Faculdade de Farmácia: o guia completo sobre o curso

Fazer graduação em Farmácia é uma oportunidade para os alunos que gostam de Química e Biologia e desejam trabalhar em laboratórios e hospitais. 🧪As matérias do curso foram atualizadas e diversificadas em função das novas recomendações do Ministério da Educação (MEC) e das demandas atualmente exigidas, sobretudo para exercer as áreas clínicas. Assim, surgiram diversas faculdades ofertando o curso superior em Farmácia.

Isso tornou a escolha mais fácil, devido ao maior número de opções, porém complexa, pois deve-se pensar em mais fatores antes de decidir pela instituição acadêmica. Outros pontos que pesam na escolha são as afinidades com as disciplinas do curso e as habilidades requeridas nos campos de estágio curricular e extracurricular, além do contexto da valorização profissional.

Por isso, se você tem dúvidas a respeito do curso e quer entender um pouco mais sobre a dinâmica da graduação, não deixe de acompanhar este conteúdo completo!

O que é Farmácia?

Farmácia é a área do conhecimento que tem por objetivo o estudo dos fármacos, medicamentos e drogas e como eles podem interagir em benefício do ser humano.💊

A graduação em Farmácia, portanto, é o curso do ensino superior que prepara o aluno para atuar em áreas como Indústria Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Cosméticos, Controle de Produção de Medicamentos e até mesmo Análises Clínicas.

Já percebeu como a indústria farmacêutica é relevante nos dias de hoje? Não é à toa que suas ações nas Bolsas de Valores de todo o mundo são bem valorizadas: elas são lucrativas porque desenvolvem medicamentos que eliminam ou previnem problemas de saúde que podem impactar toda a humanidade.

Mas, antes de falar do momento atual, vamos entender como a área ganhou tanta evidência e importância nos dias atuais!

Farmácia no século XX

O curso de Farmácia veio se modificando conforme a evolução dessa profissão no Brasil. 

Antigamente, os boticários, assim chamados aqueles que eram proprietários das boticas, tinham a importante missão de fazer preparos com os ativos existentes e orientar o paciente. A figura do boticário era notória e bem representada inclusiva nas novelas da década de 1940, junto ao vigário, ao delegado, ao prefeito, ao carteiro e a outras personalidades de relevância para a sociedade.

Os produtos preparados dentro das boticas eram baseados em conhecimentos empíricos ou em experiência dos médicos e dos boticários. Eram muitos unguentos e bálsamos que geravam toxicidade na pele e no organismo dos pacientes.

Com a ascensão da indústria farmacêutica na década de 1960, muitos farmacêuticos se perderam na profissão, pois não vislumbraram oportunidade de trabalho, enquanto outros se enveredaram para as análises clínicas/bioquímica.

Surgimento das drogarias

O surgimento das drogarias, como uma evolução das boticas, foi uma grande oportunidade de atuação. Contudo, havia falta de fiscalização dos conselhos profissionais: não se via obrigatoriedade da presença deles nesses estabelecimentos comerciais.

Nesse período, muitos estudantes não estavam interessados em cursar uma graduação para ficarem “encostados” no balcão. No entanto, diversos acontecimentos históricos foram determinantes para a ascensão da profissão.

Ascensão da profissão

Inicialmente, houve a inserção do farmacêutico nos hospitais. Mudanças econômicas permitiram abertura de farmácias de manipulação e a atuação clínica desses profissionais em diversos campos de saúde.

Também houve avanço na participação do farmacêutico nas indústrias de medicamentos, cosméticos, pesquisas acadêmicas e tantas outras que destacaram esse profissional entre as profissões na área da Saúde.👨🏾‍⚕️

Especialista em medicamentos e cuidado ao paciente

Atualmente, há quem diga que o curso de Farmácia forma especialistas em medicamentos. Porém, o novo contexto propõe-se a ampliar essa visão, considerando o farmacêutico um profissional de saúde do cuidado ao paciente.

Isso porque muitas pessoas ainda observam o curso na perspectiva de que o farmacêutico entenderia muito sobre processos de fabricação dos medicamentos e de criação de fórmulas para o público infantil e idoso, mas que não conseguiria fazer um atendimento farmacêutico ao paciente.

No entanto, com a mudança para o currículo generalista e a situação na qual muitas pessoas recorriam frequentemente ao farmacêutico nas drogarias, por falta de serviços médicos em várias regiões do país, entendeu-se que esse profissional era importante no acolhimento do paciente.

Como é a carreira na área da Farmácia?

Devido à maior valorização do farmacêutico nos últimos anos, à fixação do piso salarial para diversas categorias e à obrigatoriedade da presença do profissional em alguns setores, pode-se dizer que o mercado está aquecido para esses profissionais.🔝

Além disso, serviços que normalmente empregavam apenas um farmacêutico estão redefinindo as atribuições e contratando novos profissionais da área devido à complexidade das atividades demandadas.

Esse é o exemplo da área Hospitalar, que está empregando mais farmacêuticos para atuar no gerenciamento e na parte clínica. Assim também acontece nos laboratórios clínicos e indústrias farmacêuticas, que estão precisando de graduados.

O lado desafiador é que as instituições estão sendo disputadas por outros profissionais igualmente qualificados, ficando o quesito experiência e outras habilidades como fatores decisivos para a seleção do melhor candidato. De todo modo, o profissional tem à sua disposição inúmeras áreas nas quais atuar: amplas, diversificadas e em franca expansão.

Isso significa que você pode trabalhar nas áreas exclusivas da profissão e em outras que são disputadas com demais profissionais. Conheça agora o que faz um farmacêutico!

Farmácia Hospitalar

Se você gosta de saber qual é o mecanismo de ação dos medicamentos e sua influência na área clínica, então a Farmácia Hospitalar é o seu lugar. Além disso, aprende também que nem sempre a teoria se aplica no contexto hospitalar.🏥

Idealmente, o farmacêutico tem a grande responsabilidade de gerenciar o estoque de medicamentos e, algumas vezes, os materiais médico-hospitalares. Sendo assim, ele precisa conhecer a demanda desses itens dentro do hospital, verificar quais estão em falta e o impacto disso na assistência ao paciente.

Outra grande função do farmacêutico hospitalar é elaborar rotinas de dispensação de produtos e trabalhar junto à equipe de Enfermagem com o objetivo de garantir o medicamento certo para o paciente, na dosagem e no período de tratamento recomendado.

Atualmente, a presença do farmacêutico nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é respaldada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), que avaliará a necessidade desse profissional nesses estabelecimentos de alta complexidade.

Farmácia Oncológica

A Oncologia é uma grande empregadora de farmacêuticos, principalmente porque esse profissional é responsável por manipular os medicamentos antineoplásicos para atender os pacientes em tratamento. Essa é uma atividade complexa que exige roupa adequada, além de ser realizada em um local com uma espécie de cabine de segurança biológica.

Os medicamentos serão então abertos dentro da cabine biológica, que garante as condições assépticas do preparo, e reconstruídos (adição de diluente nos frascos que contêm pó liofilizado) para depois serem inseridos nos frascos de soro.

Essa atividade é complexa devido à toxicidade dos medicamentos manipulados e ao fato de qualquer derramamento durante o processo poder causar irritações na pele do manipulador ou formação de bolhas e de feridas. Então, o farmacêutico terá de analisar a prescrição médica quanto ao número e aos compostos, prever a ordem de manipulação e descrever todas as informações medicamentosas importantes após o preparo.

Após a manipulação, o farmacêutico acompanha o processo de administração do paciente, avalia as principais reações adversas que podem ocorrer antes e depois do processo e sugere intervenções. O profissional da Farmácia que quiser atuar nesta área precisa necessariamente fazer uma pós-graduação em Oncologia, condição essencial para assumir o cargo.

Farmácia Comunitária

Conhecida popularmente como drogaria, a Farmácia Comunitária talvez seja a primeira opção de qualquer recém-formado no curso. No entanto, muitos tomam gosto pelo trabalho e permanecem como atendente de farmácia. Essa é uma área bastante requisitada nas cidades com pequeno número de habitantes, e o farmacêutico torna-se referência para curar males pequenos.

O farmacêutico que atua nas farmácias comunitárias das grandes cidades também tem muito serviço, e já pode construir um pequeno consultório para atender os pacientes com privacidade e respeito dentro do estabelecimento.

Atualmente, existem outros serviços que podem ser incorporados na drogaria, como a aplicação de medicamentos injetáveis, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, além de testes rápidos para diagnóstico de gravidez, de sífilis, entre outros.

Outra atribuição importante do farmacêutico que trabalha nas drogarias é fazer o levantamento de aquisição e de vendas de produtos sujeitos a controle especial, os medicamentos controlados, com rotinas específicas para dispensação, armazenamento e entrada de notas fiscais.

Nutrição Parenteral

A Nutrição Parenteral é uma formulação intravenosa de nutrientes que deve ser manipulada pelo farmacêutico, que participa inclusive da equipe clínica multidisciplinar de terapia nutricional. Nesse sentido, o nutrólogo avalia as carências nutricionais do paciente, e o nutricionista determina quais componentes devem ser repostos para que ele se mantenha estável.

A partir dessa análise nutricional, pode-se optar por duas terapias: a dieta enteral, em que os compostos são adicionados em um frasco e introduzidos por sonda nasoentérica.

Na dieta enteral, os alimentos estão previamente digeridos e passam por meio sonda instalada no nariz, que chega até ao estômago ou intestino para serem absorvidos. Se a opção for a nutrição parenteral, possivelmente o estado clínico do paciente é mais crítico, devido à não funcionalidade do intestino ou condição nutricional bem debilitada.

Sendo assim, são prescritos vitaminas, aminoácidos, glicose e sais minerais em quantidade suficiente para serem administrados 24 horas em ambiente hospitalar, sempre acompanhando a evolução do paciente.

A participação do farmacêutico neste contexto é essencial, pois ele é responsável por manipular a fórmula parenteral. Para isso, ele deve se paramentar (jaleco, touca, luva e máscara), entrar em uma cabine de manipulação e adicionar os componentes conforme a prescrição médica.

Além disso, ele deve estudar qualquer incompatibilidade física ou química entre os compostos antes de preparar a nutrição parenteral, para não causar danos ao paciente durante o processo de administração.

Como é a faculdade de Farmácia?

O curso de Farmácia proporciona todos os conhecimentos técnicos em relação aos medicamentos e ensina a orientar os pacientes quanto ao seu uso racional. Entende-se por “uso racional do medicamento” aquela situação em que o paciente utiliza os produtos indicados para sua condição clínica, na dosagem e na forma mais adequadas e no período apropriado.

Além disso, a Farmácia, no ensino superior, prepara os estudantes para lidar com os desafios da profissão no âmbito das análises clínicas e toxicológicas, supervisionando e fazendo o controle de qualidade dos exames laboratoriais.

Talvez o curso de Farmácia seja aquele em que o profissional tenha mais liberdade para optar pelo serviço gerencial, clínico e laboratorial em diversos contextos — algo pouco observado em outras graduações em Saúde.

O que se aprende na faculdade de Farmácia?

O curso de Farmácia contempla uma grade curricular diversificada para atender a todas as principais possibilidades de atuação profissional. As matérias do curso abordam conteúdos básicos e depois específicos para o farmacêutico.📚

Ciclo básico

As disciplinas do início do curso são:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Matemática;
  • Física (em alguns cursos);
  • Química Analítica e Orgânica;
  • Estatística e outras relacionadas ao ciclo básico.

A partir desses conhecimentos, os alunos entenderão sobre Fisiologia, que é o estudo da função das partes do corpo. A disciplina de Matemática e Física ainda aparecem em alguns cursos para ajudar nos cálculos das doses dos medicamentos e das preparações químicas apresentadas ao longo da graduação em Farmácia.

Também no ciclo básico, as químicas orgânicas e inorgânicas são bem exploradas em diversos conteúdos. A Química Orgânica mostra a estrutura dos compostos e como eles reagirão no organismo. Já a Química Inorgânica ensina como fazer soluções essenciais para a vida profissional.

Outras disciplinas de pouca aceitação, mas de grande relevância, são a bioestatística e a metodologia científica. Enquanto uma ajuda na interpretação dos dados clínicos de um estudo, a outra disciplina desenvolve o raciocínio lógico para elaborar um projeto de pesquisa que futuramente será seu trabalho de conclusão de curso. Portanto, não deixe de se dedicar a essas disciplinas, que serão fundamentais ao longo da graduação.

Ciclo específico

Após o embasamento científico das disciplinas básicas, chega o momento em que muitos estudantes “sentem” mais o curso de Farmácia, pois começam a associar os conhecimentos com a função do farmacêutico na sociedade. Confira as disciplinas.

Farmacologia

Farmacologia é considerada a essência do curso de Farmácia. Trata-se do estudo do mecanismo de ação dos medicamentos nos organismos vivos, analisando as variáveis que influenciam os processos — que vão desde a administração até a eliminação dos princípios ativos.

Se você gostou da farmacologia básica, vai apaixonar-se pela parte clínica, em que estudará as classes de medicamentos como os antimicrobianos, os anti-hipertensivos, os analgésicos, os sedativos etc.

A partir daí, você conseguirá compreender as ações dos medicamentos nos organismos e por que orientar seu pai, sua mãe ou seus amigos a administrarem alguns produtos em jejum e outros com o estômago “forrado”.

Tecnologia farmacêutica

Outra disciplina de grande interesse dos alunos é a tecnologia farmacêutica, com aulas práticas para ensinar a fazer cremes, pomadas, loção pós-barba, sabonete líquido, cápsula e outras. 🧴Você entenderá o porquê de alguns ativos necessitarem de agitação para incorporar o produto, enquanto outros demandam por repouso.

A tecnologia farmacêutica é a matéria-prima para as disciplinas de análises físico-química e microbiológica, pois avaliam, por meio de testes descritos na farmacopeia brasileira, considerada a bíblia farmacêutica, como garantir a isenção de microrganismos ou de outras impurezas.

As aulas práticas sobre isso envolvem a determinação dos testes necessários para saber determinar o nível máximo aceitável de impurezas, ou avaliar condições para modificar a fórmula do medicamento.

Também são ofertadas disciplinas de farmacognosia e de fitoterapia, que desvendam os princípios ativos das plantas medicinais e como elas podem ser utilizadas a fim de prevenir ou tratar diversas condições clínicas.

A homeopatia e a radiofarmácia normalmente são inseridas na grade curricular como optativas, mas são conteúdos relevantes para se conhecer outras áreas de atuação e entender sobre os seus fundamentos.

Enquanto a homeopatia tem como propósito tratar uma doença mediante diluições sucessivas, a radiofarmácia preconiza o uso de radioisótopos — moléculas com radioatividade controlada —, para tratar diversas condições clínicas.☢️

As disciplinas que se referem às análises laboratoriais são:

  • Bioquímica e Hematologia Clínica;
  • Toxicologia;
  • Urinálise;
  • Bromatologia entre outras.

Nas aulas teóricas e práticas sobre esse conteúdo, são trabalhados os exames para identificação de proteínas, de aminoácidos e de tantas outras substâncias que podem predizer um quadro clínico ou diagnosticar uma doença.

Na parte das análises clínicas, também são avaliados os tipos de equipamentos, a rotina de um laboratório e as noções de gerenciamento de uma instituição a fim de ajudar na organização das atividades.

Qual o valor de um curso de Farmácia?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o valor de um curso de Farmácia pode variar em função de alguns fatores, como região e instituição de ensino. Aqui na Anhanguera, é possível encontrar mensalidades a partir de R$ 249,00*.

Diante das inúmeras faculdades que existem no Brasil, no entanto, é preciso pensar primeiramente na qualidade do ensino. Primeiro, é fundamental optar por faculdades de grande conceito no mercado, que apresentam programas de estágio e tenham um corpo docente com experiência didática e profissional para estimular os alunos.

Lembre-se de que a faculdade à qual o curso está vinculado deve ser autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e ter um conceito bom perante esse órgão, mesmo que esteja no início de suas atividades.

Em seguida, procure investigar a capacidade técnica do corpo docente. É aconselhável que as disciplinas específicas do curso sejam ministradas por farmacêuticos, enquanto, no ciclo básico, não é necessário que eles tenham graduação em Farmácia, mas sejam especialistas em sua disciplina.

Outros pontos importantes é analisar o período das aulas e se a mensalidade está compatível com o orçamento da família, considerando que existem diversas modalidades de ajuda financeira para isso.

Normalmente, as faculdades particulares concentram as aulas em apenas um período (manhã ou noite) para facilitar a adequação das rotinas, principalmente para os estudantes que necessitam conciliar a graduação com o trabalho. Outro ponto interessante é considerar a logística que será necessária ao escolher uma faculdade. Por isso, deve-se pensar na distância entre a faculdade e a residência, as formas de deslocamento e como isso impactará a rotina.

Quantos anos dura o curso de Farmácia?

O curso de Farmácia tem duração de 4 anos e meio (9 semestres), podendo variar entre as faculdades, devido às novas mudanças preconizadas pelo MEC para a formação de farmacêutico generalista. Antigamente, a duração do curso era de 4 anos, e o aluno optava por uma habilitação em análises clínicas/bioquímica, indústria e alimentos e fazia mais um ano de curso.

No entanto, com a formação do farmacêutico generalista, as disciplinas da habilitação foram agrupadas na graduação. Atualmente, os alunos aprendem todas essas disciplinas e, no final, fazem um estágio na área que desejar, podendo conhecer na teoria todas as habilitações do curso, tornando-se um farmacêutico generalista.🚀

O conceito de farmacêutico generalista ainda é muito controverso entre os profissionais, pois afeta consideravelmente a carga horária das disciplinas. Isso porque o graduando aprende todas as habilitações durante o curso, mas com aulas de forma mais superficial.

O que acontece é que algumas disciplinas tiveram redução de carga horária para incluir outras igualmente relevantes. Todavia, a formação dos farmacêuticos tende a ser mais abrangente ao aluno. Além disso, aumentam as chances de empregabilidade e de realização de concursos públicos, que exigem a formação generalista.

Qual o salário de um técnico em Farmácia?

Um técnico em Farmácia recebe, em média, R$ 2.212,77* para uma jornada de trabalho de 39 horas semanais. Vale lembrar, no entanto, que os valores podem ser maiores dependendo do segmento no qual o profissional atua, do cargo ocupado, carga horária entre outros.

Sabe-se também que cursos de especialização, experiência comprovada e desenvolvimento de habilidades individuais são fatores essenciais para promoção e, consequentemente, melhoramento de serviço e de remuneração. Pensando em inserir os alunos nas melhores vagas, inclusive, a Anhanguera conta com o Canal Conecta.😎

O aluno que se cadastrar no canal terá oportunidade de estagiar nas empresas parceiras da Anhanguera e talvez ser efetivado, garantindo a continuidade de seus serviços profissionais.

Além disso, os dois polos monitoram frequentemente as relações contratuais, evitando irregularidades que prejudiquem a manutenção do aluno no estágio, ou descredenciando aquelas que foram avaliadas negativamente pelo corpo discente.

É importante ter em mente que esse é o salário de um profissional sem ensino superior, apenas técnico, que é um diploma de ensino médio. Ao ter o diploma de Bacharelado em Farmácia e ser um farmacêutico, você abre mais portas no mercado de trabalho e pode conseguir salários bem mais altos. Veja, abaixo, uma relação das melhores áreas.

Quais são as áreas mais bem-pagas da Farmácia?

Confira agora uma lista com as áreas mais bem-pagas da Farmácia e seus respectivos salários. 🤑Todas exigem o curso superior em Farmácia.

Gestão de Assistência FarmacêuticaR$ 5.137,26*
Toxicologia ForenseR$ 7.841,80*
Vigilância EpidemiológicaR$ 5.281,50*
CosmetologiaR$ 3.757,79*
FarmacoeconomiaR$ 14.016,00*

1. Gestão de Assistência Farmacêutica

As áreas da administração farmacêutica estão entre as que melhor remuneram no mercado. O profissional pode ultrapassar os R$ 10 mil mensais pelo trabalho desenvolvido, sendo R$ 5.137,26* a média salarial.

2. Toxicologia Forense

Outra área em que o farmacêutico pode atuar e que remunera acima da média de mercado é a perícia criminal. Para ter ideia, um profissional capacitado para desenvolver essa função recebe, em média, R$ 7.841,80* por mês.💸

3. Vigilância Epidemiológica

Outra possibilidade de atuação que pode trazer bom retorno e que conta com altíssima demanda no mercado é a vigilância epidemiológica. Um profissional da área recebe, em média, R$ 5.281,50* no mercado brasileiro.

4. Cosmetologia

Um farmacêutico em cosmetologia também pode receber uma boa remuneração no mercado. O teto salarial para a área é de R$ 6.468,73*, sendo R$ 3.757,79* a média salarial para uma jornada de 40 horas semanais.

5. Farmacoeconomia

Essa especialidade está entre as mais promissoras para o curso de Farmácia. De acordo com a Revista Exame, um gerente farmacoeconomia pode alcançar os R$ 30 mil mensais, sendo R$ 14.016,00* a média salarial.💰

Agora é a sua vez. Venha fazer parte do time da Anhanguera!

O curso de Farmácia forma profissionais especializados em medicamentos e em como lidar com o paciente nas mais diferentes situações. Enquanto provedor da saúde, pesquisador e estudioso dos processos medicamentosos, laboratoriais e industriais, trata-se de um profissional que abraça sua função e trabalha com afinco e prazer.

Isso tudo é explicado e internalizado durante os períodos da graduação em instituições de grande renome e que oferecem oportunidade de crescimento, vivência profissional e atendimento às suas necessidades pessoais, estudantis e financeiras. Para tanto, contar com uma faculdade com credibilidade no mercado, a Anhanguera, faz toda a diferença.😎

Agora que já entendeu sobre o curso de Farmácia, não deixe de se inscrever para o vestibular online da Anhanguera e dar o primeiro passo em direção a um futuro profissional promissor!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados