Quais são as possibilidades de especialização em Engenharia Civil?

profissional especializada em engenharia civil

Especializar-se em sua área de atuação é fundamental, ainda mais se levarmos em conta a competitividade do mercado de trabalho. Fazer isso garante que você fique à frente da concorrência, permitindo tornar-se um especialista em determinado assunto.

A Engenharia é um setor muito abrangente nesse sentido. As especializações da Engenharia Civil compreendem várias áreas promissoras e bastante requisitadas. Assim, aprimorar-se nesse segmento é um dos passos para garantir o seu futuro profissional como engenheiro civil.

Se você deseja saber como é a faculdade de Engenharia Civil e quais são as principais áreas de atuação, não perca o nosso post. Boa leitura!

Como é a graduação em Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil é do tipo Bacharelado e conta com duas modalidades de ensino aqui na Anhanguera: presencial e semipresencial. Quem deseja seguir nesse ramo deve gostar de cálculos e números, já que a graduação é composta por várias disciplinas das Ciências Exatas.

Ter espírito de liderança, ser proativo e saber lidar com planejamentos são características importantes para o profissional. A grade curricular é composta por matérias generalistas nas áreas de Química, Matemática e Física. As específicas da prática profissional de um engenheiro civil apresentam conceitos sobre:

  • Mecânica dos Solos;
  • Hidráulica;
  • Eletricidade;
  • Desenho Técnico;
  • Estática das Estruturas.

Como é o mercado de trabalho de Engenharia Civil?

Nos últimos anos, a construção civil passou por um aquecimento e recebeu vários incentivos do governo, principalmente por causa de eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo. Porém, no momento, o mercado de trabalho em Engenharia Civil em 2020 passa por algumas incertezas. Isso tem a ver com a crise econômica pela qual o país passa.

No entanto, mesmo em meio à crise, a ideia é de retomada do mercado nos próximos anos, sendo uma excelente alternativa para você realizar uma formação de nível superior e aproveitar as oportunidades. Como o setor está se restabelecendo, ao cursar Engenharia Civil em faculdades privadas, já nos últimos períodos, você vai se deparar com um mercado muito mais aquecido, tendo boas chances de carreira.

Qual é o salário médio de um engenheiro civil?

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando quanto ganha um engenheiro civil, certo? Essa área está entre as profissões mais bem-pagas, com um salário médio de R$ 7.511,31* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Mesmo antes de se formar, o estudante também pode conseguir bons salários, seja como estagiário, seja como trainee de Engenharia Civil. Por isso, vale a pena investir nesse curso de graduação e especializar-se depois da formatura.

Quais são as áreas de especialização da Engenharia Civil?

Após a conclusão do curso, os recém-formados estarão preparados para lidar com vários tipos de situações. O profissional pode atuar em projetos, segurança, gestão de materiais, transporte, obras de saneamento etc.

Por isso, a demanda por engenheiros especializados e capacitados é alta. Confira, a seguir, as principais possibilidades de especialização.

Construção Civil

A Construção Civil é uma das principais áreas de atuação da Engenharia Civil, sendo considerada a mais clássica. A atuação do profissional acontece durante a reforma, construção e projeto das diversas estruturas que fazem parte das cidades.

As obras podem ser de garagens, edifícios, prédios, casas, entre outras. O engenheiro que se especializa nesse ramo pode atuar em todas as etapas da obra, desde a elaboração até a entrega, inclusive na gestão de custos e de pessoal.

Materiais de Construção

Escolher os materiais corretamente é uma etapa fundamental de qualquer projeto de Engenharia. Se os equipamentos especificados não são compatíveis com a função esperada, a edificação é comprometida, podendo ser a causa de desabamentos e outros acidentes.

Quem atua nessa área estuda as características dos materiais usados nas obras e opta pelas soluções mais eficientes e seguras. Os profissionais também devem buscar soluções inovadoras para melhorar as construções e atender às demandas do mercado.

Cálculo Estrutural

Para quem gosta de Matemática, a especialização em Cálculo Estrutural pode ser uma boa alternativa. Esse profissional trabalha geralmente em escritórios, aliado ao engenheiro de Construção Civil, buscando fazer cálculos que atinjam os requisitos de resistência dos materiais.

É esse engenheiro que garante que a construção suporte o esforço necessário e fique de pé. Isso significa que ele tem grande responsabilidade em relação à segurança das obras. Para atuar nessa área, o profissional deve fazer uma pós-graduação em estruturas.

Geotecnia

A Geotecnia trata as questões relacionadas ao comportamento das rochas e dos solos. Isso quer dizer que, todas as vezes que alguma obra envolve a escavação ou a perfuração dos solos, será preciso aplicar os conhecimentos dessa especialidade.

Quem escolher essa área trabalha para garantir que as interferências feitas no solo ocorram de modo seguro para que a construção permaneça estável. Esse engenheiro também é responsável pela identificação das propriedades e dos materiais presentes nos solos de um determinado terreno.

Saneamento

Essa área abrange o planejamento e as obras de sistemas de saneamento básico, como distribuição e capacitação de água e redes de esgoto. O trabalho compreende também técnicas de uso da água, licenciamento ambiental, gerenciamento do lixo urbano e construção de tratamento de esgoto.

Ambiental

Com a importância dada ao meio ambiente atualmente, é essencial que exista uma grande preocupação ambiental relacionada à Engenharia Civil e suas especialidades. Isso porque essa área gera muitos resíduos sólidos, e a maioria das obras atinge diretamente a natureza, sendo preciso um estudo para reduzir os impactos negativos.

A partir disso, entra o engenheiro ambiental e, apesar de já existirem graduações focadas nisso, também é possível chegar nesse ramo por meio da especialização após cursar Engenharia Civil. O profissional deve implantar modelos de desenvolvimento econômico, tanto na minimização quanto na prevenção dos impactos que as atividades humanas provocam no meio ambiente.

Quais são os diferenciais do curso de Engenharia Civil da Anhanguera?

Como vimos, fazer Engenharia Civil e especializar-se em uma das áreas citadas é essencial para conquistar sucesso na carreira e bons cargos no mercado de trabalho. No entanto, o primeiro passo é escolher uma boa faculdade.

Aqui na Anhanguera, você receberá um apoio personalizado para cada fase da sua formação. O nosso sistema de ensino prepara para o mercado de um modo interativo e dinâmico. Você também terá professores qualificados, que poderão tirar todas as suas dúvidas, além de laboratórios equipados e de ponta.

Por aqui, você encontrará 5 formas de ingresso: vestibular tradicional, vestibular online, nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), transferência externa e parcelamento estudantil.

Também oferecemos uma ponte com o mercado de trabalho. Ao procurar um estágio ou emprego em Engenharia, basta acessar o Canal Conecta, um portal gratuito e exclusivo de vagas de emprego, que faz a ligação entre você e várias empresas.

Agora que você já conhece as principais especializações em Engenharia Civil, lembre-se de optar por uma boa faculdade, que prepara adequadamente para o mercado de trabalho. Com isso, é possível conquistar as melhores vagas e destacar-se na área.

Gostou deste post e quer estudar em uma instituição de qualidade e renomada? Então, inscreva-se em nosso vestibular!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.