7 filmes de Psicologia para te inspirar a seguir na área

homem assistindo filmes psicologia na sala

Se você quer ingressar em uma faculdade e gosta da área de Ciências Humanas, uma boa opção é o curso de Psicologia. Essa especialidade é responsável por estudar a mente e o seu comportamento, identificando problemas relacionados a essas questões.

Sabemos que a rotina de estudos para o vestibular é corrida. Mas nem só de apostilas e livros vive um estudante, não é mesmo? Portanto, vale a pena aproveitar os momentos de descanso e incrementar o seu conhecimento com os filmes sobre Psicologia.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d05bf82a-e7ff-4005-8919-46479aa7cc40]

Gostou? Neste post, preparamos uma lista com vários filmes de Psicologia para vestibulandos. Assim, você aproveita o seu tempo livre, relaxa e, ao mesmo tempo, aprende um pouco mais sobre a profissão. Confira!

Um estranho no ninho

Essa obra cinematográfica foi ganhadora de muitos Oscars. O filme retrata Randle Patrick McMurphy, um criminoso que, para se safar da prisão, alega ter problemas mentais e é internado em uma instituição psiquiátrica.

Durante as cenas, o personagem testemunha os cuidados ruins que os pacientes recebem e a atitude abusiva de alguns funcionários. Com isso, ele faz novas amizades e levanta a voz contra o funcionamento do local.

Quem quer seguir carreira em Psicologia e se interessou pelo filme também pode ler o livro que inspirou a obra, tendo como base as experiências reais do autor em um centro psiquiátrico nos Estados Unidos.

Melhor é impossível

Esse filme é perfeito para quem aprecia um bom romance entre personagens complexos. Jack Nicholson interpreta Melvin Udall, um escritor solitário e com comportamentos e manias obsessivas, que não gosta de ter a rotina alterada.

Tudo começa a sair do controle quando o personagem é obrigado a cuidar do cachorro do vizinho que precisou ser hospitalizado. Além disso, descobre que Carol, a sua garçonete preferida, abandonará o trabalho para tomar conta do filho doente. Aos poucos, todas essas mudanças forçam Malvin a ver a vida de uma maneira diferente e a abandonar as suas limitações. Interessante, não é mesmo?

Cisne Negro

Considerado por muitas pessoas uma introdução à Psicanálise, “Cisne Negro” é um dos principais filmes de Psicologia para quem ama um bom drama psicológico. Protagonizado por Natalie Portman, a obra retrata a história de Nina, uma bailarina talentosa que está prestes a alcançar o auge de sua carreira.

No entanto, a sua instabilidade emocional coloca tudo a perder, já que a personagem perde a conexão com a realidade, dando lugar a obsessões provocadas pela grande pressão do papel. No filme, é possível perceber alguns temas como busca pela perfeição, neurose, psicose, relações afetivas e desenvolvimento. Também demonstra a importância de que superemos as nossas próprias sombras, a aceitação de si e a libertação pessoal.

Uma mente brilhante

Personagens esquizofrênicos costumam render grandes histórias no cinema, e uma muito famosa é o filme “Uma mente brilhante”. A obra relata a vida de John Nash, um gênio da matemática aos 21 anos. Após fazer bastante sucesso com um teorema, o personagem se torna uma pessoa atormentada, chegando a ser diagnosticado com esquizofrenia por um médico.

Mesmo com essa dificuldade, Nash consegue se tratar e, após algum tempo de volta à sociedade, ele é agraciado com o prêmio Nobel. Esse filme trata de um modo amplo a esquizofrenia, falando de sintomas e tratamento da doença. Assim, é uma boa opção para quem quer saber tudo sobre Psicologia e conhecer mais o assunto.

Psicose

Esse filme deve ser assistido não só por quem gosta de thrillers psicológicos, mas por quem é um amante da sétima arte! A obra vai além da psicopatia — como o próprio nome diz —, mas também apresenta o comportamento de um indivíduo que tem dupla personalidade.

A história relata Norman Bates, um jovem simpático, tímido e estranho que trabalha em um hotel, e de Lia Crane, uma jovem em busca de sua irmã, Marion Crane, que está desaparecida. Marion segue para uma nova vida após roubar o seu chefe, passando uma noite no hotel.

O problema é que Norman administra esse hotel e, em um ato de loucura, esfaqueia e mata Marion. Sem saber da morte, seu namorado e um detetive começam a buscá-la, mas o personagem principal também está atrás deles.

A ilha do medo

Nesse filme, Leonardo DiCaprio interpreta um policial chamado Teddy Daniels que, junto ao seu parceiro, vão a um hospital com o objetivo de encontrar uma pessoa desaparecida. Chegando lá, Teddy descobre as várias experiências e métodos ilegais que os médicos realizam nos pacientes.

O clima esquenta quando um furacão deixa os dois policiais presos na ilha e sem comunicação, além de precisarem lidar com a fuga de pacientes do hospital. Durante a trama, a sanidade mental dos personagens possibilita análises psicológicas interessantes e ricas. Assim, é possível observar e discutir métodos de psicoterapia e diagnósticos para doenças psicológicas.

Logo, essa obra é um prato cheio para quem quer ser um psicólogo. Na Netflix você encontra esse filme, bem como outras séries de Psicologia para maratonar.

O silêncio dos inocentes

Qual a melhor maneira de compreender o caminho de um serial killer, senão consultando outro assassino em série? Essa é a missão de uma agente do FBI, Clarice, que deve negociar com o prisioneiro Hannibal Lecter ajuda para prender outro assassino.

Lecter é um vilão sofisticado e culto que usa a psicologia para manipular as pessoas, inclusive Clarice, visando conquistar sua liberdade.

Se você se interessou pelos filmes e deseja cursar Psicologia para sair na frente no mercado de trabalho, é muito importante estudar em uma faculdade reconhecida. Aqui na Anhanguera, você encontrará vários diferenciais, como formas de ingresso facilitadas, bolsa de estudos, diversas modalidades de ensino e muito mais!

A nossa instituição de apresenta as principais características das melhores faculdades de Psicologia. Temos grade curricular atualizada, professores altamente experientes, boa avaliação do MEC (Ministério da Educação) e histórico de sucesso dos alunos formados.

Pronto para cursar Psicologia?

Agora que você já conhece os principais filmes sobre Psicologia, tente assisti-los em momentos de descanso para começar a ter uma noção sobre a profissão. Além disso, na hora de escolher a faculdade, opte por aquela que seja reconhecida pelo MEC e que tenha um corpo docente de qualidade.

Gostou deste conteúdo e quer estudar Psicologia em uma faculdade de qualidade e reconhecida no mercado? Então, inscreva-se no vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados