Matérias da faculdade de Moda: conheça as principais disciplinas!

Conhecer a grade curricular da graduação de interesse é essencial para completar a pesquisa educacional que você deve fazer antes de escolher o curso superior. É por meio dessa informação que se pode saber como será a rotina de aulas e o que faz o profissional formado.

Se você gosta do universo fashion e tem o sonho de atuar nesse setor, precisa conhecer as disciplinas da faculdade de Moda. Esse curso é um dos mais procurados por quem tem habilidades criativas e se interessa pelo mundo do vestuário e acessórios.

Esse é o seu caso? Então, continue a leitura para conhecer as principais matérias da faculdade de Moda!

Veja a grade curricular de Moda por semestre

Se o seu sonho é trabalhar com Moda e ter sucesso na carreira, precisa fazer um curso superior na área. Quer saber se essa é a graduação certa para você? Então, veja todas as disciplinas da faculdade de Design de Moda!

1º semestre

  • Criação em Design;
  • Desenho de Moda;
  • Desenho de Observação;
  • ED – Cultura Digital;
  • Estética e História da Arte;
  • Projeto Integrado I.

2º semestre

  • ED – Projeto de Vida;
  • Ergonomia no Design;
  • História da Indumentária e da Moda;
  • Informática Aplicada à Moda;
  • Metodologia, Projeto, e Gestão do Design;
  • Projeto Integrado II.

3º semestre

  • Desenho Técnico de Moda;
  • ED – Marketing Digital;
  • História e Acepções do Design;
  • Materiais e Tecnologia Têxtil;
  • Optativa;
  • Projeto Integrado III;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

4º semestre

  • Comunicação de Moda;
  • ED – Design Thinking;
  • Laboratório de Confecção;
  • Modelagem e Tecnologia;
  • Moulage;
  • Projeto Integrado IV.

Conheça um pouco as principais matérias da faculdade de Moda

Veja, agora, o que você estudará em algumas das principais matérias da faculdade de Moda!

Modelagem e Tecnologia

Quando se fala nas disciplinas do curso de Design de Moda, não podemos deixar de lado a Modelagem e Tecnologia. Aqui, os alunos entram em contato com as técnicas tridimensional e plana para a criação de bases tanto masculinas quanto femininas.

Além disso, você aprenderá como aplicar esses ensinamentos usando ferramentas que estão presentes na indústria.

Desenho de Moda

Nessa disciplina da faculdade de Moda, você entrará em contato com a parte mais criativa da graduação. É aqui que os alunos da Anhanguera aprendem a desenhar croquis à mão.

Os desenhos são representações visuais da padronagem, do volume e do caimento de cada acessórios ou roupa. Eles podem ser feitos tendo imagens e fotografias como base ou a partir da observação de peças reais.

Laboratório de Confecção

A disciplina de Laboratório de Confecção estuda os aspectos essenciais para a boa realização da produção de moda, incluindo a concepção artística do projeto e a direção coordenada com outros campos.

Assim, o estudante entende como acontece o andamento do processo de estilismo, desde a produção de moda até a idealização e pesquisa. Isso ajuda a despertar o desejo de consumo das peças, seja por meio de figurinos na TV, cinema ou teatro, seja por meio de desfiles.

Como o mercado da moda está relacionado com a criação de eventos e ações, essa disciplina também aborda as diretrizes para o bom andamento dos projetos.

História da Indumentária e da Moda

A disciplina da faculdade de Moda conhecida como História da Indumentária e da Moda aborda sobre os principais acontecimentos socioculturais da antiguidade até a contemporaneidade.

Os alunos também verão como foi a repercussão na América do Sul, tendo como foco o Brasil. Os conhecimentos adquiridos nesse conteúdo ajudam a ter melhor compreensão socioambiental, histórica e ética no momento de desenvolver novos projetos de vestuário.

Criação em Design

Quem deseja trabalhar com o universo da Moda deve ser bastante criativo. Portanto, na disciplina de Criação em Design os alunos entendem melhor como ocorre o desenvolvimento da criatividade, a importância de constituir um repertório individual e o processo de criatividade dentro da produção e desenho de moda.

Além disso, é por meio dessa matéria que você desenvolverá as suas ideias para produzir peças de moda.

Comunicação de Moda: uma das principais disciplinas da faculdade de Moda

Além de se aprofundar nas técnicas e na história da moda, a grade curricular do curso de Design de Moda também conta com a disciplina de Comunicação de Moda. Nesse caso, o objetivo é ensinar os futuros profissionais a montar uma estratégia de comunicação e posicionamento no mercado, se destacando dos concorrentes.

Aqui, eles aprenderão também como aplicar ferramentas de desenvolvimento e criação de projetos com foco no lançamento das coleções e atração do público. Ainda aprenderá sobre Responsabilidade Empresarial e Marketing de Relacionamento.

Como a Anhanguera ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Viu só como as matérias da faculdade de Moda são bem diversas e contemplam várias áreas do conhecimento que serão fundamentais para a atuação profissional? Então, para se dar bem no mercado de trabalho da área, o primeiro passo é fazer o curso de Design de Moda em uma instituição renomada, conceituada e reconhecida pelo MEC.

Na Anhanguera, em cada aula, você entrará em contato com professores qualificados e com ampla experiência no setor da moda. Em paralelo, será possível contar com materiais didáticos de apoio e terá acesso ao Canal Conecta, portal exclusivo para os alunos da Anhanguera que oferece diversas oportunidades de emprego e estágio.

Assim, você consegue ampliar o networking e concorrer às melhores vagas disponíveis em sua região. Pensa que acabou por aí? Ainda temos formas de ingresso facilitadas, infraestrutura completa e de ponta e oferecemos diversas bolsas de estudos que ajudam a diminuir o preço das mensalidades.

Após essa formação de qualidade, o recém-formado em Design de Moda estará preparado para exercer suas funções no mercado de trabalho e receber bons salários. Se quer saber quanto ganha um designer de moda, saiba que a média salarial do profissional é de R$ 3.428,92* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Agora é com você!

Agora que já conhece as matérias da faculdade de Moda, o próximo passo é fazer uma graduação na área. Por isso, escolha a Anhanguera e tenha acesso a um dos melhores ensinos superiores do país!

Gostou de saber o que se estuda no curso de Moda e quer fazer essa graduação na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Fonte: salario.com.br, em Jun/22.

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados