Quanto tempo dura a faculdade de Ciências Biológicas? Confira!

Faculdade de Biologia Quantos anos

Afinal, quantos anos dura a faculdade de Biologia? Se você gosta da área da Saúde, se interessa pelo estudo dos animais, quer entender como funciona o corpo humano de maneira detalhada e sonha em ser um professor, saiba que o curso de Ciências Biológicas é a escolha certa!

Além de ficar por dentro sobre o mercado de trabalho, as áreas de atuação e as disciplinas, é importante conhecer a duração da Faculdade de Biologia para saber se realmente essa é a melhor carreira para você. 

Pensando nisso, preparamos este post para tirar as suas dúvidas. Nele, contaremos com a ajuda de Bianca de Miranda Peres, bióloga, Dra. em Microbiologia e consultora em Microbiologia, nossa entrevistada de hoje. Confira!

Quanto tempo dura o curso de Ciências Biológicas?

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem duração de 4 anos. Esse tempo é dividido em 8 semestres com duração de 1 período cada. Após a conclusão da graduação, você estará apto para atuar no mercado de trabalho, podendo dar aulas para alunos do ensino fundamental e médio.

Aula de biologia em escola
A licenciatura dura 4 anos e habilita o profissional a dar aulas

Como são divididos os semestres em Ciências Biológicas? 

Ao todo, são 8 semestres (4 anos). Cada um deles tem suas próprias matérias, que podem variar de uma instituição para a outra. De acordo com Bianca, nossa entrevistada, a divisão de matérias em Ciências Biológicas é bem abrangente.

A biologia é um curso quase que interdisciplinar! São muitas disciplinas de vários campos de conhecimento, especialmente se você fizer a licenciatura também. Nos primeiros anos, portanto, as matérias são bem diversas. Entre as ciências exatas tivemos: cálculo, física, química, estatística. Entre as biológicas: citologia, bioquímica, geologia, sistemática de vegetais inferiores e superiores, embriologia, genética, vertebrados, ecologia, microbiologia.

Confira a grade curricular total da Anhanguera, com as disciplinas que serão vistas ao longo do curso:

  • Anatomia Geral e Comparada;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Corpo Humano, Saúde e Qualidade de Vida;
  • Didática – Planejamento e Avaliação;
  • Diversidade de Criptógamas;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação e Diversidade;
  • Educação Inclusiva;
  • Estágio Curricular Obrigatório I;
  • Estudo e Classificação dos Seres Vivos;
  • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas;
  • Fundamentos da Educação;
  • Genética e Biologia Molecular;
  • Hematologia;
  • Histologia e Embriologia Comparada;
  • Inovação Educacional;
  • Matéria, Energia e Tecnologia;
  • Metabolismo Celular;
  • Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Morfofisiologia Vegetal;
  • Pensamento Científico;
  • Prática Pedagógica – Gestão da Aprendizagem;
  • Prática Pedagógica – Identidade Docente;
  • Prática Pedagógica – BNCC e a Arte de Educar;
  • Prática Pedagógica Ciên. da Natureza – Itinerários Formativos;
  • Prática Pedagógica Ciências da Natureza – Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Projeto de Extensão I – Ciências Biológicas;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Química Geral;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Zoologia de Invertebrados e Parasitologia.
Aula de anatomia
“Anatomia Geral e Comparada” é uma das disciplinas estudadas em Ciências Biológicas

Como foi possível notar, há muitas disciplinas voltadas à Educação, já que a faculdade de Biologia costuma ser ofertada no formato Licenciatura. Bianca gostou muito dessas disciplinas:

“Como também optei por fazer a licenciatura, participei de muitas disciplinas da área de humanas como português, adolescência e problemas psicossociais, psicologia da aprendizagem e educação e sociedade. Essas duas últimas foram bem marcantes! Gostava bastante das discussões”.

Sim, existem diferenças de duração entre Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo. Confira a seguir:

  • a Licenciatura geralmente, leva de 4 a 5 anos para ser completada, sendo um curso voltado para formação de professores;
  • o Bacharelado também tem duração de cerca de 4 ou 5 anos, e oferece uma formação mais ampla em uma determinada área de conhecimento;
  • o Tecnólogo é mais curto, geralmente durando 2 ou 3 anos. Ele foca em conhecimentos práticos e específicos para preparar o aluno para o mercado de trabalho.

O curso de Ciências Biológicas está disponível nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura, mas não como Tecnólogo. 

Existem diferentes durações de acordo com a modalidade?

Sim, a duração dos cursos de graduação pode variar de acordo com a modalidade de ensino. No entanto, não é o caso quando falamos sobre Ciências Biológicas. Veja mais a seguir!

EAD

O curso de Ciências Biológicas não está disponível na modalidade 100% digital, mas é possível que esses cursos sejam mais curtos, em alguns casos. No entanto, de modo geral, a duração permanece igual à dos cursos presenciais, talvez contando com ajustes na grade curricular.

Semipresencial

A modalidade semipresencial combina atividades presenciais e a distância. A duração pode ser semelhante à dos cursos presenciais, que é o que acontece no caso do curso de Ciências Biológicas na Anhanguera.

Jovem garota estudando em biblioteca
Na modalidade semipresencial, as aulas são online e na faculdade

Presencial

Geralmente, os cursos presenciais têm a duração padrão. Por exemplo, uma Licenciatura pode durar de 4 a 5 anos, um Bacharelado cerca de 4 anos e um Tecnólogo de 2 a 3 anos.

Como conciliar trabalho e estudos em Ciências Biológicas?

Conciliar trabalho e estudos em Ciências Biológicas pode ser desafiador, mas é possível com uma boa organização e planejamento. Continue a leitura para conferir algumas dicas de como fazer isso acontecer!

Rotina de estudos em Ciências Biológicas

Crie um cronograma semanal que inclua tempo dedicado ao trabalho, estudos, descanso e lazer. Além disso, identifique os horários em que você é mais produtivo para focar nas atividades acadêmicas.

A definição de metas também é algo bem importante. Para isso, estabeleça metas de estudo realistas e alcançáveis para cada semana, dividindo o material em partes menores para facilitar a absorção do conhecimento. E não se esqueça de priorizar o que você mais tem dificuldade!

Carga horária de trabalho ideal

Considere trabalhos com horários flexíveis que permitam ajustes para os compromissos acadêmicos e, se possível, opte por uma carga horária de trabalho reduzida, como meio período ou freelancers.

No caso de cursos semipresenciais, é mais fácil fazer essa conciliação. No entanto, é importante lembrar que as aulas presenciais ainda acontecerão. No geral, será preciso ir à faculdade presencialmente até três vezes na semana. É durante esses momentos que são realizados, por exemplo, trabalhos em grupo e experiências em laboratório. Veja a experiência de Bianca:

“Nos tínhamos uma carga bastante alta de práticas em microbiologia. As aulas eram extensas e bem planejadas. Sempre havia resultado da aula anterior para analisar e outros para realizar. Os alunos eram divididos em grupos permanentes que realizavam os experimentos juntos”.

Escolha do turno ideal de estudos em Ciências Biológicas

Selecione o turno de estudos com base na sua disposição e na sua carga de trabalho e, claro, com as suas preferências pessoais. Há pessoas que se sentem mais produtivas durante a manhã, enquanto outras rendem melhor durante a noite. Veja o que é melhor para seu caso!

Jovem garoto estudando à noite em quarto
A escolha do turno do curso deve considerar a disposição da pessoa e seus compromissos

Escolha da modalidade ideal em Ciências Biológicas

Escolha a modalidade que melhor se encaixe na sua rotina e estilo de aprendizado. No caso do semipresencial, por exemplo, há a combinação da flexibilidade do ensino a distância com a interação presencial.

A partir de que momento o TCC é desenvolvido?

O início do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode variar de acordo com o regulamento de cada instituição de ensino. No entanto, isso geralmente começa a acontecer nos últimos semestres da graduação.

Em boa parte dos casos, a conversa com o orientador e a definição do tema, seguidas do desenvolvimento do trabalho, começam a acontecer por volta do antepenúltimo ou penúltimo semestres do curso.

Esse período final da faculdade pode ser um pouco mais puxado, mas também costuma ser recompensador, pois é o momento em que muita coisa da jornada acadêmica passa a fazer sentido. Veja o que Bianca conta desse momento:

“Bem, o terceiro ano foi bem mais puxado. Foi o ano de início do estágio, assim como o momento que comecei a cursar disciplinas optativas. Eu queria estágio em microbiologia, mas na época o laboratório estava cheio e acabei optando pelo estágio no laboratório de biologia molecular. Acabei trabalhando com expressão de genes de cana-de-açúcar. Foi legal, mas a parte que eu mais gostava era cuidar das bactérias que expressavam o gene!”

Mulher analisando ampola de sangue
O TCC costuma ser desenvolvido nos últimos semestres do curso e é um período de intenso estudo

É possível se formar em Ciências Biológicas em menos tempo?

Um fator usado para a definição de uma graduação é a carga horária, que muda segundo o curso e é definida pelo MEC. Confira o que Bianca, nossa entrevistada, tem a dizer sobre isso!

Por ser um curso bastante amplo, acredito que o tempo de formação necessário precisa acompanhar essa pluralidade de temas. É claro que, do meu tempo para cá, observei algumas mudanças na grade curricular. A educação precisa acompanhar as mudanças da sociedade, caso contrário o profissional não consegue se adaptar ao mercado.

Ela continua: “Entre as diferenças, aponto algumas que achei interessantes, como a inclusão de pesquisa bibliográfica e leitura e produção de textos logo no primeiro semestre. Isso mostra como os profissionais estão deficientes em tópicos muito básicos”.

Para ela, isso deixa implícito que, por mais que as grades curriculares estejam em evolução, não há justificativa para reduções nas cargas horárias.

“Acredito em cargas horárias mais flexíveis onde o aluno possa priorizar seus interesses e focar em disciplinas que lhe agreguem mais valor à sua jornada profissional.”

Matérias optativas no curso de Ciências Biológicas

Muitos cursos de Ciências Biológicas oferecem matérias optativas para que os alunos possam personalizar parte de sua formação de acordo com seus interesses. As matérias optativas podem abranger áreas específicas da biologia, como:

  • ecologia;
  • genética;
  • biotecnologia;
  • zoologia;
  • botânica.
Biólogo em estufa
Botânica é uma das áreas que as matérias optativas contemplam

As matérias optativas fazem toda a diferença na jornada acadêmica, e costuma ser um momento em que conseguimos conectar melhor as disciplinas vistas ao longo da graduação. Veja como foi para Bianca:

“Eu já sabia que microbiologia era a minha praia. Busquei optativas nessa área como microbiologia aplicada à saúde e planejamento e desenvolvimento de ensino em microbiologia. Essas disciplinas eram ministradas por um professor muito querido que acabou sendo da minha banca de doutorado anos depois”.

“Essa última disciplina, em especial, foi muito legal e marcante. Na época eu não imaginava o impacto que ela teria sobre mim, mas acho que foi esse o momento em que comecei a unir as coisas que eu gostava. Ensinar e divulgar ciência, por meio de recursos gráficos e escrita. Aliás, eu não tinha me dado conta até o momento dessa entrevista!”

“Vejam que aquela base diversa de disciplinas básicas nos primeiros anos me deu um ótimo parecer sobre que tipo de estágio eu buscaria e que tipos de disciplinas eu gostaria de me aprofundar”.

Além disso, há possibilidade de disciplinas voltadas ao mundo do trabalho e construção de carreira, como Empreendedorismo, Design Thinking, Projeto de Vida etc. Essas disciplinas são particularmente importantes para quem deseja construir carreira em Ciências Biológicas fora da sala de aula. Bianca dá exemplos de colegas que seguiram por esse caminho:

“O empreendedorismo também é muito interessante. Uma amiga abriu uma startup de biotecnologia que desenvolve fármacos de precisão contra o câncer. Um colega que cultiva e vende produtos orgânicos. Conheci outro que abriu uma empresa de controle de vetores. Outro que abriu uma empresa de consultoria ambiental. Conheci um biólogo que fez mestrado em arquitetura e hoje trabalha com paisagismo!”

Adiantamento de matérias em Ciências Biológicas

Adiantar matérias pode ser vantajoso para alguns estudantes, especialmente se desejam concluir o curso mais rapidamente. No entanto, isso também pode ser desafiador, pois algumas disciplinas podem ter pré-requisitos.

Converse com os coordenadores do curso para entender as opções disponíveis e garantir que o adiantamento de disciplinas seja feito de maneira adequada.

Eliminação de matérias da grade no curso de Ciências Biológicas

O sistema de créditos é, de modo geral, o período que a faculdade exige que os alunos cumpram em sala de aula para serem aprovados em cada matéria da grade curricular de Ciências Biológicas também é aplicado.

Esses créditos podem ser utilizados para diminuir o tempo do curso, sabia? Essa opção costuma ser mais vantajosa para quem cursa Ciências Biológicas como segunda graduação, e a primeira graduação é de alguma correlata (como Biomedicina, Farmácia etc.). Nesse caso, os cursos costumam compartilhar disciplinas em comum, então, você pode aproveitar créditos.

No entanto, existem também as temidas DPs (dependência), que surgem quando o graduando não é aprovado em uma disciplina e deve repeti-la no próximo período, o que aumenta o tempo de formação.

Por fim, você pode escolher um curso mais curto, como é o caso dos Tecnólogos, tendo como foco os conhecimentos técnicos e voltados para a rotina do mercado de trabalho.

Veja também: descubra qual a melhor maneira de estudar no curso EAD!

Play video

Venha para a Anhanguera!

Sabia que você pode cursar Ciências Biológicas semipresencial na Anhanguera? Esse formato reúne os benefícios da graduação presencial e EAD, e o graduando tem toda a flexibilidade para estudar onde e quando quiser.

A nossa instituição de ensino também é muito conhecida na área da educação e oferece meios de ajudar os alunos a conquistar o tão sonhado diploma. A grade curricular é atualizada de maneira constante. Após a conclusão do curso, você estará apto para escolher uma das áreas de atuação de Ciências Biológicas que estão em alta.

Agora que você já sabe quantos anos dura a faculdade de Biologia, não perca mais tempo e invista na sua formação. Estude na Anhanguera e tenha acesso a diferenciais exclusivos!

Faça a sua inscrição para o vestibular online da Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados