Engenharia de Produção: como são as oportunidades de concurso?

A busca por um concurso no setor público é a escolha de vários brasileiros que desejam conquistar a tão sonhada estabilidade financeira. Nesse sentido, o concurso para Engenharia de Produção tem sido o objetivo de formados no ramo.

Essa é uma ótima opção que proporciona remunerações mais atrativas do que a média oferecida pelas corporações, além dos benefícios e das garantias associadas. Se ficou interessado no assunto e quer conhecer as oportunidades de concurso para Engenharia de Produção, continue a leitura!

Quais concursos um engenheiro de produção pode fazer e quais os mais procurados?

Após a conclusão do curso de Engenharia de Produção, você poderá escolher diversos concursos públicos em alta. Veja! 🧐

Petrobras

O concurso da Petrobras é muito esperado por quem deseja receber um salário atrativo. Não é à toa que está entre os mais concorridos do país, já que os aprovados recebem um salário médio de R$ 6.000,00. 😲

No dia a dia de atuação, o engenheiro de produção é responsável por fiscalizar serviços de construção e montagem, desenvolver estudos de efetividade técnica, conferir a produção de equipamentos e materiais, realizar a manutenção de equipamentos em indústrias etc.

A prova consiste em 20 questões de conhecimentos gerais e 50 questões sobre especificidades. A avaliação psicológica e a inspeção de saúde (IS) dos candidatos também fazem parte do processo.

Marinha do Brasil

O concurso para engenheiro de produção da Marinha (CP-CEM) é feito todos os anos, permitindo aos candidatos se planejarem com antecedência para conquistar a aprovação.

Esse é um certame muito concorrido, com remunerações bem elevadas para o engenheiro, planos de carreira e vários benefícios. O engenheiro de produção aprovado no concurso deve ir ao Rio de Janeiro, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, onde realiza o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Depois de aprovado, os engenheiros de produção são nomeados primeiros-tenentes e recebem, além do salário médio de R$ 8.000,00, assistência médica, auxílio-fardamento, alimentação, alojamento, direito à aposentadoria integral etc. 🤑

O concurso da Marinha apresenta duas provas escritas. A primeira conta com redação e questões de física e matemática. Já a segunda apresenta perguntas discursivas que necessitam de conhecimentos específicos, além da tradução de um texto.

Concurso da Transpetro

A CESGRANRIO é responsável pela organização do concurso da Transpetro — a mesma responsável pelo concurso da Petrobras. Isso é muito positivo para o candidato que participa dos dois certames, pois ajuda na preparação para a seleção de modo simultâneo.

Na Transpetro, os engenheiros de produção aprovados têm lugar garantido em uma grande empresa de Engenharia. Nesse caso, é possível receber plano de previdência complementar, Programa de Assistência Especial, benefício de farmácia, assistência multidisciplinar de saúde e assistência organizacional.

A prova apresenta 20 questões de conhecimentos básicos e 30 questões de conhecimentos específicos.

Qual a melhor Engenharia para concurso?

De modo geral, qualquer tipo de engenheiro pode prestar um concurso público. Portanto, não importa se você se formou em Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecânica: é possível fazer o concurso para a Petrobras, Marinha do Brasil, Transpetro etc.

Em quê o engenheiro de produção pode trabalhar no setor público?

No setor público, o campo da Engenharia de Produção é um destaque no cenário nacional pelas várias oportunidades de concurso ao profissional com diploma de ensino superior.

Como vimos, é possível atuar na Marinha do Brasil e na Petrobras, recebendo salários atrativos e com excelentes planos de carreira e benefícios. Assim, as oportunidades são bem diversas e pode até parecer que é fácil conseguir um emprego na área.

A verdade é que o sucesso no ramo depende da dedicação e do esforço dos profissionais. 😎

Como passar no concurso público?

O concurso para Engenharia de Produção recebe vários candidatos por vaga, demandando do participante um cuidado especial para se destacar e aumentar a chance de aprovação. Confira, abaixo, algumas dicas para ser aprovado!

Faça o curso de Engenharia de Produção em uma boa faculdade

As provas de física e matemática contam com várias questões complexas de lógica e cálculo. E elas são exercitadas por estudantes que fizeram o curso de Engenharia de Produção.

Na Anhanguera, confira algumas matérias que abordam esses conteúdos:

  • Métodos Matemáticos;
  • Física Geral e Experimental;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Logística Empresarial.

Logo, ao estudar na Anhanguera, você receberá uma formação sólida que auxiliará bastante no momento de prestar o concurso público. Além disso, temos um corpo docente especializado e qualificado para tirar todas as suas dúvidas. 😍

Tenha experiências profissionais

A experiência no mercado de trabalho não é obrigatória para disputar vagas no concurso público. No entanto, esse fator é essencial para ter uma carreira de destaque.

A familiaridade com os métodos e as práticas de trabalho facilita a rotina e mostra ao supervisor que você é capaz de subir na hierarquia da corporação. Na área militar, por exemplo, quanto maior o seu cargo, melhor serão os benefícios associados e os salários.

É possível adquirir experiência profissional ainda na faculdade, na hora de fazer estágios obrigatórios. Também é possível buscar um estágio remunerado em empresas de Engenharia.

Estude com antecedência

Antes de tudo, é importante verificar se o edital dos concursos já saiu. É possível encontrar o documento no site da empresa que oferece o certame ou adquirir informações nas redes sociais.

Quanto antes você realizar essa pesquisa, melhor. Por exemplo, o concurso da Petrobras recebe vários candidatos. Assim, muitos dos estudantes se preparam desde o último concurso promovido pela corporação.

Então, o ideal é começar a sua preparação no mínimo no semestre anterior ao que será feita a prova. Essa é uma dica fundamental para quem tem o sonho de ser aprovado no concurso para Engenharia de Produção. 📗

Agora é com você!

Agora que já conhece as opções de concurso para Engenharia de Produção, saiba que é muito importante se preparar com antecedência. Lembre-se também de escolher uma faculdade conceituada e de qualidade para estudar e ter a melhor formação superior: a Anhanguera!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Engenharia de Produção na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados