Desenho de construção civil: como é na faculdade?

desenho de construção civil

Depois de avaliar as possibilidades, você se identificou com o curso de Engenharia Civil, certo? Só que agora tem dúvidas sobre a disciplina de desenho de construção civil. Inclusive, algumas pessoas devem ter falado que apenas quem sabe desenhar pode se dar bem. Será mesmo?

Para responder a essa e outras perguntas, vamos trazer algumas curiosidades da Engenharia Civil. Você entenderá para que serve a matéria, o que se aprende com ela, se é mito ou verdade o que falam sobre saber desenhar e onde estudar. Quer acabar com as dúvidas e fazer a sua matrícula aqui na Anhanguera? Então, continue a leitura!

[hubspot type=cta portal=8726768 id=dc680216-a5bc-4549-9cfc-dfb043f67202]

Para que serve a matéria desenho de construção civil?

Entre as matérias de Engenharia Civil, você estudará desenho de construção civil. O objetivo da disciplina é ensinar aos futuros engenheiros técnicas para criar plantas, projetos e croquis. O material serve como apoio para documentações, ajudando a detalhar melhor o que se espera de uma obra.

Dessa forma, o desenho em Engenharia Civil contribui para o desempenho de atividades relacionadas ao planejamento de projetos. Entre elas, podemos citar:

  • desenho de plantas e detalhamento de instalações por meio de softwares;
  • desenvolvimento de construções prediais, estradas, arquitetura e saneamento;
  • elaboração de projetos estruturais, instalações hidráulicas, elétricas e de gás;
  • aplicação de normas técnicas ligadas à construção civil;
  • confecção de maquetes e muito mais;

Com tantas áreas para explorar, os profissionais podem trabalhar tanto em instituições públicas quanto privadas. Isso inclui empresas de engenharia, escritórios de arquitetura, construtoras, imobiliárias e até mesmo indústrias e organizações do terceiro setor.

Como funciona a matéria de desenho de construção civil?

Já que estamos falando de desenho de construção civil, você precisará do material de Engenharia Civil para acompanhar as aulas. Para a parte prática, os pré-requisitos são bem simples: lápis, caneta, réguas e prancheta de desenho. Basicamente, isso é tudo o que você precisa para aprimorar as suas habilidades em desenho.

Para mostrar como funciona a matéria e acabar com essa curiosidade sobre o curso, vamos dividi-la em duas partes. Quando falamos em desenho, há dois tipos principais: projetivo e não projetivo.

Desenho projetivo

Como o próprio nome já indica, o desenho projetivo é aquele com base nas projeções de um determinado objeto. Dependendo da área empregada, pode receber outras denominações específicas, como desenho mecânico ou arquitetônico, entre outros. É o mais utilizado nas indústrias para:

  • fabricação de máquinas e equipamentos;
  • construção de edificações, bem como os seus detalhamentos (elétricos, hidráulicos, sanitários, gás etc.);
  • levantamento de rodovias e ferrovias (incluindo informações como aterro, drenagem, ponte, viaduto);
  • desenvolvimento de móveis e utilitários domésticos;
  • representação de relevos topográficos.

Desenho não projetivo

O desenho não projetivo, por sua vez, é o que resulta de cálculos algébricos. Assim sendo, esse tipo geralmente envolve as mais diversas formas gráficas, além de diagramas, fluxogramas, organogramas e similares.

Aqui na Anhanguera, você terá duas disciplinas específicas para estudar o tema e aprimorar as suas habilidades. Uma delas é o desenho técnico, enquanto a outra contempla o desenho auxiliado por computador. Afinal, em sua carreira, o profissional precisará lidar tanto com os desenhos manuais como com a ajuda de software.

Para complementar o seu conhecimento, a grade curricular traz ainda disciplinas com foco em temas como estradas, gestão e saneamento ambiental, hidráulica e instalações elétricas. Todas elas são importantes e oferecem o embasamento de que você precisa para atuar profissionalmente depois de se formar.

É preciso saber desenhar para cursar Engenharia Civil?

Você quer aprender tudo sobre Engenharia Civil, mas ainda tem dúvidas sobre a disciplina de desenho de construção civil, elas acabam aqui. Se disserem que o engenheiro civil precisa saber desenhar, pense bem. Existe alguma habilidade que não conseguimos desenvolver? Se esta é a profissão que quer seguir, não deixe isso barrar a sua escolha.

No curso, temos alunos que desenham muito e outros que chegam sem saber nada. Além de atender ao mercado de trabalho, incluímos a disciplina na grade curricular por mais dois motivos. Um deles é aprimorar as habilidades de quem já domina as técnicas de desenho.

O outro é dar a oportunidade para quem quer aprender. Desenhar é uma aptidão que requer prática. Conhece aquele ditado “a prática leva à perfeição”? Se você quiser realmente seguir na área, basta acompanhar a disciplina e praticar, praticar, praticar. Com o tempo, desenhar fará parte do seu dia a dia.

Onde estudar Engenharia Civil?

Para estudar Engenharia Civil, você pode contar com toda a estrutura que a Anhanguera tem a oferecer. Aqui, os nossos alunos têm acesso a um ensino de qualidade — unindo a base teórica à prática — e ao conhecimento necessário para construir uma carreira de destaque no mercado de trabalho.

A duração média do Bacharelado é de quatro anos, nas modalidades presencial e semipresencial. Durante a graduação, você desenvolverá habilidades para conceber e projetar todos os tipos de construções e infraestrutura a partir de metodologias inovadoras. Sem contar o foco em propor soluções sustentáveis para as cidades do Brasil e do mundo.

Além das matérias que já compartilhamos com você no decorrer do post, também temos aulas optativas com o intuito de incrementar o seu currículo. Entre as possibilidades, é possível aprender sobre gestão de obras e projetos, tecnologia das construções e projeto arquitetônico para engenharia civil.

Se você tem dúvidas sobre a escolha da faculdade, a Anhanguera disponibiliza o #VemNaCerteza, um canal para conhecer melhor a sua futura instituição. Isso ocorre por meio de um bate-papo ao vivo com um especialista. Além de mostrar os nossos diferenciais, ele fala sobre o mercado de trabalho e as possibilidades de carreira.

Venha para Anhanguera!

Nossos alunos também podem aproveitar diversos cursos online — 100% gratuitos e com direito à certificação — graças aos parceiros da instituição. Para completar, eles contam com apoio personalizado em sua formação acadêmica, além de professores conceituados. Portanto, agora que você já sabe o que pode aprender com a matéria de desenho de construção civil, falta apenas dar o primeiro passo em direção ao seu sonho.

O que você está esperando para se matricular no curso de Engenharia Civil? Faça a sua inscrição no vestibular da Anhanguera e invista na sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados