O que faz um engenheiro de produção? Conheça as atribuições em diferentes cargos!

engenharia de produção o que faz

As Engenharias são um campo de estudo com várias possibilidades, como Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Produção. Cada uma delas tem suas próprias áreas de atuação, ampliando ainda mais as oportunidades.

Neste artigo, vamos abordar especificamente o que faz a Engenharia de Produção. A partir disso, vai poder compreender melhor aonde o investimento nesse curso pode levar você. Vamos lá?

Saiba o que faz um engenheiro de produção em diferentes cargos e setores

Muitas pessoas acham que a Engenharia de Produção pode ser resumida aos chãos de fábrica, propondo melhorias no gerenciamento dos processos produtivos.

Na verdade, o que faz um engenheiro de produção é uma resposta que varia. De modo geral, essas pessoas são responsáveis por:

  • projetar, implementar e fornecer melhorias aos sistemas produtivos — incluindo máquinas, materiais, tecnologia, energia, insumos e capital humano;
  • especificar, prever, avaliar e produzir relatórios com os resultados desses sistemas;
  • promover a conexão entre o que foi aprendido na faculdade de Engenharia de Produção junto a questões subjetivas como os padrões particulares de cada empresa.

Essas e outras atividades são tratadas com profundidade nas áreas de atuação em particular, que você vai conhecer a seguir.

Pesquisas relacionadas à Engenharia de Produto

Durante a faculdade, o engenheiro de produção é ensinado a trabalhar com pesquisas de viabilidade de um produto.

Com base nisso, é possível atuar na área de Pesquisas Relacionadas à Engenharia de Produto e participar das etapas do seu desenvolvimento.

Nesse contexto, o profissional se torna o braço direito dos gestores na hora de decidir se vale a pena ou não o investimento e o lançamento no mercado. 

Além disso, a área também se envolve na gestão de problemas, pois pesquisas tornam os processos de resolução de conflitos e a tomada de decisão mais seguros.

Gestão, planejamento e controle da produção

Nessa área, o engenheiro de produção vai conduzir operações e processos produtivos com a mais alta eficiência. Para isso, trabalha diretamente com a administração dos sistemas de produção e a sua manutenção.

Quem está trabalhando no gerenciamento e no planejamento de projetos vai se pautar na gestão de qualidade, alcançar certificações, padronizar operações e realizar auditorias.

Além disso, está sempre de olho nos processos, fazendo avaliações que detectam e evitam erros.

Cálculo e redução de custos da produção

Falamos, acima, da importância de estar de olho nos processos e fazer avaliações para detectar erros, encontrando formas de evitá-los.

Mas esse não é o único motivo pelo qual o engenheiro de produção deve estar atento a tudo o que acontece no lançamento de um produto.

Observar e avaliar os aspectos econômicos envolvidos nesses processos também é um segmento de atuação dessa profissão. Trata-se de uma das engenharias mais bem-pagas justamente por saber como medir custos e investimentos, equilibrar riscos e encontrar oportunidades.

Uma função valiosíssima para garantir o sucesso de um produto e a rentabilidade do negócio.

Trabalho direcionado à ergonomia e à segurança no trabalho

Quando você procura saber o que é Engenharia de Produção e o que se aprende na faculdade, se depara com uma grade curricular que inclui Segurança do Trabalho.

Sim, o engenheiro de produção também pode se dedicar a essa área, afinal, os humanos também são recursos utilizados na fabricação de um produto.

Na Engenharia de Produção, a ergonomia estuda como as pessoas interagem com a tecnologia, a organização e o ambiente. Assim, a empresa consegue investir em conforto e em segurança para a operação de máquinas e de outras ferramentas envolvidas em sua rotina.

O objetivo final é reduzir custos, reter talentos, diminuir o absenteísmo e evitar acidentes de trabalho.

Garantia de qualidade nos processos de logística e distribuição do produto

Uma das áreas de atuação mais estratégicas para o profissional de Engenharia de Produção, a logística também é essencial para as empresas que buscam o sucesso.

Afinal, ela é a responsável por garantir o transporte, o deslocamento, a segurança do estoque, o cumprimento de prazos e o armazenamento correto das mercadorias.

Aqui, o trabalho do engenheiro de produção se reflete na satisfação do cliente, produzindo efeitos na ponta final da fabricação do produto.

A Anhanguera é o caminho para conquistar o diploma em Engenharia de Produção!

Muito legal saber que o curso de Engenharia de Produção e o que faz quem se forma na faculdade é muito mais do que um engenheiro que trabalha nas fábricas, não é mesmo?

E a Anhanguera está pronta para facilitar qualquer um dos caminhos apresentados aqui! Veja, a seguir, como.

Canal Conecta

Os alunos que se formam na faculdade têm acesso a um portal exclusivo de vagas de emprego e de estágio chamado Canal Conecta.

Nele, são encontradas várias oportunidades, em diversas empresas de renome no Brasil. O nome foi sugerido justamente por conectar você ao seu emprego dos sonhos. Não é demais?

Infraestrutura e Corpo Docente

Mas não são apenas as vagas de emprego que estão à sua disposição. A qualificação para seguir um caminho de sucesso vai além do conteúdo programático.

Estrutura de ponta, laboratórios equipados e corpo docente altamente qualificado complementam o conjunto de fatores essenciais para que você consiga exercer as atribuições de um engenheiro de produção com excelência!

Habilidades Digitais

E não para por aí. A Anhanguera também oferece os chamados Estudos Dirigidos (ED’s), cujo objetivo é desenvolver Habilidades Digitais.

Muito apreciadas pelo mercado de trabalho atual — e até mesmo já estudadas no colégio —, elas são reforçadas para que você obtenha destaque quando for competir por uma vaga. Conheça:

  • Cultura Digital;
  • Design Thinking;
  • Educação Ambiental;
  • Empregabilidade;
  • Interpretação de Textos;
  • Lógica Matemática;
  • Marketing Digital;
  • Mindset Ágil;
  • Políticas Públicas;
  • Responsabilidade Social.

Agora é com você!

Curtiu saber mais sobre Engenharia de Produção e o que faz esse profissional em várias áreas de atuação? Com o diploma, você vai poder atuar em todas as etapas de fabricação de um produto desde a sua concepção até a entrega. Uma função de relevância para toda e qualquer empresa!

Então, não perca tempo! O primeiro passo é realizar o vestibular aqui na Anhanguera. Faça sua inscrição online agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.