Currículo para estágio em Direito: como elaborar?

pessoa no computador elaborando currículo para estágio de direito

Para boa parte dos estudantes universitários, especialmente aqueles que ainda não cursaram uma graduação, as primeiras experiências na profissão escolhida são fruto dos estágios.

No caso do curso de Direito, além do estágio obrigatório ― que é indispensável para a obtenção do diploma ―, o estágio não obrigatório tem um importante papel para a vivência prática da profissão ao confrontar situações reais de atuação.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d268a024-9671-4cc6-af8b-7cdfa49524fd]

Acontece que as faculdades nem sempre dão muita importância em auxiliar os alunos a montarem um currículo para estágio de Direito. Então, eles acabam fazendo isso por conta própria, sem muito direcionamento. Dependendo da concorrência por aquela vaga, uma informação imprecisa ou mal escrita faz a diferença entre a permanência ou não no processo seletivo.

Então, acompanhe este artigo com nossas dicas para a criação de um bom currículo. Assim, você inicia a carreira em Direito da melhor forma!

Escolha a formatação ideal

O primeiro ponto para você elaborar um currículo para estágio de Direito é escolher a maneira como vai distribuir as informações, seguindo o tom mais sóbrio característico da área. Sugerimos a seguinte ordem:

  • dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço, e-mail, telefone);
  • objetivo com o estágio;
  • experiências profissionais;
  • formação escolar;
  • idiomas, cursos extras, trabalhos voluntários e outras informações relevantes.

Embora estejamos falando sobre estágio, para vencer a fase da triagem de currículos você tem, em média, até 10 segundos para impressionar o recrutador. Então, escolha um modelo que valorize suas informações com um layout visualmente agradável aos olhos.

Se você não sabe como formatar um currículo, uma dica rápida é escolher os templates prontos dos editores de texto. Tanto o Word quanto o Google Docs trazem várias opções gratuitamente. Além disso, as fontes mais usadas no documento são:

  • Arial;
  • Calibri;
  • Garamond;
  • Georgia;
  • Times New Roman;
  • Fonte Trebuchet MS.

Por fim, se você quiser, inclua uma foto tamanho 3×4. Vista-se bem e dê um belo sorriso ― somente pela foto já é possível criar empatia com o recrutador.

Tenha um objetivo alinhado com o mercado atual

O objetivo é uma frase curta, de até 4 linhas, na qual você explica quais são seus desejos ao se candidatar àquele estágio. Mesmo o estudante de Direito que, geralmente, não tem experiência na área, pode criar um objetivo que mescle palavras amplas com ideias específicas.

Saiba que o ideal é modificar um pouco o objetivo profissional de acordo com a vaga pretendida, sempre o alinhando ao atual mercado de trabalho. Então, seja original e evite frases genéricas. Algumas expressões interessantes para serem incluídas em seu objetivo são:

  • estágio na área jurídica (você pode dizer qual é a área);
  • ampliação de conhecimentos e competências;
  • contato com profissionais do meio jurídico;
  • cotidiano da vida de um operador de Direito.

Veja um exemplo de objetivo profissional:

  • Por meio do estágio na área jurídica, desejo ter a oportunidade de desenvolver meus conhecimentos e competências a partir da vivência no cotidiano de um operador de Direito. Além disso, vejo neste estágio uma forma de melhorar minha rede de contatos com profissionais do meio jurídico.  

Indique sua área de interesse no Direito

Dependendo do estilo do processo seletivo, é interessante mencionar no currículo o interesse por uma área específica do Direito. Preferencialmente faça isso no item “Objetivo” ou em uma carta de apresentação, se for o caso.

Essa informação precisa estar alinhada aos objetivos da empresa ou do órgão onde você vai estagiar. Por exemplo, se a oportunidade de estágio é para trabalhar na Vara da Família, não justifica dizer que seu objetivo é seguir no Direito Ambiental. Por outro lado, se você tem interesse em Direito Criminal ou Direito de Família, essas duas menções são totalmente válidas.

Já se a vaga mencionar que o estagiário contratado atuará em diversas frentes jurídicas, não tenha receio de comentar seu interesse por diferentes especializações, incluindo fazer concursos na área de Direito.

Deseja encontrar as melhores vagas de estágio e emprego em Direito? Conheça o Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo para alunos da Anhanguera!

Destaque a formação acadêmica

Em formação acadêmica, você vai indicar todos os cursos realizados até o momento em instituições de ensino formais. Assim como nas demais partes do currículo, você sempre utilizará a ordem cronológica inversa, ou seja, do curso mais recente para o mais antigo.

Por ser um currículo de estágio, não se preocupe em incluir cursos técnicos em outras áreas. Veja o exemplo:

  • 2019-2024: Bacharelado em Direito na Faculdade Anhanguera (São José dos Campos, SP) ― atualmente, cursa o 4.º período
  • 2017-2018: curso técnico de Logística no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Taubaté, SP)
  • 2016: conclusão do ensino médio no Educandário Maria de Lourdes da Rosa (Taubaté, SP)

Faça uma descrição das suas experiências

Esse é um espaço no qual você vai descrever todas as suas experiências profissionais. Como dissemos, destaque em ordem cronológica inversa onde você trabalhou e a função.

Se você já tiver cursado o estágio obrigatório, ótimo. Insira essa experiência como a principal até então. Por outro lado, se o processo seletivo for para seu primeiro estágio, valorize os outros locais onde já trabalhou. Veja o seguinte exemplo:

  • 2020: Estágio obrigatório no Escritório-escola da Faculdade Anhanguera. Atendimento à população, auxílio na redação de processos, petições e despachos no fórum da cidade (São José dos Campos, SP)
  • 2018-2019: estagiário de logística na empresa Hamburg Exportações (Taubaté, SP)
  • 2016-2017: jovem aprendiz ― auxiliar de compras ― projeto social do Educandário Maria de Lourdes da Rosa (Taubaté, SP)

Descreva suas habilidades e competências

É importante que o recrutador saiba quais são suas hard skills e soft skills. Mas o que é isso?

Em linhas gerais, as hard skills referem-se às coisas que você aprendeu, como:

  • habilidades de informática;
  • idiomas;
  • cursos livres (digamos, como falar em público ou curso de organização de escritório);
  • a própria faculdade.

Já as soft skills dizem respeito às habilidades socioemocionais, como:

  • empatia;
  • liderança;
  • organização;
  • comprometimento;
  • flexibilidade e facilidade de adaptação;
  • pontualidade;
  • capacidade de lidar com pessoas.

Se necessário, você pode ilustrar as soft skills por meio de breves exemplos reais.

Não se esqueça de inserir atividades extracurriculares

Especialmente se este for seu primeiro emprego, indique as principais atividades nas quais se envolveu, como trabalhos voluntários, intercâmbios e projetos.

Essas experiências, sem dúvida, contarão pontos no seu currículo, pois o recrutador vai entender que você é uma pessoa bem articulada, embora sem experiência.

Além disso, recorde-se de mencionar as atividades extracurriculares realizadas pela faculdade até então. Descreva a participação em palestras, congressos, simpósios, feiras etc., pois essa é uma forma de rechear ainda mais seu currículo e mostrar que você é uma pessoa engajada.

Pronto para começar o seu estágio em Direito?

Aprendeu como fazer um currículo para estágio de Direito e impressionar os recrutadores? Então, coloque essas dicas em prática e garanta as melhores oportunidades para começar a sua carreira em Direito!

A propósito, você ainda não começou a faculdade? Pois saiba que a hora é agora: inscreva-se já na graduação em Direito da Anhanguera e transforme seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 84

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados