Conheça algumas das melhores faculdades de Psicologia na atualidade!

estudantes de faculdade de psicologia

As discussões sobre bem-estar e saúde mental são cada vez mais frequentes, o que pode acabar despertando o interesse das pessoas por se tornarem profissionais da Psicologia.  

Você faz parte desse grupo? Tem interesse em fazer o curso de Psicologia, mas não tem certeza de qual instituição escolher? Continue conosco e descubra quais algumas das melhores faculdades de Psicologia do Brasil!

Ranking de algumas das melhores faculdades de Psicologia

Para ajudar nesse processo de escolha entre as melhores faculdades da área, vamos compartilhar uma lista para facilitar o processo.

Veja abaixo o ranking das faculdades de Psicologia¹ consideradas algumas das melhores para construir carreira como psicólogo:

  1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  3. Universidade de Brasília (UnB);
  4. Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS);
  5. Universidade de São Paulo (USP);
  6. Faculdade Anhanguera.

Conheça algumas das melhores faculdades de Psicologia 

Agora que já sabe o ranking dessas faculdades de Psicologia, vamos apresentar um breve resumo sobre elas. Esperamos que essas informações ajudem você a realizar a melhor escolha.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma universidade pública criada em 1927. Atualmente, oferece 95 cursos para mais de 31 mil alunos. O curso funciona na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) na Pampulha (Belo Horizonte, capital do estado).

Para conquistar uma vaga, é necessário se inscrever no programa do Governo Federal Sisu, sigla para Sistema de Seleção Unificada, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro começou a ser desenvolvida em 1920, mas só chegou no estado que conhecemos hoje na década de 1960, com a criação dos seguintes institutos: 

  • Centro de Letras e Artes;
  • Centro de Filosofia e Ciências Humanas;
  • Centro de Ciências da Matemática e da Natureza;
  • Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas;
  • Centro de Tecnologia;
  • Centro de Ciências da Saúde.

A graduação em Psicologia funciona no Instituto de Psicologia da faculdade, onde você aprende as principais abordagens de Psicologia. Ele fica localizado no Campus Praia Vermelha, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Para ingressar na UFRJ, o aluno tem algumas possibilidades, como Sisu e isenção de vestibular.

Universidade de Brasília (UnB)

A Universidade de Brasília foi fundada em 1962. Atualmente, oferece 137 cursos para 36.636 alunos.

Entre eles está Psicologia, com uma concorrência de mais de 5 candidatos por vaga, de acordo com os últimos vestibulares. O Instituto de Psicologia da UnB, local que oferece o curso, fica no Campus Darcy Ribeiro.

Assim como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Minas Gerais, o ingresso se dá por meio do vestibular próprio ou pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi criada em 1934 e é reconhecida pela qualidade de ensino, de seu corpo docente e de sua infraestrutura.

Atualmente, oferece 91 cursos divididos nas unidades de Imbé e na capital do estado, Porto Alegre. A graduação funciona no Instituto de Psicologia, em Porto Alegre, que também oferece os cursos de Serviço Social e de Fonoaudiologia.

Assim como as outras instituições, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul também possibilita o ingresso de alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada.

Inclusive, vale a pena pontuar que o Sisu é quase uma unanimidade entre as faculdades federais. 

Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo é uma instituição pública conhecida como a uma das melhores do Brasil, devido à qualidade de seu corpo docente e ao incentivo ao desenvolvimento de pesquisas.

Para ingressar na instituição, é necessário ser aprovado pelo vestibular da Fuvest, um dos mais difíceis processos seletivos aplicados no país. Desde 2016, as pessoas candidatas também podem tentar uma vaga pelo Sisu. A graduação em Psicologia é oferecida pelo Instituto de Psicologia da USP em São Paulo (capital).

Embora essas universidades públicas deixem os candidatos mais engajados por serem gratuitas e ofertarem um ensino de qualidade, existem também desvantagens que podem atrapalhar a conquista do diploma, especialmente àqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho quanto antes. A alta concorrência pelas vagas dificulta que esse propósito seja atingido.

Assim como você, muitas outras pessoas também sonham em se formar nas melhores faculdades de Psicologia do Brasil. 

Com isso, o vestibular para Psicologia fica cada vez mais concorrido, diminuindo as chances de aprovação na primeira – ou nas primeiras – tentativas.

Além de tornar o caminho para o diploma mais longo, exige mais investimento de tempo e de dinheiro para realizar as provas e se preparar para elas.

Sendo assim, é importante ter uma visão estratégica e criar caminhos que facilitem a realização do seu sonho profissional. 

Considerar as melhores faculdades particulares de Psicologia é uma boa alternativa. Há excelentes opções autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação), com corpo docente qualificado, excelente estrutura de ensino e apoio personalizado aos alunos.

Anhanguera: excelente faculdade particular de Psicologia 

Ao se matricular em Psicologia na Anhanguera, você vai estudar em uma faculdade reconhecida pelo MEC com notas acima de 3 em todas as suas unidades.

São mais de 300 polos espalhados pelo Brasil, onde você pode cursar uma das melhores graduações em Psicologia da rede privada. Vale ressaltar que não existe o curso de Psicologia EAD, pois a modalidade não é autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Afinal, é preciso realizar muitos estágios, observações e trabalhos de campo durante a formação.

Assim, a graduação em Psicologia é oferecida sempre na modalidade presencial, sendo necessário frequentar as aulas no polo de apoio de 4 a 5 dias na semana.

Mas se o problema for o preço das mensalidades, não precisa se preocupar e nem se assustar com o valor do curso de Psicologia. O curso aqui na Anhanguera custa a partir de R$ 479*, ou seja, um excelente custo-benefício.

Porém, se o valor estiver alto para a sua realidade, fique tranquilo: a Anhanguera proporciona diversas possibilidades de obter bolsas e descontos! Exemplos são o Amigo Vale-Prêmio, Desconto Pontualidade e Convênio Empresa.

Não falta mais nada para se formar em Psicologia!

Estudar em uma das melhores faculdades de Psicologia do Brasil está mais próximo do que você pode imaginar. Além das centenas de unidades da Anhanguera espalhadas pelo país, você pode realizar o processo seletivo todo pela internet.

Então, não perca tempo! Faça a inscrição no vestibular online Anhanguera e conquiste seu diploma o quanto antes.

¹ Ranking Folha 2019

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.