Kit de Engenharia Civil: o que não pode faltar para o profissional?

kit engenharia civil

Toda profissão tem seu conjunto básico de recursos e ferramentas. A variedade é grande para quem trabalha com a elaboração e a execução de projetos arquitetônicos ou estruturais. Muitos dos itens que compõem o kit Engenharia Civil, por exemplo, são apresentados aos profissionais ainda na faculdade.

Por ser uma área envolvida com a concepção de espaços para uso humano, é crucial que proporcione segurança e alta precisão em cada processo. Se você pretende fazer o curso de Engenharia Civil, deve saber que a compatibilidade entre o que está no papel e o que está na obra será sempre uma prioridade.

Os materiais usados por estudantes e graduados podem ser categorizados conforme a situação e a finalidade. Para facilitar esse entendimento, separamos o kit de Engenharia Civil em duas partes. Confira agora o que não pode faltar no dia a dia desse profissional!

Para a elaboração de projetos

Ainda que os desenhos técnicos sejam produzidos em softwares específicos, há momentos em que o profissional pode precisar esboçar ideias no papel. Para isso, tanto os cadernos e fichários quanto as folhas avulsas (A4, A3 e outros tamanhos) são úteis.

Até pequenas agendas e post-its servem de apoio para anotar informações e propostas que, posteriormente, precisam ser analisadas com maior atenção. Veja agora os itens mais usados para elaborar projetos de Engenharia Civil.

Esquadro

É uma espécie de régua que pode apresentar formatos variados. Aqueles que mostram ângulos de 45º e 90º são mais comuns e podem ser facilmente combinados a uma prancheta de desenho.

Além das representações simples de plantas e outros esquemas, permitem a criação de imagens em perspectiva. Esse material de Engenharia Civil ajuda a verificar os ângulos presentes em diferentes elementos do projeto, desde paredes até portas e janelas.

Escalímetro

É uma régua que traz diferentes medidas de distância para representar desenhos em escalas variadas, como 1:25, 1:50 e 1:100. Com ela, é possível conceber plantas, vistas, elevações e até cortes em proporções específicas, de acordo com a necessidade da proposta.

Essencial no kit Engenharia Civil, o escalímetro tem muitas faces para apresentar as diferentes escalas. Isso possibilita ao usuário escolher o “tamanho” ideal do projeto no papel, a fim de facilitar a compreensão de seus detalhes.

Calculadora Científica

Representa um dos grandes investimentos feitos por estudantes e acompanha os profissionais da área todos os dias. Esse instrumento realiza os principais cálculos de Engenharia Civil, o que significa que resolve desde contas simples até operações mais complexas.

Sua principal diferença para as versões comuns está na maior quantidade de casas decimais, o que aumenta a precisão ao lidar com fórmulas e funções matemáticas. Calculadoras científicas de boa qualidade duram por anos, por isso, é crucial escolher bem o modelo.

Materiais de desenho

Itens comuns de escritório também compõem o kit acadêmico de Engenharia Civil. Isso inclui lápis, borracha, lapiseiras e grafites de diferentes tamanhos, apontadores e canetas. Vale lembrar que as representações feitas a mão complementam os processos feitos em softwares.

Você vai aprender diferentes maneiras de expressar suas ideias ao longo da graduação. Vai descobrir, por exemplo, o que é TQS e quais são as melhores técnicas para a produção de croquis. Vale a pena dominar cada tipo de desenho, seja manual, seja no computador.

Para visitas técnicas

A rotina profissional envolve diversas atividades de campo para estudo de terreno, análise de condicionantes e acompanhamento de obra. Logo, é crucial que o kit Engenharia Civil também englobe recursos que possam verificar fatores relacionados à segurança e à qualidade de um projeto. Veja alguns exemplos.

Máquina fotográfica

O equipamento tradicional pode até ser substituído por uma câmera de celular. O objetivo de providenciar uma é registrar diferentes etapas de um projeto para facilitar o controle de cada trabalho. As fotos ajudam a fazer comparativos e são ótimos materiais para a produção de arquivos.

Caderno ou prancheta

Além dos recursos de imagens, é importante que o profissional gere dados em forma de anotações. Para isso, pode incluir um simples caderno em seu kit Engenharia Civil.

A prancheta é outra possibilidade e tem a vantagem de favorecer o registro de informações. Existem modelos de madeira e até de acrílico, com bom custo-benefício. Você encontra esse tipo de produto em lojas que têm tudo sobre Engenharia Civil.

Trena, prumo e paquímetro

Todos servem para a conferência de elementos na obra, a fim de verificar se há pontos inadequados e até falhas de execução. A trena permite obter medidas de diversos espaços, enquanto o prumo serve para analisar a vertical de determinada estrutura — partindo de uma base de referência.

Outro recurso importante é o paquímetro, indicado para medições de profundidade, diâmetros e ressaltos. Costuma ser aproveitado nas áreas de mecânica e hidráulica, a fim de analisar itens como roscas, canos e parafusos.

Medidor de umidade

Enquanto boa parte dos materiais serve para compatibilizar projetos apresentados no desenho de construção civil, esse medidor tem maior utilidade nas fases finais da obra. Isso porque sua principal função é identificar o nível de umidade em determinados pontos.

Por funcionar com imagens térmicas, o instrumento permite encontrar problemas que não seriam captados a olho nu. Desse modo, não há necessidade de quebrar paredes ou danificar outras estruturas para corrigir erros.

Equipamentos de Proteção

Os EPIS também fazem parte do kit Engenharia Civil e consistem, basicamente, em luvas, máscaras, óculos, protetor auricular, capacete e cinto de segurança para frequentar estruturas elevadas. São itens cruciais para reduzir os riscos de acidentes em um canteiro de obras.

Agora que você conhece os principais materiais empregados no curso e na carreira de Engenharia Civil, pode ir em busca do que considera essencial para iniciar os estudos. Vale destacar que, na Anhanguera, alguns recursos estarão disponíveis no laboratório, eliminando custos adicionais.

Aqui, os alunos também podem acessar o Canal Conecta gratuitamente. Trata-se de um espaço exclusivo para encontrar as melhores oportunidades de trabalho e estágio. Basta montar um currículo profissional e disponibilizá-lo a diversas empresas interessadas em recrutar talentos.

Tudo esclarecido para você dar o próximo passo?

A versatilidade de um kit Engenharia Civil permite alternar escalas, verificar níveis de precisão, calcular medidas, mensurar gastos e até identificar os potenciais riscos de um projeto. Então, capriche na montagem do seu para começar a graduação com os melhores instrumentos em mãos!

Que tal agilizar esse processo prestando o vestibular na área? Inscreva-se agora pelo nosso portal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content