Como encontrar vagas que não exigem experiência?

Aqueles que estão em busca do primeiro emprego, do primeiro estágio ou simplesmente precisam se recolocar no mercado costumam lidar com um paradoxo: não encontram trabalho porque não têm experiência, porém, não têm experiência, pois não conseguem nenhuma vaga.

Então, o que fazer? Por mais que a competitividade esteja acirrada e presente nos processos de seleção e recrutamento, é possível achar vagas sem experiência profissional. Afinal de contas, esse não é um obstáculo para quem está com total disposição para começar, não é mesmo?

Confira as dicas que preparamos sobre como encontrar vagas que não exigem experiência para que você encontre boas oportunidades nesse sentido. Boa leitura!

Inscreva-se em sites de emprego

A internet é uma grande facilitadora quando o assunto é encontrar vagas sem experiência, sobretudo porque é mais prático consultar as opções divulgadas em diversos sites especializados. Podemos citar o Sine, a Catho e o Infojobs, que reúnem centenas de opções em várias áreas de atuação e com níveis diferentes de qualificação profissional.

Quando o assunto é primeiro emprego ou primeiro estágio, também vale a pena conferir se a sua faculdade tem alguma parceria ou oferece um programa de iniciação no mercado. Aqui na Anhanguera, por exemplo, temos acesso exclusivo ao Canal Conecta, que oferta vagas aos nossos estudantes, justamente para que tenham chances de construir experiência em suas profissões.

Acesse a sua rede de contatos

Além dos portais de emprego, também vale a pena investir em sua própria rede de contatos — o famoso networking, que começa até mesmo dentro de casa ou entre amigos. Isso porque as pessoas que você conhece são uma ótima maneira de indicar oportunidades de trabalho que, nem sempre, estão divulgadas abertamente por aí.

A construção de bons relacionamentos, aqui, é essencial. Colegas de turma, professores e contatos que você conheceu em oficinas e em palestras são boas relações para se nutrir. As redes sociais ajudam muito nesse sentido, porque nem sempre podemos manter uma conversa presencial, não é mesmo? Então, utilize seus perfis nas plataformas digitais e fortaleça essa rede qualificada.

Valorize as suas habilidades no currículo

Quando não temos experiência, o que podemos colocar no currículo? Para começar, vale a pena construir um material alinhado aos seus objetivos — não é só porque você está à procura de vagas sem experiência que não deve existir um norte ao buscar oportunidades! O vídeo a seguir dá dicas de como ter um ótimo currículo, veja só:

VÍDEO https://youtu.be/D69AfKSPKIo

Para suprir a falta de experiência no currículo, descreva também de um jeito claro e atraente as suas maiores habilidades. Elas são hoje cruciais no momento de contratação, sabia? E são conhecidas como soft skills e hard skills, competências comportamentais e técnicas, respectivamente.

As vagas sem experiência buscam justamente pessoas que apresentam boas skills. Entre elas, vale destacar as habilidades digitais, amplamente necessárias e requeridas no mercado atual. Portanto, não se esqueça de mencionar todos os cursos que já fez, certificações, domínio de ferramentas e línguas, trabalhos voluntários e, claro, seus diferenciais mais subjetivos: facilidade para trabalhar em equipe, boa comunicação, autocontrole, resiliência, inteligência emocional etc.

Desenvolva atividades como freelancer

Pode ser que você ainda não tenha uma experiência formalizada para colocar no currículo, mas existem outras formas de adquirir esse diferencial, como ser um freelancer na área de atuação desejada. Esse modelo de trabalho é muito comum atualmente e, com ele, você adquire não só experiência, como clientes que podem indicar o seu trabalho e fazer parte daquela rede de contatos que mencionamos antes.

As atividades exercidas enquanto freelancer também ajudam a montar um bom portfólio, com seus projetos e trabalhos mais relevantes. Esse material serve como comprovação da sua experiência prática para determinada vaga e, em alguns casos, faz mais diferença do que o currículo sozinho.

Além de todas essas vantagens, trabalhar como freelancer é uma forma de garantir renda extra ou até segurar as pontas de maneira integral enquanto você não consegue aquela vaga formalizada que almeja no mercado de trabalho. Dependendo do tipo de trabalho, é possível até levar as suas frentes de modo conjunto e otimizar os seus ganhos.

Invista em qualificação profissional

Buscar vagas sem experiência é algo possível e viável, como você deve ter visto até aqui, porém, dificilmente você encontrará boas oportunidades sem qualificação profissional. É o que falamos sobre as hard skills, lembra? Essas habilidades técnicas fazem muita diferença na hora de contratar um novo colaborador.

Por mais que você ainda não tenha adquirido a experiência ideal em determinada área, a qualificação já mostra que existe conhecimento suficiente para que ela seja desenvolvida em um primeiro emprego ou estágio. Por isso, nunca pare de se atualizar e estudar para além da faculdade.

A graduação é importantíssima, afinal, um diploma de curso superior garante os melhores salários — isso é fato. Entretanto, o diferencial da sua contratação pode estar nos certificados extras de cursos, oficinas, palestras, workshops e outras atividades e eventos dos quais participou.

Tudo isso demonstra que você se prepara continuamente para desempenhar um ótimo trabalho e adquirir a experiência que o mercado de um modo mais abrangente espera. Assim, aquele paradoxo que mencionamos lá no início vai, aos poucos, deixando de fazer parte da sua vida profissional.

Muitas empresas, inclusive, investem nesse perfil de candidato, que está saindo agora da faculdade e precisa do primeiro emprego para construir carreira. A prática é uma via de mão dupla e benéfica a ambas as partes, porque é mais fácil que o profissional novato se adapte melhor à cultura organizacional e se desenvolva lá dentro do que aquele que já tem muitos anos de experiência em outra companhia, concorda?

Se você queria saber como encontrar vagas que não exigem experiência, agora descobriu várias dicas para encontrar possibilidades vantajosas por aí. Mas vale reforçar a importância de se atualizar constantemente a fim de alcançar as melhores oportunidades. Se puder contar com uma faculdade parceira, como a Anhanguera, que auxilia na busca pelo primeiro emprego ou estágio, melhor ainda!

E já que estamos falando sobre vagas sem experiência, qual tipo de trabalho vale mais a pena durante a graduação? Confira as diferenças entre emprego e estágio e escolha o caminho ideal para a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.