6 graduações que possibilitam trabalhar como freelancer

trabalhar como freelancer

Trabalhar como freelancer é uma escolha profissional cada vez mais popular, e as vantagens são muitas. Você pode ter uma vida com muito mais liberdade, escolhendo os próprios horários e os projetos de trabalho. É, para muita gente, um verdadeiro sonho. Mas, afinal, como começar a ser freelancer? Existe curso de graduação para isso?

Primeiro, importante saber que o diploma superior não é obrigatório para essa carreira. O freelancer é um profissional autônomo que presta serviços a clientes, assim como faz uma empresa, ou seja, é um empreendedor que não precisa ter uma graduação para vender um produto para seu público.

Mesmo assim, o diploma de ensino superior não deixa de ser importante, não é? Ter uma graduação no currículo é um atestado de capacidade técnica! Você mostra para os clientes que se preparou para o trabalho, aumentando as chances de conseguir projetos.

Então, que tal conferir algumas opções de graduação para trabalhar como freelancer?

Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda tem o objetivo de introduzir os alunos nas principais práticas, ferramentas e etapas que estão envolvidas na criação de campanhas e estratégias de comunicação de empresas públicas e privadas.

É um dos cursos mais tradicionais do mercado de trabalho e que acompanha a evolução tecnológica dos canais de comunicação usados para conectar empresas e seus consumidores.

Ao longo da graduação, os alunos aprendem a parte teóricas sobre os fundamentos da comunicação, como semiótica, storytelling, ética e legislação da comunicação.

A parte prática da atuação do publicitário é a mais importante para ser freelancer na área. É o momento de criação, quando o estudante vir na prática assuntos como campanhas, produção de redação, produção gráfica e marketing digital.

Jornalismo

Existem jornalistas que ganham a vida com uma carreira freelancer, desenvolvendo notícias, conteúdos para empresas e portais de comunicação como ghostwriter, cobrindo eventos e criando novas pautas.

O curso de Jornalismo oferece uma formação ampla para que os profissionais consigam chegar ao mercado de trabalho preparados. Além da parte mais prática da atuação do jornalista, a grade curricular de Jornalismo introduz os alunos em aspectos culturais, políticos e sociais que estão ligados ao papel da profissão.

Terminado o curso de Jornalismo, você está apto a atuar em produção e pesquisa, investigação, fotografia, radicalismo, telejornalismo e produções para web.

Produção Audiovisual

A previsão para os conteúdos digitais nos próximos anos é que os vídeos passem a ocupar boa parte das telas dos usuários. A consolidação da profissão de youtuber é um bom exemplo dessa evolução, e uma graduação que pode oferecer uma base técnica para profissionais explorem esse mercado como freelancer é o curso de Produção Audiovisual.

Ao longo da formação, os alunos aprendem todos os aspectos que estão envolvidos na linguagem audiovisual, além de conhecerem ferramentas, mercado de trabalho, iluminação, e muito mais. A grade curricular tem foco em cinema, vídeo, rádio e televisão.

Letras

Os recém-formados nos cursos de Letras encontram um mercado de trabalho vibrante, que está em busca de profissionais para as áreas de revisão, tradução, preparação editorial de livros e produção de conteúdo para web.

Para quem se forma em um curso de Licenciatura, ainda existe a possibilidade de dar aulas particulares como freelancer. Em todos os casos, é possível trabalhar em casa pela internet e conseguir entrar em projetos animadores.

Em Letras, você pode entrar em um curso com duas línguas, como Letras Português e Inglês, ou optar pela Licenciatura tradicional de Letras Português.

Nas duas opções, os alunos passam por disciplinas que abordam Linguística, teoria da Literatura, produção e análise de materiais didáticos, escrita criativa e profissionalização para docente.

Design de Interiores

Se você tem um interesse especial por desenho, representação gráfica e espaços interiores, vai gostar de conhecer o curso superior de Design de Interiores. O curso é oferecido no grau de Tecnólogo na Anhanguera, o que permite ao profissional adquirir uma formação completa em um tempo reduzido.

Ao estudar Design de Interiores, você pode desenvolver os seus talentos para criar, acompanhar e avaliar projetos de ergonomia e fazer planejamentos e desenhos de imóveis. Um designer de interiores lida com tudo que está relacionado à decoração, distribuição dos móveis, iluminação, funcionalidade e ao revestimento dos espaços.

O curso ter um tempo menor pode ser uma grande vantagem! A grade curricular vai direto ao ponto e foca nos problemas centrais do designer no mercado de trabalho.

E depois da graduação, você já pode emitir seu registro de classe e começar a empreender na área como um designer de interiores autônomo!

Marketing Digital

O curso superior de Marketing Digital é destinado a todos que buscam oportunidades em um dos mercados que mais cresce no país.

Na Anhanguera, você pode adquirir o diploma de Marketing Digital no grau de Tecnólogo de forma 100% a distância. Avaliações, atividades e interações são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da faculdade, e você pode estudar sem sair de casa.

Ao longo do curso, você vai potencializar suas habilidades com Social Media, Analytics, Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, SEO e Comunicação Digital.

Existem oportunidades de trabalho no mercado digital para todas essas áreas, e você vai sair da graduação preparado para trabalhar naquela que se sentir mais confortável. Antes mesmo de terminar o curso, você já pode se candidatar para vagas sem experiência.

Estudando Marketing Digital ou qualquer área da nossa lista, é importante que a faculdade sempre tenha uma metodologia voltada para os desafios que você vai encontrar depois da formação. Sem isso, fica difícil superar a realidade do mercado freelancer.

Na Anhanguera, a empregabilidade dos alunos é uma questão séria para nós! Nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, um portal com vagas de estágio e emprego espalhadas pelo país. Além disso, pelo programa Aula Destaque, todos os alunos podem ter aulas online com profissionais bem-conceituados no mercado de trabalho.

Comece a investir nessa ideia!

Explicamos neste post algumas opções de profissões para ser freelancer. O curso de graduação continua sendo o ponto de partida para adquirir uma boa formação prática e teórica da sua área de atuação. Agora, é o momento de expandir seus horizontes e aproveitar a oportunidade de trabalhar como freelancer!

E se você ainda está na dúvida sobre qual graduação escolher, responda nosso quiz e descubra qual é seu curso ideal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content