8 dicas para quem quer se destacar na área de Engenharia Civil

dicas de engenharia civil

O curso de Engenharia Civil é um dos mais procurados por quem tem facilidade com cálculos, bom raciocínio lógico e visão especial apurada. Não é à toa. Um engenheiro civil pode escolher diversos caminhos para sua vida profissional, como atuar em empresas de construção civil ou em órgãos públicos.

Apesar das diversas oportunidades disponíveis, é essencial pensar e planejar a carreira desde o primeiro momento de formação. Afinal, tudo o que se faz hoje tem um resultado no futuro, não é mesmo? Para ajudar você a tomar as melhores decisões na carreira, neste post, daremos 8 dicas de Engenharia Civil para quem quer se destacar como profissional. Confira!

Foque tecnologia e inovação

Se você quer se sobressair na carreira em Engenharia Civil deve focar tecnologia e inovação mesmo que ainda esteja na faculdade. Conhecer o que o mercado está praticando e as ferramentas mais usadas por um engenheiro civil de sucesso fazem a diferença para se destacar como profissional.

Nesse sentido, busque conhecer algumas opções de software para Engenharia Civil que são mais usadas. O ideal é já começar a manipular esses programas mesmo que ainda não atue como profissional.

Aqui na Anhanguera, o aluno do curso de Engenharia Civil pode experimentar programas como AutoCad, CorelDraw e Fluidsim ainda na faculdade, em laboratórios exclusivos, tendo acesso a uma base tecnológica consistente. Isso vale para as duas modalidades de ensino em que o curso é oferecido: presencial e semipresencial, que é uma modalidade a distância, com atividades presenciais.

Fique por dentro da sustentabilidade

A grade curricular do curso de Engenharia Civil compreende disciplinas e áreas diversificadas, que vão de Ciências Exatas a Transporte, passando por Geotecnia, Solo e Topografia. Esse último conjunto de temas é especialmente importante por tratar de sustentabilidade, conceito que deve estar no radar de todo engenheiro civil.

Isso porque o profissional deve estar capacitado para estudar as melhores maneiras de criar saneamento e tornar construções seguras, equilibrando custos com aspectos ambientais. Por isso, buscar saber mais sobre o tema é essencial para se destacar como engenheiro civil e alinhar-se às demandas do mercado.

Acompanhe as tendências de mercado

Se você se pergunta o que se faz na Engenharia Civil, a resposta é ampla. O profissional pode atuar em diversas frentes e trabalhar em mercados variados. Isso engloba desde a construção civil até mesmo a gestão de pessoas e de finanças. Mas, independentemente da área de atuação escolhida, algo é certo: você precisa acompanhar as tendências de mercado.

Manter-se atualizado com o que há de novo não só na Engenharia Civil como, também, em campos como Economia, Marketing e Recursos Humanos é um dos passos mais importantes para se tornar um profissional de destaque.

Para isso, é importante acompanhar o noticiário, ler publicações de referência da área e estar antenado com as novidades no Brasil e no mundo participando de eventos, como feiras, workshops e conferências.

Invista em networking desde sempre

Em um mercado concorrido, não basta apenas ter muito conhecimento. É preciso, também, conhecer as pessoas certas para ter acesso às melhores oportunidades profissionais.

Para isso, é importante investir em networking desde sempre. Ainda na faculdade, é possível trocar experiências com professores, tutores e colegas. Além de investir em conversas relacionadas às curiosidades sobre Engenharia Civil, aborde assuntos como vagas disponíveis e projetos desenvolvidos em sala de aula.

Aprimore o gestor que há em você

Entre as dicas de Engenharia Civil que fazem a diferença na construção de uma carreira de sucesso, está investir igualmente no desenvolvimento de habilidades de gestão. Isso possibilita alçar voos maiores em empresas dos mais diversos setores, além de aumentar suas chances de conquistar um salário mais competitivo.

Para você ter uma ideia, o salário médio de um engenheiro civil é de R$ 7.395, 59*, e o teto pode chegar a R$ 15.224,73*. O valor pode ser ainda maior para quem ocupa cargos de gestão, como gerentes, diretores e CEOs.

Aprenda a gerenciar crises

Além de desenvolver habilidades de gestão, o engenheiro civil que quer se destacar no mercado precisa aprender a gerenciar crises. Afinal, situações delicadas acontecem em todas as áreas. Com Engenharia, não é diferente.

Invista em cursos específicos para gerenciamento de crises e busque aprimorar soft skills valorizadas no mercado e que podem contribuir no seu desempenho, como resiliência e flexibilidade em situações complicadas.

Aposte em desenvolvimento contínuo

Um engenheiro civil de sucesso nunca para de estudar. Então, é importante ter em mente que, independentemente do estágio na carreira, o desenvolvimento contínuo deve estar sempre no radar.

Para investir nos cursos certos, faça uma autoavaliação periódica para identificar seus pontos fortes e fracos. Além disso, fique atento às movimentações do mercado para saber quais são as áreas e habilidades em alta. Dessa forma, você pode buscar cursos específicos para se atualizar.

Tenha uma faculdade de peso no currículo

Se você quer se destacar na área de Engenharia Civil, tem um aspecto que é inegociável. Você deve ter uma instituição de ensino de peso no currículo, combinado?

Escolher a faculdade ideal é importante por alguns motivos. Entre eles, a garantia de que você terá acesso a um conteúdo de qualidade, com corpo docente qualificado e infraestrutura adequada para o desenvolvimento das habilidades necessárias para atuar como engenheiro civil.

Além disso, uma faculdade de peso chama a atenção dos recrutadores, aumentando suas chances de conquistar a vaga dos seus sonhos. Aliás, uma boa notícia para quem é aluno Anhanguera. O Canal Conecta, exclusivo para os nossos estudantes, é o lugar ideal para encontrar vagas perfeitas de acordo com o seu perfil. E, o melhor, sem custo.

Agora é com você!

Com essas dicas de Engenharia Civil você tem tudo para se destacar nessa área que oferece tantas oportunidades. No entanto, o mais importante é garantir uma faculdade de qualidade no seu currículo.

Afinal, ter uma grade curricular atualizada, além de foco em tendências e no mercado de trabalho faz toda a diferença na carreira do engenheiro civil.

Gostou dessas dicas de Engenharia Civil? Então, comece agora mesmo a construir uma carreira de sucesso como engenheiro fazendo sua inscrição no nosso vestibular!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content