Conheça 4 funções do Farmacêutico na farmácia de manipulação!

O que faz um farmacêutico

Você sabia que a função do farmacêutico na farmácia de manipulação vai além da orientação sobre medicamentos? Pois é isso mesmo! Esse profissional apresenta atribuições fundamentais para o estabelecimento.

Se você pensa em cursar Farmácia, não pode deixar de conferir este post para ficar por dentro das ocupações do farmacêutico e entender se essa é a carreira da sua vida!

Vamos lá?

1. Responsável pela produção dos medicamentos

Uma farmácia de manipulação é um local onde fórmulas de medicamentos, suplementos, cosméticos e outros produtos são manipuladas, podendo personalizar os remédios conforme a prescrição médica. Nesse contexto, o farmacêutico desempenha papel essencial no laboratório de manipulação.

É ele quem se responsabiliza por todos os processos de produção, desde a recepção da matéria-prima, passando pela manipulação dos fármacos até a entrega do produto para o cliente.

2. Atendimento ao profissional prescritor

Para que o serviço da farmácia de manipulação seja de excelência, é imprescindível que o estabelecimento tenha contato direto com o profissional que prescreveu os medicamentos. Dessa maneira, é possível garantir que os remédios sejam produzidos conforme as características desejadas.

Sendo assim, o farmacêutico tem a função de realizar esse atendimento, seja com o médico, com o nutricionista ou outro profissional que possa prescrever produtos manipulados.

3. Orientação do uso de medicamentos

Quando você vai até uma farmácia e pede um remédio no balcão, o farmacêutico tem o costume de orientar quanto à utilização do medicamento, não é mesmo? No laboratório de manipulação isso não é diferente.

O farmacêutico fornece informações importantes aos clientes sobre o uso correto e seguro dos fármacos. Com isso, ele tem o objetivo de evitar que o paciente tenha problemas ao utilizar o medicamento. Bom, né?

4. Certificação de qualidade

Além de se envolver nas etapas de produção dos medicamentos manipulados, o farmacêutico atua no controle de qualidade dos produtos. Assim, ele realiza testes, como análises de matérias-primas e de outras substâncias manipuladas. Logo, ele é fundamental para a garantia da qualidade e da eficácia dos produtos.

Além disso, o farmacêutico é responsável pela regulamentação da documentação da farmácia perante a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), contribuindo para a segurança dos itens manipulados.

Quer ser um farmacêutico de sucesso? Então dê o pontapé na sua carreira e venha para a Anhanguera!

YouTube video

Como você viu, o farmacêutico exerce diversos papéis na farmácia de manipulação. Se isso abriu os seus olhos para o curso de Farmácia, saiba que a Anhanguera pode te ajudar na missão de se tornar um farmacêutico de sucesso!

Na instituição, você pode fazer o curso presencialmente ou, até mesmo, a distância na modalidade EAD. Além disso, os custos de uma faculdade de Farmácia podem ser acessíveis, já que você pode tentar uma bolsa de estudos. Legal, hein!

Neste post, você viu que a função do farmacêutico de farmácia de manipulação é mais ampla do que muita gente imagina, conhecendo 4 atribuições desse profissional. Além do que, você descobriu que a Anhanguera pode te ajudar a ter uma carreira brilhante!

Que tal aproveitar por aqui e tomar uma atitude para o seu futuro? Se inscreva em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.