Como encontrar faculdades que aceitam a nota do Enem?

faculdades que aceitam a nota do enem

Fazer uma faculdade é o primeiro passo para construir uma carreira. Por esse motivo, é comum que haja uma pressão grande na hora de iniciar um curso de graduação, especialmente para as pessoas que tiveram uma educação básica de algum modo defasada. A boa notícia é que, cada vez mais, o ingresso no ensino superior tem sido facilitado e incentivado.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=160d3054-7c77-4306-b6af-70b9f217762a]

O maior exemplo disso é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa, que antes era apenas uma avaliação periódica do desempenho de estudantes brasileiros, tornou-se a maior porta de entrada para a faculdade. Afinal, muitas instituições de ensino aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos.

Neste texto, vamos explicar como você pode encontrar as faculdades que aceitam a nota do Enem e quais são as possibilidades de ingresso com ela. Quer conhecê-las? Então, continue a leitura!

Como entrar na faculdade pelo Enem?

Antigamente, a forma mais tradicional de entrar em uma faculdade no Brasil era realizar o vestibular. Essa é uma prova de conhecimentos gerais da educação básica, feita com o objetivo de selecionar os estudantes mais aptos a ingressar em uma etapa mais avançada de estudos: o ensino superior.

Hoje em dia, os vestibulares ainda são realizados com bastante frequência. No entanto, com o aperfeiçoamento do Enem ao longo dos anos, as instituições de ensino superior começaram a aceitá-lo como uma alternativa muito válida em relação ao vestibular.

Afinal, a prova abrange os principais conteúdos do ensino médio e tem se tornado cada vez mais segura e confiável. Com isso, é possível entrar na faculdade com Enem, tanto em instituições públicas como em instituições privadas, além de ser uma ferramenta de seleção para programas de bolsas de estudo e de financiamento, como veremos a seguir.

Quais são as opções de ingresso pelo Enem?

Abaixo, confira as principais opções de ingresso presentes nas faculdades que aceitam a nota do Enem!

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do governo federal que serve, ao mesmo tempo, para o ingresso na faculdade e para a concessão de bolsas de estudo. São dois tipos de bolsa:

  • integral — em que há um abatimento de 100% das mensalidades da graduação;
  • parcial — que confere um abatimento de 50% das mensalidades.

Para poder participar do programa e concorrer às vagas, o estudante precisa se enquadrar nos requisitos de escolaridade e de renda. São eles:

  • ter cursado o ensino médio totalmente em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas particulares;
  • ter participado da edição atual do Enem;
  • ter obtido a nota mínima de 450 pontos;
  • não ter tirado zero na redação;
  • ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer às bolsas integrais;
  • ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa para concorrer às bolsas parciais.

Quem atende a esses requisitos é pré-selecionado e passa a concorrer às bolsas. Aqui, a seleção dos estudantes é feita com base na nota do Enem, em ordem decrescente de desempenho até que as vagas sejam preenchidas.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é outro programa governamental. Nesse caso, porém, o aluno concorre a vagas de financiamento estudantil.

Funciona assim: quem não pode arcar com as mensalidades do curso superior faz a faculdade normalmente e acerta o débito somente após se formar. É uma espécie de empréstimo com condições facilitadas.

Na hora do acerto, há uma incidência de juros muito abaixo da média em um financiamento, sendo que as taxas vão de 6,5% até 0% ao ano, de acordo com as condições socioeconômicas do estudante.

Durante a graduação, são cobradas apenas parcelas simbólicas de, no máximo, R$ 150 a cada trimestre. Os pré-requisitos são:

  • ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010;
  • ter obtido a nota mínima de 450 pontos;
  • não ter tirado zero na redação;
  • ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa para os contratos com taxa zero de juros;
  • ter renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa para os contratos com juros de 6,5% ao ano (P-Fies).

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outra iniciativa governamental, nesse caso, voltada para o ingresso em faculdades públicas. Como o próprio nome indica, ele serve para unificar os processos seletivos, de modo que o estudante não precise se deslocar para diferentes cidades para realizar os vestibulares tradicionais.

Para concorrer, basta ter realizado a edição atual do Enem e não ter tirado zero na redação. Apesar dos poucos pré-requisitos, o Sisu é a alternativa mais concorrida desta lista e, portanto, uma das menos acessíveis.

Substituição do vestibular

Quando consegue uma bolsa pelo Prouni ou uma vaga de financiamento pelo Fies, o estudante automaticamente está apto a ingressar na faculdade; basta levar os documentos até a secretaria para efetivar a matrícula.

No entanto, mesmo que você não tenha sido classificado ou sequer tenha concorrido a esses programas, também dá para ingressar na faculdade com o Enem. Muitas instituições de ensino aceitam a nota no Exame em substituição ao vestibular.

Para usar a nota do Enem na Anhanguera, é muito simples: você só precisa ter feito o Exame nos últimos três anos e não ter zerado a redação. Leve seu boletim de participação e comece a estudar!

Quais faculdades aceitam as formas de ingresso pelo Enem?

Agora que você sabe das principais formas de ingresso na faculdade, quer saber quais são as faculdades que aceitam a nota do Enem, certo? A resposta é: praticamente todas! Para participar do Prouni, do FIES ou utilizar o boletim para o ingresso direto, basta que a faculdade seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para ter certeza, é só consultar a aba de Consulta Avançada no Portal e-MEC. Aí, você também consegue ver os conceitos de avaliação do MEC para cada faculdade e curso pesquisado.

Se você tinha dúvidas sobre quais são as faculdades que aceitam a nota do Enem, viu que a tendência é de que o desempenho no Exame seja cada vez mais utilizado como forma de ingresso em instituições de ensino superior. Após essa leitura, você já sabe como entrar na Anhanguera pelo Prouni, FIES e ingresso direto.

Agora, que tal planejar o seu futuro? Leia também nosso post sobre como definir o seu objetivo profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados