Qual é a diferença entre especialização e pós-graduação?

Se você está planejando sua carreira e quer alcançar os cargos mais altos, sabe que uma pós é ótima pedida, não é? Afinal, ela proporciona uma qualificação ainda mais destacada do que a da graduação. Nesse planejamento, é normal ter dúvidas se há diferença entre especialização e pós-graduação.

Já adiantamos: embora muitas vezes sejam usados como sinônimos, esses dois termos tratam de coisas diferentes. A especialização é um tipo de pós-graduação, mas existem outros. Então, o conceito de pós é mais abrangente. Continue a leitura para entender de uma vez por todas o que significa cada um e qual é a melhor opção de pós para você! 😎

Existe diferença entre especialização e pós-graduação?

A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.

A pós-graduação é dividida em dois grandes grupos:

  • os do tipo stricto sensu (expressão latina para “em sentido estrito”) — que são voltados para a carreira acadêmica, isto é, para a produção científica e a docência no ensino superior. Aqui, entram o Mestrado e o Doutorado;
  • e os do tipo lato sensu (“em sentido amplo”) — que são voltados para o mercado de trabalho. Eles se dividem em MBAs e em especializações.

Então, como você pode ver, toda especialização é uma pós-graduação, porém, nem toda pós-graduação é uma especialização. Conseguiu entender?

O que é melhor: pós-graduação ou especialização?

Como dito, a especialização é um tipo de pós-graduação. Então, a pergunta certa não é qual dos dois é melhor, mas sim qual tipo de pós mais tem a ver com os seus objetivos profissionais. Isso porque cada um tem formatos e focos diferentes.✌🏼

Seja qual for o ideal para você, é importante notar que fazer uma pós-graduação é sempre excelente para o seu desenvolvimento de carreira. Como esse é um nível de estudos avançado, o profissional passa a ser altamente valorizado. Afinal, seu conhecimento é bastante aprofundado.

Para que você tenha uma ideia, há uma famosa pesquisa da Catho Educação que mostra o impacto dessa qualificação nos salários. Os números chamam atenção: uma pós pode elevar os ganhos em até 118%! 🤑

E, é claro, os benefícios de realizar uma pós vão além dos rendimentos. Esse é um nível de estudos que abre portas para as melhores oportunidades no mercado, já que o profissional se torna expert em sua área.

Além disso, a pós estimula o aperfeiçoamento de habilidades, a expansão da rede de contatos e até mesmo o desenvolvimento e a maior realização pessoal.🔝

Então, você já sabe que continuar os estudos depois da graduação vale a pena. Mas será que a especialização é o tipo de pós ideal para você? Para descobrir a resposta dessa pergunta, dê uma olhada no foco de cada um dos tipos de pós!

Stricto sensu

Como já apontamos, os cursos do tipo stricto sensu são voltados para a carreira acadêmica, que envolve a pesquisa científica e a docência no ensino superior. 

Em qualquer área do conhecimento, é possível fazer esse tipo de pós. Por exemplo, uma pessoa formada em Engenharia pode optar por entrar na academia — que é como é chamado o conjunto de instituições dedicadas à produção de conhecimento científico.

Nesse caso, em vez de trabalhar no mercado de trabalho aplicando técnicas aprendidas durante a faculdade, o engenheiro dedica sua carreira à pesquisa científica na área de Engenharia e à produção e divulgação de novos conhecimentos.

Existem dois cursos de tipo stricto sensu:

  • Mestrado — com duração de 1,5 a 2 anos;
  • Doutorado — equivalente ao famoso PhD, é normalmente feito após o mestrado, com duração de 2 a 4 anos.

Lato sensu

Os cursos do tipo lato sensu recebem esse nome porque efetivamente ampliam as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, sem afunilar as possibilidades de carreira na academia. 

As duas pós lato sensu são:

  • especialização — que direciona o conhecimento do profissional para algum aspecto específico de sua área de interesse;
  • MBAs — que têm foco em gestão e em administração, independentemente da área escolhida.

Desse modo, quem faz o primeiro tem uma atuação mais técnica, enquanto o segundo é dedicado a formar gestores e líderes de equipes. 

Quem tem pós é especialista?

Essa resposta depende do que você entende por especialista. Se estamos falando de alguém que tem um conhecimento muito aprofundado em determinado assunto, sim: geralmente, quem tem pós desenvolve uma qualificação alta em sua área.

Porém, em termos mais práticos, somente quem faz a pós do tipo lato sensu recebe o título de especialista. Quem opta pelos cursos stricto sensu recebe os títulos de mestre ou doutor. 👨🏼‍🎓

O que é considerado pós-graduação?

Para terminar este conteúdo, é importante esclarecer os critérios para que um curso seja considerado de pós-graduação. Se você levar ao pé da letra, vai pensar que qualquer formação feita após o término da faculdade é uma pós, mas não é bem assim.🤔

Os cursos de pós-graduação têm obrigatoriamente mais do que 360 horas de duração e proporcionam ao estudante um título de especialista, mestre ou doutor. Além disso, eles só são válidos se a instituição de ensino é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Existem cursos de extensão que também têm o diploma de ensino superior como um pré-requisito, mas não se enquadram no conceito de pós-graduação. Eles são uma formação mais rápida — cerca de 30 a 120 horas — e que não fornece um título diferente ao profissional.

O objetivo é apenas ampliar os conhecimentos do estudante em temas específicos. Do mesmo modo, os cursos de aperfeiçoamento profissional visam aprofundar e atualizar os conhecimentos, mas não são considerados um tipo de pós.

Desenvolva sua carreira!

Depois de ler este texto, você entendeu que a diferença entre especialização e pós-graduação é que esse segundo termo aborda diferentes tipos de cursos, sendo que a especialização é um deles. Além disso, descobriu que a continuidade dos estudos faz toda diferença no desenvolvimento de carreira, não é?🤩

Então, inscreva-se na Anhanguera e faça cursos de graduação e pós-graduação com garantia de qualidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 75

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados