Cálculos em Engenharia Civil: como são na prática?

cálculos engenharia civil

Durante a graduação em cursos da área de Ciências Exatas, é comum os estudantes se depararem com muitas disciplinas voltadas à matemática, física e química. A afinidade com os números não é uma obrigatoriedade, pois você vai aprender a lidar com essas contas e fórmulas durante a faculdade. Porém, entender como funcionam os cálculos na Engenharia Civil é um passo importante para não passar sufoco nas aulas.

No curso de Engenharia Civil, você vai perceber que nem sempre é apenas o gosto pela matemática que conta, mas, sim, a prática e a dedicação aos estudos, além da escolha por uma instituição de qualidade. Para isso, na Anhanguera, estamos sempre disponibilizando maneiras de deixar essa etapa tranquila e, dessa forma, garantir o pleno aprendizado.

New call-to-action

Você está em busca de um curso com um mercado de trabalho promissor? Quer saber mais sobre como são, na prática, os cálculos em Engenharia Civil? Continue a leitura e descubra!

Para que servem os cálculos na atuação do engenheiro civil?

Para quem gosta de Exatas, a Engenharia Civil é uma excelente alternativa de graduação. Contudo, é importante reforçar que mesmo quem não tem muita ligação com cálculos pode fazer um curso das Ciências Exatas. A maior parte do aprendizado é adquirido durante a faculdade, e você não precisa ser um especialista em contas para começar os estudos.

Entre os cursos mais cobiçados está a Engenharia Civil. Mas você sabe o que faz um engenheiro civil? É fundamental, na hora de escolher um curso, conhecer a atuação do profissional. Assim, você acaba entendendo melhor como eles usam os cálculos aprendidos, uma aproximação entre teoria e prática.

Vamos começar por um exemplo simples: você já imaginou construir uma casa sem fazer os cálculos de altura das paredes, dos modelos de vigas mais adequados e do peso de alguns materiais? No mínimo, você teria aquela casa muito engraçada da música popular, que não tinha teto, não tinha nada!

Por isso, o engenheiro tem um papel tão essencial, desde a construção de um cômodo pequeno até grandes obras, como pontes e rodovias. Por falar em rodovia, você já parou para pensar que cada curva na estrada depende de vários fatores, entre eles os cálculos, para não ficar perigosa para os motoristas?

Como vimos, os cálculos são utilizados para garantir a segurança daqueles que usufruem de uma obra realizada por um engenheiro. Por isso, você vai encontrar aqui na Anhanguera o conhecimento sólido dos usos e métodos. E nós não ficamos apenas na teoria, pois valorizamos a prática e a busca por vivências na profissão.

Para isso temos, por exemplo, parceria com o Canal Conecta — plataforma de empregos exclusiva para nossos estudantes, onde você pode encontrar as melhores oportunidades, entre elas, estágios para serem feitos ainda na graduação.

Quais são as bases necessárias para desempenhar os cálculos?

Ainda na escola básica aprendemos algumas das bases para os cálculos, como Matemática e Física. No entanto, essas matérias também são reforçadas na grade curricular de Engenharia Civil, acrescentadas de outras referências importantes para a profissão.

As aulas de cálculo em Engenharia Civil já acontecem nos primeiros períodos do curso. Na Anhanguera, ele tem duração de 5 anos, e você pode optar pela modalidade de ensino presencial ou semipresencial, de acordo com suas necessidades.

É comum que os estudantes tenham um pouco de receio quanto às matérias de cálculo na Engenharia Civil, mas, com a dedicação aos estudos e a qualidade de ensino que oferecemos, você logo logo vai perceber que não é tão complexo assim!

Como garantir uma boa performance nos cálculos?

Para a criação de um projeto, é preciso ter vários conhecimentos, principalmente sobre como funcionam os cálculos na Engenharia Civil. Além disso, o apoio de ferramentas digitais é fundamental para a execução de trabalhos modernos e eficazes.

Uma maneira de garantir que todos os conhecimentos estejam alinhados com as expectativas da profissão é por meio de ferramentas utilizadas para os cálculos. O software TQS, por exemplo, é oferecido aqui na Anhanguera para nossos estudantes.

Com o acesso ao software nos laboratórios, é possível aprender colocando a mão na massa, não ficando apenas na teoria e nas tradicionais listas de exercícios. Lembrando que a junção de todos esses mecanismos permite que você tenha experiências reais para, no futuro, concorrer pelas melhores vagas no mercado de trabalho.

Qual é a relevância da formação de qualidade para o futuro engenheiro civil?

A afinidade com os cálculos em Engenharia Civil é uma característica importante para o estudante da área. Porém, como vimos, o conhecimento necessário para uma atuação eficaz no mercado vai muito além de gostar ou não de contas e números, não é mesmo?

Você já deve ter percebido que uma formação de qualidade faz toda diferença quanto ao aprendizado em geral, assim como nas aulas de cálculos em Engenharia Civil. Ao fazer o vestibular da Anhanguera e começar a sua graduação, você terá acesso a alguns diferenciais.

Quem sabe tudo sobre Engenharia Civil também sabe a importância das ferramentas na rotina do engenheiro, como vimos no caso do Software TQS. Além de materiais atualizados, você vai encontrar motivação na Aula Destaque, em que profissionais apresentam histórias e técnicas de gestão para o sucesso profissional.

Os cálculos em Engenharia Civil não são apenas uma disciplina específica de Cálculo, pois estão presentes em várias outras matérias da área:

  • Álgebra Linear;
  • Diferencial e Integral;
  • Eletromagnetismo;
  • Estatística, entre outras.

Lembrando que os nomes podem mudar de acordo com a grade da faculdade.

Enfim, ao final, você cria uma intimidade com os números, pois, com o tempo, eles serão parte da sua rotina. Os cálculos em Engenharia Civil são a base para quase todas as funções desse profissional. Não à toa, ele costuma ser um bom administrador, por exemplo, pois os aprendizados da faculdade proporcionam conhecimento para atuar desde a gestão até a conclusão de obras.

Gostou de saber mais sobre os cálculos em Engenharia Civil? Agora você sabe que não é um bicho de sete cabeças. Não perca mais tempo e realize seu sonho — Inscreva-se na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.