Como está o mercado de concursos para Engenharia Civil hoje?

concurso de engenharia civil

Quem conclui uma graduação sempre se depara com o seguinte questionamento: construir uma carreira na iniciativa privada ou conquistar um cargo público? Há espaço para profissionais em ambos os setores, além de uma boa oferta de vagas em concurso de Engenharia Civil, nos mais diversos entes da federação.

Ingressar no serviço público é algo que atrai até mesmo profissionais mais experientes, que buscam formas de se imunizarem às crises que ciclicamente atingem o mercado de trabalho. Contribui com essa escolha as remunerações, que são compatíveis e muitas vezes superiores às pagas por empresas.

E você, se interessa pelos concursos para a Engenharia Civil? Continue a sua leitura e saiba quais são as principais oportunidades e o que você deve fazer para garantir a sua vaga. Confira!

Vale a pena fazer concurso para Engenharia Civil?

Se você busca boa remuneração e estabilidade, o concurso em Engenharia Civil é a melhor opção, e ainda conta com alguns acréscimos, como plano de carreira e direitos trabalhistas ou estatutários. A Administração Pública estimula o crescimento dentro da sua estrutura, com promoções periódicas que levam em conta o tempo de serviço e o merecimento.

Mesmo com as possíveis mudanças na legislação, os direitos adquiridos continuam a ser respeitados e aqueles considerados positivos também se aplicarão a quem já assumiu o cargo. Os regimes aplicáveis aos profissionais concursados costumam ser bem mais atraentes do que aqueles oferecidos pelo 2.º setor, embora existam limitações.

Se for levado em consideração que muitos engenheiros atuam autonomamente, sem remuneração fixa e com demanda variável, o que gera imprevisibilidade e insegurança, os concursos soam ainda mais vantajosos. Muitos conquistam o sucesso e são felizes dessa forma, mas, para outros, é justamente a instabilidade que leva às carreiras públicas.

Mas não basta apenas flertar com um cargo na estrutura estatal, pois quem de fato tem esse objetivo deve realizar uma mudança profunda a curto e a médio prazo. Ter o desejo e contar com a sorte não basta, é necessário se dedicar aos estudos até que o seu nome conste na lista de aprovados e convocados.

Quais são os principais concursos no Brasil para Engenharia Civil?

Existem oportunidades exclusivas para os profissionais da Engenharia Civil, mas eles também são bem-vindos em outras carreiras que se beneficiam com as habilidades que esse tipo de formação proporciona. Veja abaixo alguns dos principais concursos que aqueles que sabem tudo sobre Engenharia Civil estão aptos a participar.

Concursos municipais

As prefeituras contratam engenheiros de forma regular e, por serem mais de 5 mil municípios, as oportunidades surgem durante o ano inteiro. As contratações são direcionadas para secretarias de obras e fiscalização de edificações, bem como relacionadas ao cumprimento do plano diretor das cidades que contam com esse instrumento para a organização urbana.

Empresas públicas criadas pelos municípios também contratam engenheiros civis por meio de concursos públicos, a exemplo daquelas que prestam serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Vale a pena sondar os editais da área.

Concursos estaduais

Os concursos estaduais são menos frequentes, mas as oportunidades também surgem todos os anos, e o número de vagas ofertadas tende a ser maior. Cargos de fiscalização são os que mais contratam, com a atribuição de fazer o controle sobre obras e o acompanhamento de contratos administrativos.

As autarquias estaduais também lançam editais com relativa frequência, a exemplo do DER (Departamento de Estrada e Rodagem). Ele é responsável pela conservação, manutenção e gerenciamento de estradas e rodovias nos estados e no Distrito Federal.

Concursos federais

No Governo Federal, existem várias carreiras para os engenheiros civis, como em agências reguladoras, autarquias, ministérios, empresas públicas e sociedades de economia mista. Um exemplo é a Petrobras, que precisa da contribuição do profissional de engenharia para diversos projetos relacionados à exploração de petróleo e gás.

Nas Forças Armadas também podemos verificar diversas oportunidades, pois a Marinha, Exército e Aeronáutica lançam editais todos os anos. É, inclusive, uma excelente oportunidade de ampliar o currículo e a qualificação, pois, para a própria evolução na carreira, são oferecidos mestrados e doutorados nos institutos militares.

Quais são as outras carreiras disponíveis para o engenheiro civil?

Algumas carreiras não são exclusivas para os engenheiros, mas eles podem concorrer e com boas chances de alcançar a aprovação. Os cargos administrativos representam boas oportunidades, pois geralmente exigem apenas o nível superior e cobram disciplinas que são familiares, como o Raciocínio Lógico e Matemático.

Qualquer concurso que exija apenas o nível superior pode ser disputado pelo profissional da engenharia. Outro bom exemplo são os cargos oferecidos pelas Polícias Federal e Civil dos estados. Os cargos de nível médio também devem ser considerados mesmo que paguem menos, pois oferecem estabilidade, e você pode conciliar com os estudos para concursos com maior remuneração.

Como devo me preparar para fazer concurso em Engenharia Civil?

O primeiro passo é descobrir a área de atuação que melhor se afina com o seu perfil, pois a satisfação profissional não depende apenas de estabilidade e boa remuneração. Encontrado o cargo ideal, confira quais matérias são mais cobradas e as formas que elas costumam cair nas provas, o que também varia de acordo com a banca organizadora.

Com essas informações em mãos, organize o seu material de estudos e faça questões e simulados regularmente. Opte por materiais enxutos, mas que contemplem toda a matéria que será cobrada, para que você não perca tempo durante a sua preparação.

Já as questões e os simulados ajudarão a identificar quais são os temas mais frequentes e que devem ser priorizados. Outra função é indicar como está o seu progresso e o que deve ser melhorado, para que você faça a prova preparado e competitivo.

Como a faculdade se relaciona com a preparação para concurso?

Além de habilitar você a concorrer às vagas destinadas aos graduados em engenharia civil, bem como a outros concursos de nível superior, a graduação na Anhanguera oferece a base de conhecimentos e habilidades que serão aproveitados nos seus estudos direcionados às carreiras públicas.

Além disso, contamos com as Trilhas de Carreira, com aulas 100% online e gratuitas com certificados para potencializar o seu currículo.

Venha para a Anhanguera!

Mesmo que você decida apostar no concurso de Engenharia Civil depois de já ter concluído a graduação, uma boa parte do caminho terá sido percorrido, pois a grade curricular proporciona o contato com muitas matérias que são cobradas nessas provas. A formação acadêmica expande horizontes, permite uma compreensão mais ampla sobre as disciplinas e cria um leque de oportunidades profissionais.

Gostou das nossas dicas? Inscreva-se em nosso processo seletivo para o curso de Engenharia Civil e garanta o futuro dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados