sempre que desejar. Interessante, não é mesmo?

Custos reduzidos

As mensalidades de cursos de graduação que não oferecem disciplina online são maiores. Isso porque a instituição tem gastos diversos para continuar disponibilizando a matéria. Ou seja, aqui, é também interessante pensar em custo-benefício. Como falamos, o ingresso no ensino superior não deixa de ser um investimento financeiro, mesmo que de alto retorno — afinal, o conhecimento adquirido e o diploma abrem portas para oportunidades.

Se há a possibilidade de tornar esse investimento mais vantajoso para você, é claro que é importante considerá-la, não é mesmo? Lembre-se de que os valores da mensalidade caem quando o aluno opta por cursar uma ou mais matérias online, o que o permite economizar na faculdade. Ao final do curso, ele receberá um diploma de mesmo peso e valor do que o oferecido numa formação completamente presencial.

Desenvolvimento de habilidades específicas

Por fim, mas definitivamente não menos importante, temos como vantagem de cursar uma disciplina online o desenvolvimento de habilidades muito bem-vistas pelo mercado de trabalho. Pense bem: o aluno que opta por realizar parte da carga horária de sua graduação online tem muitas vantagens, mas ele necessita de responsabilidade e foco para lidar com toda essa liberdade que lhe é conferida. Acredite: os recrutadores consideram — e muito — essas características em candidatos que estudam a distância.

Aqui, podemos falar também da vivência digital. Nos dias de hoje, é difícil encontrar uma empresa que não foi impactada pelos avanços da tecnologia. Os processos estão cada vez mais otimizados com o auxílio de ferramentas específicas, sobretudo, ligadas à internet. O aluno que cursa a disciplina online tem contato com uma plataforma interativa repleta de funcionalidades diversas. Com isso, ele acaba adquirindo experiência no universo digital, outro ponto muito importante e avaliado pelos empregadores.

Outras habilidades muito observadas em pessoas que estudam online são:

  • iniciativa — já que, como não precisa estar em sala de aula todos os dias, cabe ao aluno ter a responsabilidade de conduzir os estudos da disciplina por conta própria;
  • proatividade — pois, muitas vezes, será necessário ir além do que é exposto para complementar o entendimento da matéria;
  • capacidade de gestão de tempo — afinal, montar seus próprios horários e cumprir com aquele cronograma em meio aos demais afazeres definitivamente é um exercício que requer organização etc.

Viu só como a disciplina online é uma forma de organizar melhor o seu tempo e seus horários ao entrar na faculdade? Ter a possibilidade de reduzir os custos da formação e, ainda, conciliá-la com os demais afazeres é um benefício imenso para quem quer conquistar o sonhado diploma de ensino superior com praticidade e flexibilidade. Sendo assim, opte por instituições que ofereçam essa alternativa como diferencial.

Aqui na Anhanguera, temos cursos semipresenciais e graduações com matérias online. O que acha de conhecer essas formações e descobrir qual mais se encaixa em seus objetivos? Entre em contato conosco e vamos conversar! Veja também como funciona o nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.1 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.