Onde encontrar cursos extracurriculares de Engenharia Civil grátis?

cursos extracurriculares engenharia civil grátis

Você quer saber como encontrar bons cursos extracurriculares de Engenharia Civil grátis? Eles existem e agregam à sua atuação profissional, ou seja, são um complemento importante para uma formação completa no curso de Engenharia Civil

A graduação é quesito obrigatório para a atuação na área e, quanto mais conhecimento se adquire durante e depois dela, mais seu currículo é valorizado. Para isso, algumas instituições oferecem gratuitamente diferentes cursos. Quer saber mais? Fique com a gente e descubra!

Busque na Fundação Bradesco

A escola virtual da Fundação Bradesco oferece cursos para diversas áreas, entre elas as Engenharias e o desenvolvimento profissional e pessoal. No segundo caso, o futuro engenheiro também tem muito a ganhar, já que terá pela frente uma carreira na qual vai precisar lidar com questões gerenciais básicas do dia a dia da profissão, como liderança e comunicação empresarial.

A tecnologia e a administração são outras áreas que você encontra nesse ambiente, aumentando ainda mais as chances no mercado de trabalho, pois esses são cursos superenriquecedores para o currículo. A certificação oficial é paga, mas é possível compartilhar a conclusão em suas redes sociais, principalmente no LinkedIn, que é uma plataforma voltada para o meio profissional.

Pesquise sites internacionais

Várias instituições renomadas, como Princeton e MIT, oferecem cursos gratuitos e online para os profissionais de Engenharia. Nesse caso, um pré-requisito acaba sendo importante: o conhecimento no mínimo básico da língua inglesa. As aulas, na maioria das vezes, acontecem nesse idioma, podendo também serem ministradas ou legendadas para o espanhol.

Na hora de escolher qual deles fazer, é interessante conhecer bem a grade curricular do curso de Engenharia Civil e procurar por opções que complementem os estudos ou tragam novas abordagens. Com isso, você pode até mesmo levar os aprendizados para as aulas e compartilhá-los com colegas e professores. 

Apesar da gratuidade para fazer muitos desses cursos, para ter o certificado, geralmente, também há uma taxa a ser paga. Contudo, não podemos ignorar que ter mais essa possibilidade no currículo é muito valioso e vale a pena.

Acesse a plataforma Coursera

A plataforma Coursera é interessante por integrar vários cursos de Engenharia Civil e certificações em um único lugar. Além de tratar da questão de negócios e desenvolvimento de pessoas, eles também disponibilizam acessos para treinamentos de equipes.

Sobretudo para os estudantes de Engenharia, ao fazer uma busca dentro do site, você encontra alternativas em várias línguas. O destaque vai para os cursos de AutoCAD, um software que você conhece ainda na faculdade e que, provavelmente, vai fazer parte da sua rotina de trabalho desde o estágio em Engenharia Civil.

Fique antenado nas redes sociais

Nas redes sociais você também pode ficar sabendo de muitos cursos, principalmente minicursos ofertados por faculdades e pessoas envolvidas no mercado de trabalho em Engenharia Civil. As lives são uma boa oportunidade de conhecer engenheiros do país todo e a realidade de cada local.

Seja em uma busca por vídeos no YouTube, seja na procura por certificações gratuitas no LinkedIn, esses espaços deixaram de ser apenas um lugar de relações pessoais. Eles crescem cada vez mais para uma abordagem profissional e até mesmo técnica. Assim, mesmo que você arque com o preço do curso de Engenharia Civil, poderá investir além do seu curso superior com essas opções gratuitas.

Sim, você vai encontrar vários vídeos para entender o que se faz na Engenharia Civil de graça, assim como poderá ter que pagar uma ou outra taxa para ter um certificado oficial. Lembrando que todo e qualquer conhecimento é válido e um grande ganho para sua carreira.

Faça parte de grupos e eventos online

Dando continuidade à procura por cursos extracurriculares de Engenharia Civil grátis, você também deve aproveitar para encontrar grupos de estudos. Muitos deles fazem encontros semanais, quinzenais ou mensais, com a produção de certificados para o participante. 

Tem também grupos cadastrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o que aumenta a validade dessa atividade para o currículo, principalmente de quem pretende seguir carreira acadêmica. As especializações na área de Engenharia Civil são muitas, e conhecer um pouco mais delas por meio desses canais pode ajudar na hora de escolher uma para cursar. 

É sempre bom reforçar os eventos online, já que são a possibilidade de fazer aulas com profissionais e professores de lugares que você não imaginaria poder caso o curso fosse presencial. 

Procure na página do Senai

Os cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) costumam ser oferecidos na modalidade de ensino online e de forma gratuita. Para saber mais sobre curiosidades de Engenharia Civil e aprofundar o conhecimento em certos aspectos da área, cerca de 10 cursos estão disponíveis para todos os tipos de Engenharia, entre eles Desenho Arquitetônico.

Para obter o certificado, é preciso finalizar com 70% de aproveitamento, e a emissão desse comprovante é também feita via web. 

Conheça a FGV Online

Já pensou ter uma ajuda a mais para lidar com os cálculos em Engenharia Civil? Como vimos, as instituições de ensino do país investem em cursos gratuitos, principalmente aqueles voltados à questão de gestão.

Na FGV (Fundação Getulio Vargas) online não é diferente, apesar de serem aulas direcionadas para a administração, isso não exclui o engenheiro. Na verdade, é uma questão fundamental a ser desenvolvida pelo profissional, que lida com projetos, planejamentos e organização e precisa saber gerenciar tudo isso para que os procedimentos saiam dentro das expectativas.

Encontre opções na Anhanguera!

Você precisa saber que as atividades extracurriculares para Engenharia Civil, na Anhanguera, são ofertadas pela própria faculdade. Assim, não precisa se desesperar quanto à disponibilidade para fazer esses cursos.

No entanto, sabemos também da importância dessas complementações para o currículo de nossos estudantes e oferecemos meios para que isso aconteça dentro da realidade de cada um. As certificações com parceiros é uma das formas que encontramos de aumentar ainda mais essas possibilidades.

Os cursos extracurriculares de Engenharia Civil grátis são uma maneira a mais de se inteirar sobre a rotina da profissão. Como vimos, existem vários meios para encontrar a opção certa para cada etapa da graduação e também depois de estar com o diploma nas mãos.

O que você está esperando? Dê o primeiro passo e inscreva-se em Engenharia Civil aqui na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content