Como encontrar vagas que não exigem experiência?

mulher procurando vagas sem experiência no computador

Aqueles que estão em busca do primeiro emprego, do primeiro estágio ou simplesmente precisam se recolocar no mercado costumam lidar com um paradoxo. Não encontram trabalho porque não têm experiência, porém, não têm experiência, pois não conseguem nenhuma vaga.

Então, o que fazer? Por mais que a competitividade esteja acirrada e presente nos processos de seleção e recrutamento, é possível achar vagas sem experiência profissional. Afinal de contas, esse não é um obstáculo para quem está com total disposição para começar, não é mesmo?

[hubspot type=cta portal=8726768 id=3e2ec26e-2423-4903-abaa-c476b49d96a0]

Confira as dicas que preparamos sobre como encontrar vagas que não exigem experiência para que você ache boas oportunidades no futuro. Aproveite!

Inscreva-se em sites de emprego

A internet é uma grande facilitadora quando o assunto é encontrar vagas sem experiência, sobretudo porque é mais prático consultar as opções divulgadas em diversos sites especializados. Podemos citar o Sine, a Catho e o Infojobs, que reúnem centenas de opções em várias áreas de atuação e com níveis diferentes de qualificação profissional.

Quando o assunto é primeiro emprego ou primeiro estágio, também vale a pena conferir se a sua faculdade tem alguma parceria ou oferece um programa de iniciação no mercado.Aqui na Anhanguera, temos acesso exclusivo ao Canal Conecta, que oferta vagas aos nossos estudantes, justamente para que tenham chances de construir experiência em suas profissões.

Acesse a sua rede de contatos

Além dos portais de emprego, também vale a pena investir em sua própria rede de contatos — o famoso networking, que começa até mesmo dentro de casa ou entre amigos. Isso porque as pessoas que você conhece são uma ótima maneira de indicar oportunidades de trabalho que, nem sempre, estão divulgadas abertamente por aí.

A construção de bons relacionamentos, aqui, é essencial. Colegas de turma, professores e contatos que você conheceu em oficinas e em palestras são boas relações para se nutrir. As redes sociais ajudam muito nesse sentido, porque nem sempre podemos manter uma conversa presencial, não é mesmo? Então, utilize seus perfis nas plataformas digitais e fortaleça essa rede qualificada.

Entenda o processo de recrutamento

Outro ponto fundamental é entender como ocorrem os processos de recrutamento e de seleção de candidatos. No geral, as vagas disponibilizadas pelos empregadores contam com pré-requisitos estabelecidos pelas empresas. Vagas mais técnicas costumam ser publicadas em canais específicos de divulgação a fim de atingir o público ideal ou mais indicado para o cargo.

O modelo de recrutamento amplia as chances dos candidatos, mas, no geral, as vagas acabam sendo mais concorridas. Mesmo assim, muitas corporações criam banco de talentos para suprir a alta demanda de pessoas interessadas em atuar profissionalmente no negócio.

Isso é vantajoso aos recrutadores, que não necessitam abrir novas seleções e chamadas de colaboradores constantemente. Entender este modelo de seleção é imprescindível para quem está em busca da primeira experiência no mercado de trabalho.

Aprenda a formatar o seu currículo

Ter um bom currículo é fundamental para conquistar a sua primeira vaga de emprego. É muito importante que o documento seja objetivo e contenha suas informações pessoais e profissionais em, no máximo, duas páginas. Um currículo muito extenso pode deixar a apresentação do seu perfil cansativa, enquanto esse modelo mais “enxuto” facilita a avaliação do recrutador.

Além disso, ter um currículo formatado de maneira otimizada é essencial para quem está se inscrevendo em processos seletivos online e necessita apresentar o documento em sites e em plataformas de trabalho. O primeiro passo é escolher a cor e uma fonte simples, que deve ter tamanho 12. 

Será preciso inserir seus dados pessoais, como nome completo, endereço, telefone e e-mail. Você também pode inserir um pequeno parágrafo esclarecendo seus objetivos profissionais logo no início do documento e, abaixo, colocartópicos como:

  • conhecimentos em idiomas;
  • formação acadêmica;
  • experiências e atividades diversas que já vivenciou, a exemplo de trabalhos voluntários ou participação em causas sociais e culturais.

Valorize as suas habilidades e competências

Quando não temos experiência, o que podemos colocar no currículo? Para começar, vale a pena construir um material alinhado aos seus objetivos — não é só porque você está à procura de vagas sem experiência que não deve existir um norte ao buscar oportunidades! 

Para suprir a falta de experiência no currículo, descreva também de um jeito claro e atraente as suas maiores habilidades e competências. Elas são cruciais no momento de contratação, sabia? E são conhecidas como soft skills e hard skills, capacidades comportamentais e técnicas, respectivamente.

As vagas sem experiência buscam pessoas que apresentam boas skills. Entre elas, vale destacar as habilidades digitais, muito necessárias e requeridas no mercado atual.

Portanto, não se esqueça de mencionar todos os cursos que já fez, certificações, domínio de ferramentas e de línguas, trabalhos voluntários e, claro, seus diferenciais mais subjetivos: facilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação, autocontrole, resiliência, inteligência emocional etc.

Conheça os processos seletivos

O processo seletivo é uma maneira de as empresas encontrarem novos talentos e colaboradores para suas equipes. Quem ainda não tem experiência profissional deve entender o funcionamento da seleção para saber quais são as qualidades que podem ser evidenciadas, sobretudo na hora da entrevista de emprego.

Em um primeiro momento, é importante que você fale sobre a sua falta de experiência sem que este aspecto seja visto como um ponto negativo. Muitos recrutadores dão mais valor às habilidades, às competências e à proatividade dos candidatos que demonstram esforço e dedicação ao irem atrás do que desejam.

Um erro comum, principalmente de quem ainda está adentrando o mercado de trabalho, é mentir sobre sua falta de experiência profissional. Pois saiba que vale mais ser verdadeiro e transparente do que tentar agradar aos empregadores. Arriscar e ser você mesmo é fundamental, pois esta pode ser até uma boa forma de se destacar entre os demais candidatos.

Desenvolva atividades como freelancer

Pode ser que você ainda não tenha uma experiência formalizada para colocar no currículo, mas existem outras formas de adquirir esse diferencial, como ser um freelancer na área de atuação desejada.

Esse modelo de trabalho é muito comum atualmente e, com ele, você adquire não só experiência, como clientes que podem indicar o seu trabalho e fazer parte daquela rede de contatos que mencionamos antes.

As atividades exercidas enquanto freelancer também ajudam a montar um bom portfólio, com seus projetos e trabalhos mais relevantes. Esse material serve como comprovação da sua experiência prática para determinada vaga e, em alguns casos, faz mais diferença do que o currículo sozinho.

Além de todas essas vantagens, trabalhar como freelancer é uma forma de garantir renda extra ou até segurar as pontas de maneira integral enquanto você não consegue aquela vaga formalizada que almeja no mercado de trabalho. Dependendo do tipo de trabalho, é possível até levar as duas frentes de modo conjunto e otimizar os seus ganhos.

Busque seleções com foco em desenvolvimento

Atualmente, existem alguns programas de seleção de colaboradores que têm como foco o desenvolvimento de habilidades e de competências. Esta estratégia visa o crescimento dos talentos e não apenas o que podem oferecer para as empresas, de acordo com seus perfis. 

Alguns programas, como Aprendiz Legal, trainee, estágios e cargos de assistente, são extremamente indicados para quem está iniciando a carreira. Uma característica vantajosa desses programas é que eles preparam os futuros profissionais de forma que adquiram vivências e experiências corporativas importantes para o mundo do trabalho.

As seleções com foco em aperfeiçoamento são, portanto, as mais indicadas para quem está começando agora e deseja se tornar diferenciado ao se candidatar a uma vaga de emprego formal. 

Invista em qualificação profissional

Buscar vagas sem experiência profissional é algo possível e viável, como você deve ter visto até aqui, porém, dificilmente você encontrará boas oportunidades sem qualificação. É o que falamos sobre as hard skills, lembra? Essas habilidades técnicas fazem muita diferença na hora de contratar um novo colaborador.

Por mais que você ainda não tenha adquirido a experiência ideal em determinada área, a qualificação já mostra que existe conhecimento suficiente para que ela seja desenvolvida em um primeiro emprego ou estágio. Por isso, nunca pare de se atualizar e estudar para além da faculdade.

A importância de ir além da faculdade para uma carreira de sucesso

A graduação é importantíssima, afinal, um diploma de curso superior garante os melhores salários — isso é fato. Entretanto, o diferencial da sua contratação pode estar nos certificados extras de cursos, oficinas, palestras, workshops e outras atividades e eventos dos quais participou.

Tudo isso demonstra que você se prepara continuamente para desempenhar um ótimo trabalho e adquirir a experiência que o mercado, de um modo mais abrangente, espera. Assim, aquele paradoxo que mencionamos lá no início vai, aos poucos, deixando de fazer parte da sua vida profissional.

Muitas empresas, inclusive, investem nesse perfil de candidato, que está saindo agora da faculdade e precisa do primeiro emprego para construir carreira. A prática é uma via de mão dupla e benéfica a ambas as partes, porque é mais fácil que o profissional novato se adapte melhor à cultura organizacional e se desenvolva lá dentro do que aquele que já tem muitos anos de experiência em outra companhia, concorda?

Chegou o seu momento de ser um profissional de sucesso!

Se você queria saber como encontrar vagas sem experiência profissional, agora descobriu várias dicas para encontrar novas possibilidades vantajosas por aí. Mas vale reforçar a importância de se atualizar constantemente a fim de alcançar as melhores oportunidades. Se puder contar com uma faculdade parceira, como a Anhanguera, que auxilia na busca pelo primeiro emprego ou estágio, melhor ainda!

Certamente, você não quer ficar de fora dessa, não é? Aproveite a visita e inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados