Vale a pena fazer faculdade? Confira 5 motivos

vale a pena fazer faculdade

Uma dúvida que acomete muitas pessoas é se realmente vale a pena fazer faculdade. Mas você sabia que o ingresso no ensino superior é uma oportunidade que pode fazer toda a diferença para o seu currículo e, também, para conquistar seus objetivos pessoais e profissionais?

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]

Mesmo que o mercado de trabalho dê preferência a indivíduos formados, ainda assim existem dúvidas em relação a cursar ou não uma graduação. Para tomar a decisão da melhor forma, é fundamental optar por uma área de atuação de seu interesse, adquirindo, com isso, qualificação e experiência que tornarão você diferenciado diante dos recrutadores.

Ficou interessado no assunto? Então, veja, a seguir, 5 motivos que comprovam que vale a pena fazer faculdade. Confira!

1. Maiores chances de ingresso no mercado de trabalho

A primeira grande vantagem é que uma formação no ensino superior oferece a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e conquistar melhores salários. Isso porque já é comprovado que ter um diploma pode determinar o crescimento profissional de uma pessoa. Assim, para conquistar sucesso, valorização e competitividade, é mais do que imprescindível contar com conhecimento acadêmico em sua trajetória.

Diante da alta demanda por colaboradores especializados, experiência e capacitação são fatores decisivos para que uma empresa decida contratar alguém. Isso representa que o profissional está atualizado em relação às tendências e às novidades de sua área de atuação.

O diploma, portanto, é um verdadeiro pré-requisito para uma série de vagas no mercado, pois o documento comprova as suas aptidões teóricas e práticas. Para quem deseja se recolocar e conquistar melhores posições na carreira, sem dúvida optar por uma faculdade é a melhor alternativa!

2. Média salarial mais elevada

De forma geral, quem tem formação no ensino superior aumenta as chances de atingir uma média salarial mais alta do que quem conta apenas com o título do ensino médio. É possível ganhar ainda mais pontos caso a instituição de ensino na qual você concluiu os estudos seja valorizada no mercado de trabalho. Isso é uma excelente oportunidade, por exemplo, para quem deseja ascender profissionalmente por meio da educação.

Até porque, a questão da empregabilidade é uma das maiores preocupações de quem decide fazer uma graduação. Pense que, com o diploma em mãos, o recrutador entenderá que você já tem conhecimento de determinadas habilidades e competências de sua área, antes mesmo de participar de uma entrevista.

Para conseguir uma boa vaga e remuneração, também é fundamental aproveitar as oportunidades de estágio no período em que estiver estudando. A vantagem do estágio é que você adquire vivências técnicas e práticas antes de se formar, o que pode servir, inclusive, para entender se optou pela carreira ideal para o seu perfil. Além disso, o estágio é uma fase de experiência e de aprendizado muito importante para todo graduando.

3. Maior chance de ocupar posições estratégicas

Em um curso superior, geralmente são abordados diferentes aspectos de uma determinada área, o que proporciona o desenvolvimento de uma visão estratégica do mercado. Sendo assim, o conhecimento acadêmico faz com que o indivíduo consiga perceber os rumos de certos negócios, de forma antecipada e facilitada.

A depender da especialização, é possível conquistar um cargo mais bem remunerado e obter diferencial diante dos empregadores. Até porque, diversos processos seletivos exigem ou dão preferência a candidatos que apresentam qualificação profissional.

No entanto, é fundamental se conhecer e saber com qual área ou segmento você tem mais afinidade para seguir uma carreira. O Giro de Profissões, por exemplo, é a plataforma ideal para quem ainda está em dúvida de qual profissão escolher. A iniciativa é uma excelente oportunidade para entender melhor sobre cada curso e quais são as principais atribuições e vagas de cada área.

4. Trabalho menos operacional e burocrático

Outro motivo para justificar que a graduação vale a pena é que, geralmente, os cargos são voltados para trabalhos menos operacionais e burocráticos. Ou seja, hoje em dia, a preferência é por colaboradores que possam facilmente desempenhar funções técnicas e especializadas, contando com competências que vão além da formação tradicional.

Essa nova dinâmica, de certo modo, reconfigura o mercado, o que faz com que muitas faculdades façam mudanças em suas matrizes curriculares para atender às demandas de qualificação dos estudantes.

Aqui na Anhanguera, oferecemos atividades em nossos cursos que complementam o sistema de ensino, ajudando o graduando a definir e conquistar os seus maiores objetivos de vida e de carreira. Nosso maior intuito é proporcionar uma experiência acadêmica completa, visando sempre o crescimento humano, social e intelectual de nossa comunidade.

5. Perspectiva de crescimento maior ao longo dos anos

As melhores faculdades do país se diferenciam por uma característica comum: todas elas apresentam uma preocupação com o futuro profissional dos estudantes formados, uma vez que eles são, de fato, o espelho da instituição no mercado.

Um diploma valorizado e prestigiado é, justamente, o maior diferencial de um candidato. Com o passar dos anos, o indivíduo pode ser bastante requisitado devido à carga e à qualidade de sua experiência na profissão.

No entanto, é preciso ter em mente que o desenvolvimento de uma carreira depende, sobretudo, de esforço, de vontade de aprender e de um bom planejamento. Sem um plano, você pode perder inúmeras oportunidades e acabar estagnado, realizando sempre as mesmas tarefas, sem motivação ou autorrealização.

Até porque, novas posições e desafios geralmente são atributos que movem uma pessoa que deseja conquistar sucesso. Assim, com a visão ampla de seus objetivos, metas e de onde quer chegar, será mais fácil elaborar um planejamento para a sua carreira e melhorar a qualidade de sua qualificação. Investir em conhecimento é a grande oportunidade que você tem de conquistar um trabalho recompensador.

Viu só como vale a pena fazer faculdade? Além da formação acadêmica, você certamente desenvolverá conhecimentos e experiências inesquecíveis para a sua trajetória pessoal e profissional. Lembre-se de escolher por uma instituição de ensino de excelência para iniciar os estudos e aproveitar todos os benefícios do ensino superior.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também 4 tipos de graduação e as vantagens de cada opção!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados