Faculdade de Produção Audiovisual: tudo sobre o curso

Faculdade de Produção Audiovisual

Já pensou em trabalhar com cinema, fotografia ou áreas afins? Quem se forma no curso de Produção Audiovisual encontra uma série de oportunidades nessas atuações. O Audiovisual é um segmento amplo e que passa por um bom momento no país e no mundo. Então, se você tem interesse na área, garanta sua vaga na faculdade.

As carreiras ligadas à Produção Audiovisual acompanham as inovações tecnológicas e se renovam para abrir oportunidades aos novos talentos do mercado. A graduação costuma ser o ponto de partida para que o estudante aprenda os diversos aspectos técnicos e artísticos envolvidos nas fases de pré-produção, produção e pós-produção audiovisual.

Tem interesse? Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Produção Audiovisual. Confira e tire suas dúvidas!

Do que se trata a área de Produção Audiovisual?

Para entender como funciona o curso superior em Produção Audiovisual, é preciso entender um pouco sobre o que é Audiovisual.

Geralmente, quem já ouviu falar sobre esse setor tende a associar a Produção Audiovisual com a Produção Cinematográfica. No entanto, nem sempre elas são sinônimas. Podemos dizer que a Produção Cinematográfica é uma das muitas áreas do Audiovisual.

O Audiovisual é uma área ampla que abrange todo modo de comunicação que trabalha com som e/ou imagem. A partir disso, surgem desde muito tempo os mais diferentes tipos de comunicação: filmes, séries, fotografia, músicas, rádio, podcast etc.

Por ser uma área abrangente, a Produção Audiovisual é um segmento que reúne a produção artística, midiática e cultural.

Como é o curso de Produção Audiovisual?

O curso superior de Produção Audiovisual é uma formação na área de Comunicação e tem o objetivo de criar profissionais capacitados para produzir e realizar composições audiovisuais, envolvendo conhecimentos em arte, técnica e comunicação.

O graduado em Produção Audiovisual saberá como gerir recursos tecnológicos aplicados à produção multimídia, desde as etapas iniciais de planejamento até a veiculação dos projetos.

Qual é o tempo de formação em Produção Audiovisual?

O curso Tecnólogo em Produção Audiovisual é um dos cursos superiores de curta duração na Anhanguera.

As graduações oferecidas no grau de tecnólogo duram no máximo 2 anos, enquanto cursos superiores tradicionais de Bacharelado levam de 4 a 5 anos para serem concluídos — ou mais, caso o aluno precise repetir uma ou mais matérias.

O tempo de formação menor se reflete na grade curricular do curso, que é mais enxuta quando comparada às formações de Bacharelado. Isso permite que o aluno entre no mercado com mais rapidez, aprendendo os desafios centrais da profissão na realidade de trabalho.

Qual é a modalidade de ensino?

Na Anhanguera, a faculdade de Produção Audiovisual é oferecida na modalidade presencial. Nesse formato, as aulas teóricas e práticas, avaliações e atividades do curso são realizadas na unidade da faculdade que o estudante escolheu no momento de fazer sua inscrição no vestibular.

Na modalidade presencial, o estudante da Anhanguera tem acesso a uma infraestrutura completa para enriquecer sua formação profissional, com bibliotecas, salas climatizadas e salas de multimídia.

Quais são os assuntos abordados em Produção Audiovisual?

O curso superior de Produção Audiovisual conta com matérias mais abrangentes, que oferecem o fundamento para a atuação nas diferentes áreas do mercado audiovisual. Além disso, dispõe de matérias mais técnicas, fundamentais para que os alunos aprendam as atribuições da profissão e coloquem em prática seus conhecimentos.

As aulas do curso de Produção Audiovisual tratam elementos que abrangem a linguagem audiovisual, considerando a sua aplicação na prática e os mais diversos tipos de expressões, como cinema, rádio, vídeo, TV, peças publicitárias, fotografia e web design.

O curso superior também aborda artes e humanidades, assim como as relações e manifestações culturais que impactam os diferentes âmbitos do mercado audiovisual.

Quais são as matérias da faculdade de Produção Audiovisual?

Abaixo, conheça algumas matérias que compõem a grade curricular do curso superior de Produção Audiovisual na Anhanguera:

  • Criação e Produção Publicitária em Rádio;
  • Criatividade;
  • Design Editorial e de Informação;
  • Edição e Pós-Produção em Rádio;
  • Estética e História da Arte;
  • Fotografia Básica;
  • Gestão e Direção de Emissoras, Rádio e TV;
  • História do Rádio, Cinema e TV;
  • Introdução ao Audiovisual;
  • Linguagem e Expressão em Cinema, Vídeo, Radiofônicos e Televisivos;
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;
  • Produção Publicitária para TV e Cinema;
  • Sintaxe da Expressão Visual;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Técnicas de Cenografia, Câmera e Iluminação;
  • Técnicas de Locução para Rádio e TV.

Técnico ou Tecnólogo em Produção Audiovisual?

O curso Técnico de Produção Audiovisual não é o mesmo que o Tecnólogo. Você pode encontrar a formação de nível técnico na área em outro nome, como “Áudio e vídeo”. O desenvolvimento do curso é diferente, assim como as oportunidades no mercado de trabalho. Confira, logo abaixo, algumas diferenças.

Cargos

Profissionais com diploma técnico ocupam cargos que dependem mais de atividades operacionais, e menos intelectuais e criativas. No mercado audiovisual, é verdade que muitos cargos não dependem de um diploma para serem exercidos, mas a formação de nível superior pode ser o diferencial na disputa por uma vaga de trabalho.

Salário

A remuneração está diretamente ligada ao cargo em que o profissional atua no mercado de trabalho. Então, quanto mais responsabilidades, maior tende a ser o salário e os benefícios obtidos.

Possibilidade de fazer uma pós-graduação

O profissional já formado no curso de Tecnólogo tem a possibilidade de fazer um curso de pós-graduação: especialização em MBA ou mestrado.

As vantagens de ter uma pós no currículo são muitas: ter um aprofundamento técnico na sua área de atuação, melhorar a empregabilidade no mercado de trabalho e aumentar as chances em concursos públicos. Essa possibilidade não existe para os profissionais que possuem apenas o diploma de nível Técnico.

Isso porque o critério para participar de uma pós-graduação é ter o ensino superior completo, e o curso técnico é um curso de nível médio. Por outro lado, o curso de Tecnólogo é uma formação de nível superior, assim como os cursos de Bacharelado e de Licenciatura.

Como é o mercado de trabalho para a área de Produção Audiovisual?

O produtor audiovisual formado na graduação apresenta um vasto leque de possibilidades à sua frente no mercado de trabalho, que não se limita apenas ao cinema.

Trabalhar com produções cinematográficas é o objetivo maior de muitos que ingressam no curso de Produção Audiovisual, mas é importante saber que o universo da área é muito mais amplo, com possibilidades de trabalho em TV, publicidade e mídias digitais.

O mercado audiovisual como um todo passa um bom momento nos últimos anos. Em 2016, a pesquisa Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil1 avaliou que, desde 2008, o mercado cresceu cerca de 153%, movimentando mais de 25 bilhões de reais por ano.

Recentemente, os serviços de streaming para filmes, documentários e séries (como a Netflix e a Amazon Prime) estão se destacando com produções nacionais, abrindo uma janela de oportunidades para os novos talentos do mercado brasileiro nas mais diversas áreas (produção, roteiro, edição, animação etc.).

Empresas que investem em marketing digital também buscam no mercado audiovisual profissionais para investir em estratégia de divulgação de qualidade, como vídeos de apresentação de produtos, lives e animações.

Em suma, a Produção Audiovisual se tornou uma das principais formas de comunicação para pessoas e organizações. Na era da transformação digital, uma série de tendências surgiu e tem tudo para se fortalecer daqui para frente.

O que faz um profissional em Produção Audiovisual?

O produtor audiovisual pode trabalhar tanto no meio artístico quanto no meio comercial ou político, em canais de comunicação que envolvem imagem e som (como televisão, cinema e internet) ou apenas som (como rádio e podcast).

A grande vantagem de fazer uma graduação em Produção Audiovisual é entender um pouco de cada atuação. Você se tornar um profissional completo e, ao final da graduação, tem a possibilidade de escolher em qual profissão deseja trabalhar.

Em todas as áreas de atuação, o salário do Tecnólogo em Produção Audiovisual depende de vários fatores, como tamanho do projeto, modelo de trabalho (CLT ou trabalho como freelancer), patrocínio e financiamento. O teto salarial para o Tecnólogo em Produção Audiovisual no mercado brasileiro é de R$ 7.653,87* 2.

A seguir, conheça um pouco sobre as principais áreas de atuação para o produtor audiovisual.

Produção

O produtor é o responsável por coordenar as diferentes equipes de um projeto audiovisual. As suas tarefas não estão tão voltadas para a parte criativa, mas continua sendo alguém fundamental para fazer o projeto funcionar, desde a pré-produção até as etapas finais.

Em um projeto cinematográfico, por exemplo, é o produtor que contrata e trabalha junto com o diretor, ajuda a montar o restante da equipe e supervisiona o elenco.

Edição

O editor de um projeto audiovisual desempenha as funções de cortar, selecionar, montar cenas de forma coerente e inserir trilhas sonoras, seguindo as diretrizes do produtor, do diretor e do roteirista. Portanto, esse profissional lida o conteúdo da gravação no formato “bruto”, e a sua responsabilidade é deixar tudo alinhado com o planejamento.

Direção de fotografia

O diretor de fotografia supervisiona a equipe de filmagem ou gravação para garantir que o roteiro seja adaptado para a linguagem visual com sucesso, seja em um filme, seja em um vídeo institucional. O seu objetivo é manter a qualidade e um padrão técnico, trabalhando junto ao diretor, ao roteirista e ao produtor.

Esse profissional é uma peça fundamental desde o início de um projeto audiovisual, pois é quem toma as decisões relacionadas à interpretação do roteiro, ao tom e ao estilo cinematográfico.

Roteiro

O roteirista é o responsável por escrever o script ou roteiro para filmes, séries, vídeos publicitários, programas de televisão, rádio etc. Ele pode atuar de forma isolada ou integrado a uma equipe de roteiristas. O restante dos profissionais tem o roteiro como um guia para a realização de outras funções.

O roteirista, assim como os demais profissionais do audiovisual, pode trabalhar como profissional autônomo, oferecendo seu trabalho de forma pontual, ou ser um contratado de uma empresa, como uma emissora de TV. Então, o salário de Produção Audiovisual como roteirista varia muito dependendo da atuação.

Animação

O animador é um profissional importante no mercado audiovisual. Esse profissional pode trabalhar com animações em desenhos infantis, propagandas, anúncios, filmes, séries, entre outros tipos.

O curso de Produção Audiovisual oferece uma base para quem deseja trabalhar com animação, mas deve fazer parte da carreira do profissional a busca por especializações, cursos livres e outras capacitações na área.

Cenografia

O profissional da cenografia cuida de projetar as instalações de cenário externos e internos para projetos audiovisuais, como filmes e vídeos institucionais. Para isso, é preciso considerar uma série de critérios e trabalhar ao lado do restante da equipe do projeto.

Por exemplo, o cenógrafo deve considerar o tipo de produção que será realizada para criar a ambientação correta, além da luz do local, a acústica, a quantidade de pessoas presentes na cena e a previsão do tempo, no caso de gravações em ambientes externos, fora de um set de filmagem.

Captação de som

O profissional que atua na captação de som lida com registro digital do som. Por isso, precisa adequar o uso de microfones, cabos e gravadores, além de adaptar a captação aos mais diferentes tipos de ruídos e ecos que podem causar interferências em um ambiente de gravação.

Iluminação

Os profissionais que fazem parte de uma equipe de iluminação precisam direcionar os focos de atenção, ressaltar objetos, pessoas e cenários, utilizando os posicionamentos de luz do set de filmagem.

Quem trabalha com a iluminação precisa demonstrar uma bagagem de conhecimentos sobre tipos de iluminação, referências e equipamentos adequados.

Qual é o perfil do estudante e do profissional de Produção Audiovisual?

A faculdade de Produção Audiovisual na Anhanguera é destinada a profissionais que buscam uma formação mais curta para ingressar no mercado de trabalho.

É muito comum que os graduandos desenvolvam características pessoais que contribuem para o bom rendimento nas atividades da graduação e, posteriormente, na atuação profissional. São elas:

  • criatividade;
  • organização;
  • gosto pelo trabalho em grupo — a atividade de qualquer profissional audiovisual está inserida dentro de uma cadeia de produção que depende do diálogo frequente com outras pessoas;
  • proatividade e capacidade de resolver problemas;
  • boa comunicação oral e escrita;
  • flexibilidade.

Produção Audiovisual é uma área muito dinâmica, o que é ótimo! Isso significa que há oportunidades para diferentes perfis de profissionais. Um roteirista, por exemplo, precisa se destacar em competências muito diferentes de um produtor técnico.

Em todos os casos, é muito valorizada uma formação profissional sólida, que permita ao profissional expandir o olhar sobre seu trabalho, percebendo como suas atividades se relacionam com outros setores do mesmo projeto audiovisual.

Vale a pena estudar Produção Audiovisual na Anhanguera?

Agora que você já sabe como funciona a faculdade de Produção Audiovisual, podemos numerar os diferenciais que fazem da Anhanguera uma das melhores faculdades para você crescer na sua nova carreira. Confira a seguir!

Qualificação para o mercado de trabalho

A Anhanguera garante aos estudantes programas exclusivos de qualificação para o mercado de trabalho. Veja a lista a seguir:

  • Aula Destaque: aulas online e gratuitas com profissionais bem-conceituados em várias áreas do mercado de trabalho;
  • Trilhas de Carreira: certificações exclusivas para desenvolver no estudante habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Tudo online e gratuito. Você ainda ganha um certificado ao final da trilha para melhorar seu currículo profissional;
  • Estudos Dirigidos (EDs) de Habilidades Digitais: atividades extracurriculares online para desenvolver as principais competências na era digital e enriquecer sua grade de horários;
  • Canal Conecta: acesso a vagas de estágio e emprego anunciadas em um dos maiores portais online de empregabilidade, com oportunidades espalhadas pelo país.

Avaliação Continuada

O corpo docente da Anhanguera é formado por professores especialistas que oferecem o apoio de que o aluno precisa. A faculdade ajuda você a encontrar seu lugar no mercado de trabalho!

Por meio do nosso sistema de Avaliação Continuada, as atividades avaliativas recompensam os estudantes pelos seus esforços e o avaliam de forma justa.

Quais são as formas de ingresso?

É muito simples entrar na faculdade de Produção Audiovisual na Anhanguera. A seguir, conheça as formas de ingresso disponíveis e escolha a opção que mais favorece sua entrada.

Vestibular online

O vestibular online da Anhanguera funciona 100% a distância. A prova acontece em uma plataforma digital da faculdade para a qual o aluno ganha acesso ao fazer sua inscrição.

O resultado também sai de forma online e, a partir daí, o estudante pode concluir sua matrícula. É uma opção para quem gosta de praticidade e quer se inscrever na faculdade sem sair de casa!

Nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Você fez o Enem recentemente? Caso sim, veja se a pontuação está dentro das normas da Anhanguera e use-a como forma de ingresso, e o melhor: sem precisar fazer a prova do vestibular. Os critérios são três:

  • ter feito algum Enem desde 2010;
  • média da pontuação acima de 200 pontos nas provas objetivas;
  • não ter zerado a redação do Enem;

Está dentro dos critérios? Aproveite essa chance! No momento da inscrição, escolha a nota do Enem como forma de ingresso para pular a prova do vestibular e garantir sua vaga na faculdade.

Segunda graduação

A segunda graduação é destinada aos estudantes que já possuem uma formação de ensino superior e querem incrementar a carreira com outro diploma. Mediante as vagas reminiscentes do processo de seleção, a Anhanguera aceita a solicitação de estudantes para a realização da segunda graduação.

Transferência externa

Para os estudantes que fazem uma graduação fora da Anhanguera, é possível participar da transferência externa e começar a estudar na faculdade.

Se você quiser aproveitar essa oportunidade, é preciso realizar o processo presencialmente em uma das unidades da Anhanguera, com toda a documentação necessária, além de ficar de olho na janela de transferência externa da sua faculdade de origem.

Quais são as possibilidades de bolsa e descontos na mensalidade?

Quer economizar na mensalidade? Dependendo da sua forma de ingresso, dá para ganhar uma bolsa de estudos total ou parcial, além de descontos para suavizar o valor da mensalidade. Confira e aproveite!

Bolsa Enem

Quem escolhe a nota do Enem para estudar na Anhanguera ganha uma bolsa de até 100%. Quanto maior for a pontuação, maior é o desconto. Use a calculadora da Anhanguera para simular quanto você receberia de desconto com sua pontuação do Enem!

Bolsa Incentivo

O estudante que não pode pagar o valor integral da mensalidade tem a chance de solicitar a Bolsa de Incentivo no momento da matrícula. Para obter o benefício, é preciso atender aos critérios de renda definidos pela faculdade.

Bolsa Transferência Externa

Transferindo sua graduação para a Anhanguera, você ganha uma bolsa de 50% até o final do curso.

Descontos para militares e servidores públicos

Estudantes da Anhanguera que são militares ou servidores públicos no âmbito federal, estadual ou municipal ganham descontos especiais. O benefício vale para as graduações e pode se estender ao cônjuge ou filhos de até 24 anos.

Amigo Vale-Prêmio

Por meio do Amigo Vale-Prêmio, os estudantes que indicam a Anhanguera para pessoas que ainda não são alunos ganham desconto especial na mensalidade. A indicação precisa se enquadrar nos critérios do programa para ser garantido.

Convênio com empresas parceiras

Funcionários de empresas conveniadas com a Anhanguera ganham desconto na mensalidade ao se tornarem alunos dos cursos de graduação ou pós-graduação. Você pode conhecer o regulamento completo em Parcerias e Convênios no site da Anhanguera.

Desconto pontualidade

Os estudantes da Anhanguera que conseguem quitar a mensalidade em dia recebem desconto. É necessário fazer o pagamento até o quinto dia útil do mês de vencimento, além de estar matriculado nos cursos EAD que participam do benefício.

Desconto na matrícula antecipada

Participe do período de pré-matrícula na Anhanguera e ganhe sua isenção de matrícula. Você faz sua matrícula antes da maioria dos alunos e ainda ganha um desconto!

Agora é com você!

O mercado audiovisual vem crescendo bastante nos últimos anos, com oportunidades de trabalho a nível nacional e internacional. Então, se a faculdade de Produção Audiovisual é a escolha perfeita para você, dê o primeiro passo e garanta sua vaga no curso superior.

Comece já sua carreira na Produção Audiovisual! Faça sua inscrição online no vestibular da Anhanguera e venha estudar com a gente. Esperamos por você!

Sujeito a alterações*

Fonte1

Fonte 2

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.